Você já pensou em morar em uma casa feita de plástico?

Com o objetivo de construir uma casa de uma forma mais rápida, gastando menos e ainda contribuir com a redução do lixo lançado no meio ambiente, o arquiteto colombiano Oscar Andrés Méndez criou as casas de plástico. São casas feitas basicamente a partir do plástico e borracha reciclados.

Por meio de um processo chamado de extrusão, a matéria prima é derretida e transformada em blocos com encaixes perfeitos, baseando-se no conceito do Lego. Durante esse processo são misturados ao plástico derretido, produtos que tornam o material resistente ao fogo.

O material resultante para a construção da casa é seguro, resiste a terremotos e é ideal para atender a demanda de casas para a população de baixa renda. Além de ser muito rápida de construir, levantar uma casa assim não exige mão de obra especializada. Na Colômbia, a equipe da empresa criadora do sistema vai até as comunidades carentes e ensina os moradores a construir suas próprias casas.

Com esse sistema foi construído um albergue para 40 famílias que ficaram desalojadas no município de Guapi, na Colômbia. Esse albergue pode ser desmontado e reconstruído em outro local, caso seja necessário.

 
Essa casa nos chamou muito a atenção por sermos entusiastas da reciclagem de materiais, portanto fizemos questão de compartilhar essa iniciativa admirável com nossos leitores. Para saber mais detalhes sobre o projeto, você pode acessar o site da empresa do arquiteto colombiano, a Conceptos Plásticos.

Aqui no blog “Lar, Doce Lar” também publicamos o artigo Móveis e paredes de Lego, você utilizaria?, no qual descrevemos como um empresário teve a ideia de utilizar Legos gigantes para criar ambientes e móveis rapidamente, se você também é entusiasta desse assunto, vale a pena a leitura.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Você sabe qual o destino do lixo que você gera?
Usando o tubo do rolo de papel higiênico no jardim
DIY – Aprenda a fazer puffs com pneus usados
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
Você sabe qual parte do seu lixo é reciclável?
Comecei separando o lixo, resolvi fazer uma composteira e agora tenho uma horta orgânica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *