Uma das coisas mais gratificantes de chegar em casa após um longo dia de trabalho é encontrá-la repleta de vida. Plantas alegram e renovam uma casa, transformando-a em um lar. Podem ser flores, folhagens, mini-hortas, ervas, enfim, seres vivos que nos remetem à natureza e sua exuberância, quebrando o cinza árido das grandes cidades.
Algumas vezes aqui no blog “Lar, Doce Lar”, acabamos nos tornando repetitivos, pois em vários textos publicados exaltamos a importância das plantas em nossa vida. Porém, fazemos isso justamente por sermos entusiastas dessa interação entre o ser humano e a natureza.
Nesse texto queremos abordar as plantas que podemos cultivar dentro de nossa casa e que, ao mesmo tempo em que trazem vida para ela, também nos servem como alimentos. Também trazemos abaixo uma galeria de imagens de hortas cultivadas em vasos autoirrigáveis para você se inspirar.
As plantas comestíveis mais populares no Brasil e que se adaptam bem a pequenos espaços, desde que respeitadas suas exigências de sobrevivência de luminosidade e temperatura, são:
- Alecrim;
- Pimentas (várias espécies);
- Cebolinha;
- Coentro;
- Hortelã;
- Manjericão;
- Manjerona;
- Orégano;
- Pimentão;
- Salsa;
- Sálvia;
- Tomate.
Diferentemente das opções acima, que possibilitam que cultivemos em casa quantidade suficiente para o consumo de uma família, há também outras plantas que conseguem se adaptar bem quando plantadas dentro de casa, porém, como essas têm uma produção limitada ao espaço normalmente disponível, podem entrar em nossa horta caseira mais como um hobby, do que para um efetivo consumo, são elas:
- Feijão;
- Batata;
- Beterraba;
- Couve;
- Alface;
- Espinafre;
- Berinjela;
- Cenoura.
As hortas que mantemos dentro de nossa casa (também chamadas de “cultivo indoor“), também proporcionam uma integração familiar, com discussões e trocas de ideias sobre o seu desenvolvimento, forma de cultivar, momento de colher, enfim, pode tornar-se um hobby familiar. Dedicar parte do seu tempo e paciência são os únicos requisitos necessários para começar uma horta caseira.
Se você também se empolga com esse assunto, gosta de ler sobre ele e quer saber mais sobre como plantar hortaliças em pequenos espaços, recomendamos a leitura das seguintes publicações do nosso blog:
- As vantagens de ter uma horta em casa – onde abordamos alguns benefícios dessa prática;
- Comecei separando o lixo, resolvi fazer uma composteira e agora tenho uma horta orgânica – um depoimento de quem adotou esse hobby, com dicas sobre composteiras;
- Horta – o que plantar em cada mês – informações sobre a época ideal para plantio das hortaliças e ervas mais cultivadas no Brasil;
- A importância da adubação de hortas e jardins – ressalta a importância de manter adequadamente uma horta para obter o resultado desejado;
- 10 motivos para usar vasos autoirrigáveis – aborda as vantagens que os vasos autoirrigáveis têm sobre os vasos comuns, principalmente para quem tem outros afazeres e pode esquecer do momento da rega de cada planta;
- Vasos autoirrigáveis – dicas de como funcionam os vasos autoirrigáveis e um tutorial ensinando como você mesmo pode fazer o seu.
Como escrevemos acima, as plantas que nos servem como alimentos, também têm a capacidade de dar muito mais vida à nossa casa. Veja abaixo essa galeria de imagens com sugestões de pequenas hortas, todas elas cultivadas em vasos autoirrigáveis. Veja abaixo também onde comprar a linha completa de vasos autoirrigáveis.
Leia também:
Bokashi, o adubo orgânico japonês que está fazendo sucesso no Brasil
As vantagens de ter uma horta em casa
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins