Como arrumar a mesa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como arrumar a mesa

Você sabe como arrumar a mesa? Receber os amigos para uma confraternização à mesa é sempre muito bom. Uma boa refeição, excelentes companhias, momentos de conversa agradável são, sem dúvida, fatores muito importantes para alegrar a nossa vida.

E tudo isso fica ainda melhor se o ambiente for agradável e adequado ao momento, portanto, vamos caprichar na decoração da mesa para termos um jantar ou um almoço ainda mais prazeroso?


Como arrumar a mesaA menos que você seja uma pessoa muito formal, provavelmente não tenha o hábito de utilizar a configuração completa definida para uma mesa nas refeições em família no dia-a-dia.

Então, porque em vez de deixar a prataria de sua avó, ou o seu próprio conjunto de louça fina pegando poeira indefinidamente, não utilizá-los ocasionalmente nos finais-de-semana para as refeições em família, ou quando oferece um jantar para receber amigos?

Para sofisticar a decoração da mesa, não é necessário comprar arranjos ou enfeites específicos, use o que tem disponível em casa.

O importante é o cuidado adotado na arrumação e a adição de um pouco de cor nos detalhes para agradar e surpreender nossos amigos e familiares.

Quando o número de comensais for maior que o número de acentos disponíveis à mesa, o ideal é não arrumá-la para que as pessoas sentem à sua volta, mas utilizem-na como um buffet e façam a refeição sentados em outros lugares do ambiente. Se o clima estiver agradável, por exemplo, uma refeição ao ar livre é sempre uma boa opção.

Existe uma forma correta de arrumar a mesa para refeições?

Um churrasco a beira da piscina pode ficar muito melhor se a mesa estiver bonita.

Como arrumar a mesa - buffet

Há muitas maneiras de arrumar uma mesa de jantar e a configuração e distribuição depende do tipo de refeição que você quer oferecer.

Independente de ser uma arrumação formal ou informal, a apresentação da mesa sempre vai demonstrar o cuidado e carinho do anfitrião com seus convidados.

Veja abaixo algumas dicas para preparar uma bela mesa.

O que deve ir em uma mesa?

Escolha o tipo de louça que melhor se adapte ao cardápio que será servido.

Em geral, pratos brancos deixam os alimentos com um aspecto melhor, pois não entram em conflito com a cor dos alimentos. No entanto, se você pretende usar louças de cores diferentes, intercale-as entre os lugares da mesa.

Use tigelas como porta condimentos, sopeiras ou pratos para aperitivos.

Taças grandes para vinho são a melhor aposta para um jantar informal.

Praticamente todas as bebidas podem ser servidas em taças grandes, como água, vinho, refrigerante ou suco, e ficam com uma apresentação muito graciosa.

A cobertura de mesa pode ter quaisquer itens que inspirem o paladar.

Teste toalha de mesa, trilho de mesa, jogo americano ou sousplat. Dessa forma, exerça sua criatividade, utilize-os isoladamente ou combinados.

Escolha detalhes e acessórios em cores que contrastem com a cor da louça. O resultado da combinação definirá o “clima” da refeição.

Uma toalha de mesa rendada, por exemplo, sempre traz um toque romântico para a experiência de jantar.



Dê cor à mesa através de guardanapos de pano. Você pode combinar os guardanapos com a louça, bem como com a cobertura da mesa.

Você também pode deixar guardanapos de papel à disposição, mesmo havendo os guardanapos de pano na mesa.

Como arrumar a mesa - jogos americanos

Adornos para a mesa

Flores frescas são sempre uma boa opção para o centro da mesa.

Mas, observe que os arranjos de centro de mesa sejam de um tamanho compatível. Isso porque, se eles forem muito grandes dificultarão que os comensais enxerguem e falem com quem está do lado oposto da mesa. Prefira arranjos abaixo do nível dos olhos de quem está sentado à mesa, ou bem altos, que fiquem acima da cabeça de quem está sentado.

Um vaso de violetas na mesma cor escolhida para a decoração dará um toque especial à mesa.

Outra ótima opção é decorar com velas, as velas combinam com todos os estilos de decoração.

Você também pode optar por criar um arranjo com alguns itens comestíveis que poderão ser consumidos durante a refeição, ou não.Como arrumar a mesa - adornos

Os pratos ou potes de sobremesa podem ser totalmente diferentes do restante da louça utilizada durante a refeição.

Tigelas de sopa podem ser usados como pratos de sobremesa se esta for sorvete, salada de frutas ou cremes.

Louça mais delicada fará com que a sobremesa pareça menos calórica, um pouco de autoengano de vez em quando não faz mal nenhum, afinal só vivemos uma vez.

Ao servir café, você pode usar o mesmo tipo de louça do jantar ou usar pequenas canecas, isso vai dar um toque mais divertido. Então, sirva junto, pequenos biscoitos doces, vão fazer muito sucesso.

O toque final

Enfim, a mesa está pronta, os convidados chegaram, e é quase hora de comer. Então, para evitar ficar levantando constantemente da mesa para buscar itens esquecidos, coloque sobre ela, ou em um aparador próximo os seguintes itens:

  • Uma jarra cheia de água para reposição;
  • Sal, pimenta e azeite;
  • Garrafa extra das bebidas que serão servidas;
  • Deixe os pratos de sobremesa e as xícaras café e pires já separados e próximos da mesa.

Por fim, lembre-se de que nem sempre você precisa colocar uma mesa formal. Mas, que uma mesa carinhosamente arrumada certamente vai melhorar o sabor dos alimentos consumidos e elevar o clima agradável da refeição. Portanto, agora que você aprendeu como arrumar a mesa, mãos-a-obra.

Como arrumar a mesa


Leia também:
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
DIY – Aprenda a fazer uma vela com casca de laranja
Para que serve o sousplat?
Toalha de mesa de fibra de coco
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco

Compartilhe...

3 comentários em “Como arrumar a mesa

  1. Amélia Schiavini disse:

    Nunca usei sousplat, adorei as dicas

  2. Andreia C Pereira disse:

    esses itens comestíveis devem ser comidos ou são só enfeites?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *