Você se preocupa com sua escova de cabelos?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

cuidados com a escova de cabelos

Você sabia que a escova de cabelos exige cuidados importantes para garantir a boa saúde dos nossos cabelos?

Existem inúmeros objetos que fazem parte de nosso dia a dia, mas com os quais nunca nos preocupamos em observar a situação em que se encontram. Ou seja, nós os utilizamos e pronto!

A escova de cabelos é um desses objetos, não é mesmo? Ou você lembra quando foi a última vez que substituiu ou lavou a sua?

A escova de cabelos deve ser substituída?

Sim a escova de cabelos precisa ser substituída. Mas, quanto tempo dura uma escova de cabelos?

Não existe um tempo exato para que uma escova de cabelos deva ser substituída. A frequência de substituição vai depender do tipo de material que ela foi fabricada, da quantidade de vezes que foi usada, da quantidade de produtos químicos que a pessoa utiliza em seus cabelos, da forma que a utiliza, se com os cabelos secos ou molhados, lavados ou sujos.

Enfim, o número de variáveis é grande. No entanto, como todo o utensílio pessoal ela também tem uma vida útil, a partir do qual passa a ser prejudicial a quem a utiliza.

Cuidados com a escova de cabelos

Geralmente, a única atitude que tomamos em relação à nossa escova de cabelos, após escová-los, é retirar os fios que ficaram emaranhados nela.

Escova de cabelos é uma fonte de bactérias

Entretanto, uma escova de cabelos sendo usada indefinidamente, sem ser lavada ou substituída, torna-se um terreno fértil para a formação de bactérias, ácaros e micróbios. Além disso, ela acumula gordura e poeira, entre outras coisas que podem ser prejudiciais aos nossos cabelos e à nossa saúde.

Por essa razão ela sempre deve ser lavada, observada com cuidado e substituída periodicamente quando você perceber que simplesmente lavá-la não está sendo suficiente para que ela volte a ficar como era quando nova.

Porque devemos substituir e lavar a escova de cabelos?

Segundo a médica dermatologista americana, Tsippora Shainhouse, “O objetivo de escovarmos os nossos cabelos é para deixá-los com um aspecto bonito, remover os nós e amaciar cada fio”.

Porém, ainda segundo ela, “se houver na escova de cabelos um acúmulo cabelos mortos, poeira, gordura, ou outras células mortas entre suas cerdas, elas não deslizarão corretamente entre os fios do cabelo, o que prejudica o ato da escovação”.

Associado a isso, os fios de cabelo ainda podem prender-se em restos de cosméticos e shampoos acumulados na escova e quebrarem-se. “Escovas sujas podem fazer com que um cabelo limpo pareça sujo, oleoso e pesado”, complementa a dermatologista.

Você lava sua escova de cabelos? 

Se nós raramente lavarmos nossa escova, a cada vez que escovamos nossos cabelos estaremos transferindo a sujeira e as bactérias contidas na escova para o nosso cabelo.

Outro problema que pode resultar dessa falta de cuidado com a escova é o fato dos resíduos de cosméticos e shampoos presentes na escova fixarem-se no couro cabeludo, irritando-o, deixando-o vermelho e provocando coceiras.

Pessoas que têm caspa ou seborreia precisam ter cuidados redobrados, o fato de não higienizar a escova com frequência pode potencializar ainda mais os efeitos causados por eles.

Portanto, a melhor forma de manter a eficácia da escova de cabelos e evitar que ela seja um objeto prejudicial à nossa saúde, é remover os cabelos presos a ela depois de cada utilização e lavá-la uma vez por semana. Depois de lavada e seca, utilize um pente para raspar os resíduos ainda presos à ela.

Como higienizar a escova de cabelos

A médica dermatologista americana também ensina que se houver restos de produto seco grudados na escova, o ideal é usar um pouco de bicarbonato de sódio, água e uma escova de dentes para removê-los.

Depois de fazer isso, encha a pia com água morna e mergulhe as cerdas nela algumas vezes para enxaguá-las. Em seguida, agite-a para retirar o excesso de água, e deixe-a secando durante algumas horas.

Quanto à frequência com que a escova de cabelos deve ser substituída, depende da observação visual que devemos fazer nela periodicamente.

Ao observarmos desgastes, rachaduras, quebras, problemas nas cerdas ou outros motivos que possam prejudicar nossos cabelos, chegou o momento da troca. Essa troca deve acontecer geralmente a cada seis meses ou um ano.

A eficácia de uma escova também pode ser observada através do resultado obtido em nossos cabelos após a escovação.

Você também pode observar se seus cuidados com a escova de cabelos estão certos ao escová-los. Ou seja, se eles ficaram com aspecto de cabelos sujos, ou opacos, isso é um sinal que a escovação não cumpriu sua finalidade.

Se você é uma pessoa que gosta tratar bem dos seus cabelos, escovando-os com cuidado após o banho, recomendamos também a leitura do texto “Toalha para cabelo, existe coisa mais prática?“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.


Leia também:
Cachorros e jardins combinam?
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
5 maneiras caseiras para se livrar dos ácaros
Você tem trauma de banheiro? Testamos o PooFresh N°3

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *