Prateleiras de canto, 30 ideias criativas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

As prateleiras de canto, muito usadas antigamente, por algum motivo haviam caído em desuso. Porém, com as peças cada vez menores nas nossas moradias, é uma tendência que está voltando.

Prateleiras de canto maximizam um ambiente, e muitas vezes aproveitam espaços que costumam ser perdidos.

Mas essa tendência de decoração não está voltando apenas em função de aproveitamento dos espaços pequenos. Ela está voltando também porque acrescenta um aspecto funcional e criativo aos ambientes onde é usada.

Além de serem funcionais, usar prateleiras em um canto também pode ter a função de decorar e dar acabamento a um ambiente, deixando-o mais completo e aconchegante, com plantas ou enfeites.

Diferentemente dos móveis grandes, que exigem lugares específicos para eles, as prateleiras de canto podem ser adaptadas, planejadas e instaladas em qualquer local.

Prateleiras de canto são práticas para instalar e usar

A simplicidade para instalar essas prateleiras permite ainda que você mesmo as produza, em um projeto de DIY (faça você mesmo), ou compre-as prontas, com instruções de instalação.

Elas também existem prontas para vender em diversos estilos, tamanhos e acabamentos.

Em lojas especializadas você poderá encontrar prateleiras de designers e, algumas delas, com funcionalidades que você nem imaginava que seria possível em um objeto tão simples. Essas prateleiras podem transformar um canto chato e sem expressão em uma bela opção para exibição ou armazenamento de objetos.

São inúmeros também os materiais que elas podem ser fabricadas, podem ser de madeira, vidro, metal, plástico, acrílico, concreto, entre outros, portanto não existe restrição de ambiente mais ou menos sofisticado em que podem ser utilizadas.

Adaptam-se a todos os estilos de decoração e podem ser complemento de móveis já existentes ou terem um estilo próprio, como peça única. Você pode dar o seu toque pessoal nesse móvel, destacando-o dos demais e dando assim um toque de personalidade ao ambiente.


Banheiros, quartos, salas de estar, salas de jantar e cozinhas são alguns exemplos de cômodos que podem receber esse prático móvel, tanto para decoração como para armazenamento de objetos usados com frequência e que portanto queremos que fiquem ao alcance da nossa mão.

Podem ser usadas em qualquer espaço

Por exemplo, em uma cozinha, podem armazenar condimentos. Em um escritório ou sala de estudo podem acomodar livros. Assim como, em uma sala de estar ou jantar, bebidas. Enquanto em um quarto pequeno podem substituir criados mudos. Ao lado da porta de entrada podem receber chaves e carteiras.

A economia de espaço que elas podem proporcionar em estantes e armários também pode ser significativa e muitas vezes pode até evitar a necessidade de uma grande reforma em um ambiente, em função do novo espaço criado como solução de armazenamento.

As prateleiras de canto podem ser fixadas à parede ou podem ser compostas por um móvel apoiado no chão que se adapte ao espaço disponível.

Mas antes de optar por essa solução de armazenamento ou de espaço para decoração você precisa tomar alguns cuidados para garantir o sucesso do seu projeto.

Listaremos abaixo algumas dicas importantes a serem consideradas antes de colocar prateleiras

Se elas forem fixadas à parede com parafusos, observe antes de iniciar a furação a possibilidade de haver canos de água ou energia nos pontos de fixação.

Tenha uma noção básica antes de comprá-las ou fabricá-las do peso máximo dos objetos que você pretende colocar sobre elas. Dessa forma você não vai sobrecarregá-las, danificando-as ou danificando a parede onde estiverem fixadas.

Escolha o material apropriado ao uso que elas terão.

Observe se o tamanho do espaço disponível é suficiente para o que você pretendo colocar sobre elas. Além disso, descubra qual o melhor formato para elas de modo que não atrapalhem o tráfego a sua volta.

Elas também podem ser fechadas com portas ou cortinas se você quiser esconder o que está nelas.

Quanto ao estilo a escolher, conforme comentamos acima, vai depender do uso, do seu gosto pessoal, do formato do espaço disponível para elas entre outros detalhes específicos da sua necessidade.

Inspire-se nas seleção com 30 fotos de prateleiras de canto que fizemos abaixo para pensar e planejar a sua preferida.

 

Leia também:
DIY – Prateleiras penduradas por cordas. Veja várias ideias para inspiração e aprenda como fazer
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Como decorar o hall de entrada de uma casa?
Como usar metais para decorar e embelezar os ambientes de sua casa
32 ideias de ambientes decorados com plantas artificiais
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *