Você sabe como escolher lençóis?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

A maioria das pessoas não têm ideia de como fazer para avaliar a qualidade de um lençol. Não sabem qual a diferença entre microfibra, algodão, malha, cetim ou seda. Não compreendem porque alguns fabricantes de lençóis especificam quantidade de fios e outros não. Também não entendem porque alguns lençóis criam bolinhas depois de algum tempo de uso, enquanto outros permanecem lisos por muito mais tempo.


Se você é uma pessoa que tem dúvidas na hora da compra de roupas de cama, para tentar diminui-las, vamos discorrer um pouco aqui também sobre o assunto.

Existem lençóis confeccionados de vários tipos de tecidos, como microfibra, algodão, malha, linha, cetim e seda. Independente do tipo de tecido que você escolher, dê preferência sempre aos que são 100% do mesmo material. Geralmente os tecidos que misturam materiais na sua fabricação criam bolinhas e ficam ásperos com o passar do tempo.

Com relação à quantidade de fios, ou gramatura, quanto maior for essa quantidade, mais macio será o lençol. Um lençol de 400 fios será mais macio e acetinado do que um lençol de 180 fios. Ou, para lençóis de malha, quanto maior a gramatura da malha, mais macio e mais resistente será o lençol. Por isso o preço quase sempre é proporcional a esse número, ou seja, quanto maior a gramatura do tecido, mais caro será fabricar o lençol.

A tecnologia dos fabricantes evoluiu muito nos últimos anos, portanto alguns mitos com relação aos lençóis, que até eram válidos no passado, não são mais. Por exemplo, muitos consumidores não simpatizam com lençol de malha porque antigamente eles invariavelmente criavam bolinhas, com a evolução da tecnologia, as malhas de melhor qualidade agora tem tratamento anti peeling (tratamento que visa eliminar as fibras soltas do tecido, ficando assim mais resistentes às lavagens e ao uso diário), o que garante que não formem mais as bolinhas. Os lençóis de malha também evoluíram muito em qualidade e agora também são macios e duráveis e ótimos para qualquer estação do ano.

Outro mito é que só o lençol de algodão egípcio ou seda é bom. Os lençóis de percal (algodão) com alto número de fios atualmente podem ser comparados a esses, que são considerados os melhores, e com preços muito mais acessíveis para produtos fabricados aqui no Brasil.

Em algumas regiões do país, os lençóis de microfibra são bem populares, enquanto em outras não são muito usados. São lençóis de baixo custo, produzidos com fibra sintética e muito leves. São fáceis de lavar, secam muito rápido e não precisam ser passados a ferro. Normalmente são um pouco menores que os lençóis de algodão. Não existe um padrão para os tamanhos, depende da fábrica e se tiver dobra feita ou não. Se você prefere lençóis que sobrem na cama e não fiquem escassos deve observar muito bem as medidas antes de comprar. Todos os lençóis servirão para o tamanho de cama a que se destinam, mas alguns sobrarão mais e outros menos.

Outro fator importante com relação às medidas dos lençóis é a altura do colchão. Existem lençóis feitos prevendo sua utilização com colchões de espuma e outros para serem utilizados com colchões de molas. Entre os produzidos para colchões de molas ainda há várias alturas disponíveis no mercado, portanto, meça a altura de seu colchão antes de comprar os lençóis a serem utilizados nele. Saber se a sua cama é solteiro, meio casal (solteiro king), casal, queen ou king também é imprescindível para definir o tamanho correto do lençol.

Quando for escolher sua próxima roupa de cama, tenha em mente que dormir bem é fundamental para a nossa saúde física e mental, por isso escolha com carinho e cuidado seu lençóis. Uma cama confortável, com lençóis macios e agradáveis, contribuirá muito para a qualidade de seu sono. Se você, assim como a maioria das pessoas, não estiver em condições de comprar os melhores lençóis disponíveis à venda, pois consequentemente são os mais caros, procure comprar aqueles que melhor consigam atender suas necessidades sem sacrificar seu orçamento. Lembre-se também que um lençol de qualidade dura muito mais tempo que um lençol de baixa qualidade, portanto como passar do tempo ele poderá ter lhe custado bem menos que o outro.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também goste destas:
Como escolher toalhas de banho
Como remover pelos de roupas e estofados
Como escolher tapetes
Conheça o porta copos que também é imã de geladeira
Toalheiro térmico vale a pena?
Toalha de mesa de fibra de coco
Mesa de jantar – como escolher a sua
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *