60 ideias para armazenar vinhos e ainda decorar um ambiente

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Se você está procurando por ideias para armazenar vinhos, então chegou ao lugar certo.

Se o prazer em degustar um bom vinho independe de dispender muito dinheiro na aquisição de vinhos caros, mas sim de obter mais informações que nos levem a comprar bons vinhos e que estejam ao alcance do nosso poder aquisitivo, da mesma forma, para a maioria dos apreciadores de vinho, ter uma adega dedicada e climatizada para armazenar esses vinhos é um sonho distante.

Seja por falta de espaço em casa, por não costumar ter uma quantidade de vinhos que justifique ter uma adega, ou até mesmo por ter outras prioridades para investir, a maioria dos apreciadores de vinhos mantém seus vinhos guardados de outra forma.

Por essa razão, trouxemos para nossos leitores 60 formas de armazenar vinhos para quem não tem uma adega e ainda quer deixar a decoração da sala de jantar, cozinha, área gourmet, ou de qualquer outro ambiente escolhido para receber os vinhos mais charmosa e elegante.

Procuramos selecionar soluções criativas e que comportam tanto quem armazena muitas como quem armazena poucas garrafas de vinho em casa.

As ideias para armazenar vinhos são caras?

Algumas dessas soluções exigem pouco ou nenhum investimento financeiro. Outras são mais onerosas, sofisticadas e podem até exigir a ajuda de profissionais de decoração. Mas todas elas contam com muito estilo e charme para que você exiba com orgulho a sua coleção de vinhos.

Antes de apresentar as soluções de armazenamento que escolhemos, cabe ressaltar que, independente do estilo que você for escolher e de quanto pretende gastar nessa solução, todo o vinho precisa estar acondicionado de uma maneira adequada para que seja preservado seu sabor e suas características por mais tempo.

Um armazenamento inadequado pode arruinar o vinho, podendo até transformá-lo em vinagre. Por esse motivo, selecionamos apenas ideias que respeitaram a melhor forma de posicionar as garrafas. Já abordamos esse assunto aqui no blog “Lar, Doce Lar”, no texto “Como armazenar garrafas de vinho“, caso você tenha alguma dúvida sobre isso, recomendamos também a sua leitura.

Como escolher o melhor lugar para armazenar vinhos?

Inicialmente não podemos deixar de esclarecer que, sem dúvida nenhuma, o melhor local para armazenar corretamente vinhos é em uma adega climatizada e que respeite todas as condições exigidas pelos vinhos.

Porém, como comentamos acima, essa premissa é válida para grandes colecionadores de vinhos (geralmente caros) e que os armazenam por muito tempo – muitas vezes por vários anos -, o que não é a realidade da maioria dos apreciadores de vinho.

Portanto, vamos nos ater nas informações que melhoram as condições de armazenamento de vinho sem considerar a possibilidade de montar uma adega e considerando que o seu vinho não ficará armazenado por anos. Ou seja, essas ideias para armazenar vinhos pressupõem um consumo regular.

Escolha um lugar seco, fresco e arejado, ou pelo menos em um ambiente menos quente e úmido, perto de eletrodomésticos que gerem muito calor.

Procure manter as garrafas na posição horizontal ou diagonal, mas de forma que a rolha esteja sempre em contato com o vinho.

Procure locais com iluminação indireta, evite também locais muito iluminados, principalmente pela luz solar direta.

Lembre-se sempre que o vinho é um organismo vivo e que qualquer variação brusca de temperatura ou luminosidade afetará suas características no longo prazo.

Procure espaços em que as garrafas não serão muito mexidas ou manipuladas, pendure-as na parede, por exemplo, ou encontre um espaço embaixo de uma escada.

Muitos colecionadores têm urticária só em pensarem em vinhos guardados embaixo de escadas. Isso porque as garrafas provavelmente não ficarão em repouso total em função de uma possível trepidação. Mas lembre-se sempre que estamos falando em armazenar vinhos por pouco tempo.

Os cantos são perfeitos para vinhos

Utilize cantos pouco aproveitados, pendure no teto, aproveite aparadores já existentes, enfim, analise o seu ambiente e os materiais que você tem disponível para decidir qual o melhor local.

Escolha um local visível e de fácil acesso às garrafas, onde você possa reservar um espaço extra para armazenar garrafas que os seus convidado para uma refeição eventualmente possam oferecer como presente. Se seus amigos enxergarem sua “adega” e descobrirem que você aprecia vinho, ainda poderá ampliá-la.

Além disso, se seus vinhos ficarem em uma posição de destaque na decoração de um ambiente, você contará com uma decoração dinâmica e sempre renovada, com a substituição de vinhos consumidos por garrafas de novas vinícolas.

Qual a melhor solução para armazenar garrafas de vinho?

Respeitadas as condições de armazenamento que listamos acima, não existe uma solução única para guardar suas garrafas de vinho. Sendo assim, tudo vai depender de quanto você pretende gastar, do estilo do ambiente e da quantidade de vinhos que você pretende armazenar.

Você pode optar por utilizar praticamente qualquer material, como madeira, metal, vidro, concreto, plástico, telas, entre outros.

Você também pode reaproveitar objetos e materiais que já tem em casa, como latas, canos de pvc, cestas, engradados, gavetas, entre outros. Use sua criatividade e mãos-a-obra.

Galeria com 60 ideias para armazenar vinhos

Inspire-se com as 60 sugestões criativas, charmosas e inteligentes para guardar vinhos de que selecionamos.


Leia também:
Decoração rústica, características, dicas e 36 ideias para você planejar e executar
Como aproveitar garrafas de vinho na decoração, 28 ideias para inspiração
Decorando a parede da sala de jantar, dicas e 50 ideias sensacionais e criativas
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Aprenda algumas maneiras de cozinhar utilizando vinho
12 ideias para camas feitas utilizando pallet
DIY – ideias incríveis para reaproveitamento de rolhas
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *