32 ideias para criar um jardim fácil de manter e ainda várias dicas incríveis

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você quer se aventurar na jardinagem, mas pela sua pouca experiência quer um jardim fácil de manter? Então nesse artigo poderemos ajudar.

O assunto jardinagem tem despertado cada vez mais interesse de nossos leitores, principalmente quando envolve planejamento e montagem de quintais, pátios e jardins de modo que sejam agradáveis, acolhedores, relaxantes e ao mesmo tempo sejam fáceis de manter, os chamados jardins de baixa manutenção.

Portanto, nesse texto mais uma vez vamos abordar o assunto de como você pode ter o jardim dos seus sonhos sem tornar-se escravo de sua manutenção.


No texto “Como montar um jardim de baixa manutenção e fácil de cuidar“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, e que recomendamos a sua leitura se você está buscando mais dicas e subsídios sobre esse assunto, alguns leitores nos pediram alguns exemplos e ideias de como implementar o jardim agradável, prazeroso e de baixa manutenção.

Para atender essa solicitação, traremos abaixo várias fotos com ideias que foram postas em prática e aproveitaremos também para passar mais algumas dicas úteis.

Como montar um jardim fácil de manter
Crie platôs

No texto que recomendamos a leitura acima, sugerimos a criação de um deck para solucionar o problema de seu terreno ser muito acidentado.

Se o seu terreno não for apropriado para um deck – se ele tiver diversos declives pequenos por exemplo, outra ideia interessante é criar vários platôs com muros baixos de contenção e alguns degraus, ou rampas no caminho entre eles.

Platôs são níveis ou camadas em diversas alturas. Se esses níveis forem planos e você acabar com as inclinações do terreno, todo o seu trabalho se dará em áreas mais fáceis de acessar.

Procure montar um único caminho de ligação entre eles, rodeado de canteiros ou um gramado plano. Fazer isso, além de diminuir o tempo gasto com a manutenção, pode criar a impressão que seu jardim é mais amplo.

Levante a altura dos canteiros de flores

As flores e folhagens de um jardim algumas vezes exigem um trabalho de limpeza, adubação, poda ou ter sua terra revolvida. Se você elevá-los não precisará curvar-se demais para mantê-los, trabalhando assim de uma forma mais confortável.

Canteiros elevados também têm uma melhor drenagem, isso não deixará o solo muito encharcado e diminuirá a incidência de pragas e apodrecimento de raízes.

Adicionar uma camada de cascalho ou lascas de madeira manterá as camas arrumadas, além de impedir o crescimento de ervas daninhas.

Ilumine os canteiros do seu jardim

Se além de iluminar os caminhos e áreas de uso do seu jardim, você iluminar os canteiros, pode aproveitar os períodos noturnos também para mantê-lo.

Procure utilizar um sistema de iluminação adequado ao local para que ele também exija pouca manutenção.

Adicione uma fonte de água

As fontes de água deixam um jardim muito mais agradável, relaxante e acolhedor, além disso exigem muito pouca manutenção.

Utilize vasos autoirrigáveis

Se você não tem muito tempo para regar as suas plantas, então uma opção interessante são os vasos autoirrigáveis.

Um espaço pouco ensolarado em seu jardim, pode criar um espaço com vasos autoirrigáveis enfileirados. Se seu jardim tiver ainda uma cerca, um muro ou uma parede que eles possam ser pendurados, ou colocados em uma prateleira, também fica muito bonito e interessante.

Uma última dica, ter muitas plantas em um jardim não significa necessariamente ter um jardim que demande muito trabalho de manutenção, basta saber escolher as plantas certas. Isso porque muitas plantas, o máximo que exigem é uma rega de vez em quando e adubação adequada.

Com as dicas acima somadas às do outro texto, acreditamos que você já terá uma base bem sólida de informações para iniciar seu projeto do jardim dos seus sonhos.

Agora vamos às ideias que coletamos para você? Aproveite essa coletânea para observar como com criatividade é possível fazer coisas incríveis em pouco espaço.

Galeria com 32 ideias para criar um jardim fácil de manter


Leia também:
Pingo-de-ouro, dicas de como plantar, cuidar e podar
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Saiba tudo sobre móveis de jardim em madeira
A jardinagem e a saúde física e mental
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Jardinagem com pedras
Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *