Você sabe da importância de ter um hobby? Você tem um? Assim, o que você faz em seus momentos de folga lhe traz prazer?
Qual a importância do hobby na nossa vida?
Manter a mente ocupada é sempre benéfico. O Dolce far niente (ficar ocioso) é muito bom apenas por pequenos períodos, mas quando passamos muito tempo sem ter o que fazer, geralmente começamos a ficar deprimidos.
Como esse é um sentimento ruim, invariavelmente procuramos algo para fazer em nossos momentos de ócio para, assim, nos mantermos ocupados.
Podemos ter hobbies ao ar livre ou em casa, instrutivos ou repetitivos. Qualquer coisa que nos agrade fazer, distraia, ajude a relaxar e nos deixe feliz.
Novas atividades que proporcionem prazer são muito importantes para o nosso bem estar físico e mental. Portanto, se isso é uma preocupação sua, recomendamos também que você leia nosso texto “A jardinagem e a saúde física e mental”
Certamente você já tem um ou mais hobbies, mesmo que ainda não tenha percebido, alguma coisa que você acaba sempre fazendo para preencher seu tempo. Mas, o que acha de começar um novo? Tem algo que você costuma dizer – “eu gostaria de fazer isso” – ou, – “um dia, quem sabe farei isso?”.
Pois então, comece! Pesquise, procure pessoas que já fazem essa atividade, compre o material necessário e mãos-a-obra. O pior que pode acontecer é você não gostar dessa escolha e desistir. Um hobby não é um compromisso, é um prazer, então só persista se estiver gostando. O objetivo é a satisfação pessoal.
Ideias para você escolher seu hobby
Listamos abaixo várias atividades que costumam ser consideradas como hobbies, porém, a princípio, tudo pode ser considerado como um hobby, desde que você goste de fazer e lhe dê prazer.
- Cuidar de jardim;
- Cozinhar;
- Costurar;
- Ler;
- Escrever;
- Fazer vídeos;
- Fotografar;
- Praticar esportes em geral;
- Meditar;
- Dançar;
- Fazer trilhas;
- Ir ao cinema ou ao teatro;
- Decorar;
- Observar pássaros;
- Fazer artesanato;
- Fazer DIY’s (do it yourself), ou seja, “faça você mesmo”;
- Assistir séries ou filmes;
- Pintar ou desenhar;
- Jogar – videogame, cartas, jogos de tabuleiro;
- Cuidar de animais;
- Aprender línguas;
- Tocar um instrumento – violão, guitarra, bateria, flauta, gaita, piano…;
- Montar quebra-cabeças;
- Cantar;
- Pescar;
- Fazer trabalho voluntário.
Certamente ainda faltaram muitos a serem listados, se o seu hobby atual ou futuro não está relacionado aqui, entre em contato conosco e nos diga qual é, nos envie mais informações sobre ele. isso porque nossa intenção é escrever um pouco sobre cada hobby aqui no blog “Lar, Doce Lar”. Então, contamos com a sua ajuda para elencar o máximo possível de hobbies.
Um dos hobby “da moda”, que está começando a se difundir, é plantarmos os próprios temperos que consumimos, juntando assim dois hobbies, jardinagem e culinária.
Se você mora em apartamento e sonha em ter uma horta orgânica e sem agrotóxicos, então há a opção de fazer cultivo indoor. Suas plantas podem ficar na cozinha, área de serviço, na sacada, enfim, onde houver um espaço disponível para você cultivar seu novo hobby.
Conclusão
Agora que você já sabe da importância de ter um hobby, se ainda não escolheu o seu, então, o que acha de pensar nisso?
Leia também:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
Você não tem um hobby? Descubra porque você precisa repensar sobre isso
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?