Até alguns anos atrás a cristaleira era um móvel obrigatório em toda a sala que se pretendesse completa. Todas as casas de nossos avós tinham uma.
Com o passar do tempo, em função dos espaços disponíveis nos imóveis mais novos e ao novo estilo de vida da maioria das pessoas esse móvel acabou sendo abandonado.
A cristaleira surgiu no século XVII, além de ser um móvel muito elegante e funcional ela pode ser utilizada como o móvel de destaque do ambiente. É uma excelente maneira de dar encanto e classe à sala, não só através do design do móvel, mas também através dos itens colocados em seu interior.
Aliás, o nome cristaleira também tem origem nessa época, pois esse móvel era utilizado para guardar somente os cristais, com o passar do tempo, ele passou a ser utilizado para guardar também louças, peças de valor e objetos de decoração.
A cristaleira saiu de moda?
Claro que não, ela voltou e com toda a força, assumindo novas funções.
Algumas pessoas acreditam que sua função ornamental é mais importante que sua função prática, com mais relevância na decoração do que no armazenamento, sendo portanto um móvel supérfluo e destinado somente a quem tem condições de gastar muito na decoração.
Isso não é verdade, pois além de ser um móvel muito prático de ser utilizado – em função de já avistarmos o que desejamos antes de abrir as suas portas – e valorizar o que está colocado dentro dela, uma cristaleira não necessariamente precisa ser um móvel com alto custo de aquisição.
Existem cristaleiras de vários estilos e preços, muitas vezes um móvel antigo recuperado pode ficar mais bonito, adequado a um ambiente, e interessante que um móvel desenhado por um famoso design.
Para que o conjunto fique completo, e desta forma a cristaleira cumpra sua função de armazenar e decorar, é importante termos em mente que algumas vezes os objetos colocados no seu interior podem até ser muito mais marcantes que ela própria.
Outra vantagem das cristaleiras, se comparada a móveis fechados, é sua leveza visual e a sensação de amplitude do ambiente que ela provoca.
Além dos vidros não oferecem nenhum tipo de obstáculo visual, eles também permitem que a luz que incide sobre a cristaleira se potencialize, aumentando desta forma a sensação de luminosidade do ambiente, principalmente em cristaleiras que possuam espelho no fundo.
Qual a função da cristaleira?
Na época dos nossos antepassados ter uma cristaleira na sala era quase uma ostentação. Por muito tempo as famílias tradicionais expunham nelas taças, cristais, jogos de louças e outras peças delicadas e caras. Era um símbolo de que aquela família pertencia à elite e nobreza.
Mas isso era passado, hoje a cristaleira é um móvel funcional e, muitas vezes, nem importa o que está dentro dela, ela por si só já é um destaque no ambiente.
Por esse motivo é cada vez mais comum encontrarmos cristaleiras nas casas das pessoas mais jovens e desapegadas de exibicionismo. A maioria das cristaleiras hoje têm em seu interior objetos de estima pessoal dos donos da casa, independente do seu valor monetário.
É muito comum encontrar cristaleiras com livros raros ou os livros preferidos dos moradores, lembranças de viagens, bebidas, CDs, entre tantas outras coisas.
Ideias fantásticas de cristaleiras
Se depois de ler nossas dicas você está pensando em colocar uma cristaleira em sua sala, selecionamos abaixo algumas sugestões, de todos os estilos e custos, que esperamos possam ajudar na sua escolha.
Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Você pretende construir uma pérgola em sua casa? Aproveite essas sugestões
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Como acertar na decoração monocromática
Vasos autoirrigáveis
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Fique por dentro das vantagens de utilizar piso de bambu
Gostaria de comprar uma cristaleira que vcs postaram como faço? Obrigado
Olá Sonia, tudo bem?
Essa matéria é para dar ideias para nossos leitores sobre as cristaleiras como alternativas de decoração, não comercializamos as cristaleiras exibidas. Você pode pegar a ideia e levar a um marceneiro ou arquiteto para desenvolver uma similar ou visitar lojas de móveis e decoração em busca de alguma do estilo desejado.