Você sabe como engrossar seus molhos?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

engrossar molhos

Aprenda quatro maneiras de engrossar seus molhos. Todo mundo que já preparou algum prato na vida sabe que as comidas com molhos ficam muito mais saborosas e atrativas. Entretanto, quem já precisou preparar algum molho sabe que muitas vezes a sua consistência fica bem diferente do imaginado.

As vezes aquele molho de tomate encorpado que você tinha imaginado, grudando na sua massa, transforma-se em uma água avermelhada, que fica toda acumulada no fundo dos pratos. Então, você sabe o que fazer quando isso acontece?

4 formas de engrossar seus molhos

Para resolver esse problema, muitas pessoas apelam para o uso de um item muito conhecido para engrossar preparações e que deve estar presente na grande maioria dos lares: o amido de milho. Popularmente conhecido como maisena, o amido de milho é muito famoso como um engrossador de alimentos.

Se você já se aventurou na cozinha, certamente já deve ter usado, sua mãe deve ter usado, sua avó deve ter usado, não é mesmo?

Mas a verdade é que o amido de milho é somente mais uma das várias formas de tornar suas preparações mais grossas, atrativas e até aveludadas. A seguir vamos ensinar alguns métodos simples e eficientes para quem não tem ou não quer lançar mão da maisena no preparo de seus pratos, ou mesmo para quem quer utilizar a maisena mas não sabe como fazê-lo, pois ela é uma técnica válida e eficiente.

Como engrossar um molho por redução?

Reduções: molhos muito ralos na verdade têm apenas um defeito – eles têm muita água na sua composição. Assim, se você eliminar esta água em excesso, o resultado será um molho mais concentrado e encorpado.

Pelo nome do processo você já deve ter percebido que a redução funciona exatamente como parece: você deixa que seu molho continue cozinhando sobre o fogo, lentamente, para que o excesso de água evapore.

Entretanto, para esse processo ter sucesso é preciso tomar alguns cuidados. Inicialmente, muita paciência. Além disso, você deve dar preferências para frigideiras ou panelas largas, para aumentar a superfície do líquido e facilitar a evaporação.

É fundamental que o molho seja levado à fervura e então colocado em fogo baixo, onde deve permanecer. Esse método é ideal para molhos que têm como base água ou vinho, não sendo o ideal para molhos a base de leite. Apenas fique atento para que não engrosse demais e para que não queime.

Como engrossar um molho pelo método roux?

Roux: é uma mistura baseada em partes iguais de manteiga e farinha de trigo.

Para fazer o roux, derreta a manteiga em fogo brando e incorpore a farinha aos poucos, mexendo sempre. Quanto mais tempo você deixar cozinhando mais escuro o roux ficará – o que é uma maneira de também acrescentar cor aos seus molhos além de apenas engrossá-los.

Para evitar que empelote (embolote), sempre despeje o líquido que você quer engrossar quente sobre o roux, aos poucos e mexendo sempre.

Como engrossar um molho com maisena?

Amido de milho (maisena, ou Maizena, se você conhece pela marca notória): será que você sabe mesmo usar esse método tão comum para engrossar?

Para evitar que a mistura empelote, com a criação daqueles grumos de maisena não dissolvida no seu molho, você deve seguir essa dica simples: primeiramente dissolva a maisena em um pouquinho de água fria. Então, quando estiver bem dissolvida, incorpore a mistura no seu molho quente.

Mexa um pouquinho e veja a mágica acontecer.

Como engrossar um molho com cascas de maçã?

Pectina: você sabia que também pode engrossar geleias e molhos doces?

Para isso, basta acrescentar algumas cascas de maçã ao seu preparado. Isso porque as cascas de maçã são muito ricas em pectina, que é quase uma gelatina natural. Dessa forma, o aquecimento das cascas fará a pectina ser liberada e engrossará a sua receita.


Leia também:
Receita de bolo de coco sem lactose
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Torta de legumes – receita facílima
Como fazer para o molho aderir à massa
Receita facílima de mousse de chocolate
Sorvete de abacate pronto em segundos
Receita de torta de banana com doce de leite
Você sabe fazer molho de tomate?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *