Algumas dicas para preparar sua casa para o verão – Parte I

O verão finalmente está chegando. Você mal pode esperar para fazer churrascos no pátio, cuidar da horta e do jardim e de aproveitar as noites com as janelas da casa abertas por mais tempo, aproveitando o clima veranil.

Sim, é hora de abrir as janelas, retirar os entulhos acumulados no pátio durante os meses mais frios e de aproveitar o calor e o sol. Mas o verão também é a hora de dar à sua casa uma atenção especial geralmente muito necessária.

Tirar um tempo para realizar as manutenções em sua casa irá prepará-la para os próximos meses e evitará danos que possam ocorrer em condições de tempo quente. Portanto, vamos listar a seguir algumas dicas de reparos domésticos essenciais para esperar pelo verão:

Previna-se dos danos causados pelas chuvas

Na maior parte do Brasil, o verão traz consigo chuvas fortes e até mesmo tempestades. Assim, proteger sua casa contra danos causados pela água pode ser uma das coisas mais importantes a fazer antes do verão. Para isso, comece com sua fundação: procure em seu porão e na volta da casa por rachaduras e possíveis vazamentos que estejam jogando a água da chuva para dentro de casa.

Pense em alternativas para canalizar a água da chuva para locais distantes da fundação da sua residência. Isso pode ser feito acumulando terra nos locais mais baixos próximos à casa ou construindo canaletas que levem a água para lugares mais baixos longe da casa.

Verifique também suas calhas para identificar possíveis pontos de quebra ou pontos baixos que permitam a água se acumular perto da casa. Essas rachaduras na calha acabarão corroendo a área sob os pontos danificados, provocando vazamentos maiores e possíveis infiltrações. Lembre-se que você quer direcionar a água para longe de sua casa. E não se esqueça também de remover folhas e detritos que possam ter se acumulado e que causarão entupimentos nas calhas.

O próximo passo, mas não menos importante, é inspecionar suas janelas e portas – ou qualquer outra abertura da sua casa onde há guarnição – atrás de rachaduras, vazamentos ou desgaste e ressecamento no isolamento. Substituir o isolamento periodicamente protegerá sua casa de vazamentos que resultam em apodrecimento da madeira pela ação do mofo e umidade.

Além disso, examine as telhas ou outras coberturas que formam o seu telhado, especialmente se seu telhado for mais antigo. Dependendo do tipo de telhado que você tem, há uma série de coisas que você deve verificar; informe-se sobre o que é importante observar no seu e defina se você tem condições para avaliar sozinho a situação ou se precisa chamar um profissional para uma inspeção rápida.

Inspecione e revise o seu ar condicionado

Antes de ligar o seu aparelho de ar condicionado, faça um check-up geral no seu sistema de resfriamento.

Troque os filtros de ar que estiverem muito desgastados ou limpe muito bem os filtros de ar que ainda estejam em condições de uso para que o sistema funcione eficientemente – o ideal é que você troque os filtros sempre de acordo com as orientações do fabricante.

Se presentes, remova gramas, folhas, ninhos e outros tipos de detritos que possam ter se acumulado na unidade de condensação do lado de fora, o que poderá causar um mau funcionamento, exigir mais do motor do ar condicionado e gastar mais energia elétrica.

Existem muitas formas diferentes para fazer esse tipo de manutenção, por isso é importante conhecer as recomendações do fabricante para o seu modelo específico. Siga as instruções do manual do usuário para aprender a limpar corretamente a unidade externa. Lembre-se de desconectar o cabo de energia antes de começar a limpeza e tenha cuidado para não entortar nem quebrar as aletas de refrigeração.

Você já tem trabalho para alguns dias, não é mesmo? No próximo texto abordaremos outros itens a serem observados. Leia também o segundo texto clicando aqui.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Conheça uma casa que confirma a importância da decoração e dos acabamentos para criar um lar
Você mora em uma casa ou um lar?
Como transformar sua casa em um lar aconchegante
Floreiras, dicas e muitas ideias para você se inspirar
Banheiros em preto e branco, você já pensou nisso? Selecionamos 18 ambientes para você se inspirar
Cachorros e Jardins Combinam?
Maneiras eficientes de acabar com o mofo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *