As incríveis utilidades do vinagre branco

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

utilidades do vinagre branco

As utilidades do vinagre branco vão muito além da cozinha. Por exemplo, você sabia que o vinagre branco é o verdadeiro produto multiuso para a limpeza da casa?

Conheça as utilidades do vinagre branco

O vinagre branco é um dos produtos mais versáteis, úteis e econômicos que temos em nossa casa para atividades de limpeza. Isso porque ele possui um alto índice de acidez. Além disso, ele é 100% natural e totalmente livre de toxinas, tem ótima ação desinfetante, desodorizante, germicida, desengordurante e repelente.

Portanto, explore ao máximo esse produto maravilhoso, conheça abaixo muitos usos que é provável que você desconhecia.

Usando vinagre como limpa-carpetes

Para remover manchas e sujeiras difíceis, faça uma pasta, misturando bem, em partes iguais, bicarbonato de sódio, sal e vinagre branco. Então, esfregue a pasta sobre a mancha com uma escovinha, espere secar e escove novamente.

Usando vinagre como desengordurante

O vinagre branco remove gorduras nas paredes e fornos provenientes de comida. Em um balde com água, adicione 3 xícaras de vinagre branco e uma xícara de bicarbonato de sódio. Em seguida, passe a solução com um pano ou esponja sobre a gordura.

Além disso, ele é ótimo para pias entupidas com gorduras. Coloque 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no buraco entupido da pia e aguarde cerca de um minuto. Despeje uma xícara de vinagre branco sobre o bicarbonato de sódio. Aguarde cerca de 30 minutos para a solução agir. O ralo vai começar a espumar e poderá exalar um mau cheiro, isso é normal, não se preocupe. Por fim, despeje um pouco de água morna no ralo.

Usando vinagre como desinfetante

Como desinfetar o vaso sanitário com vinagre? Despeje 1 xícara de vinagre branco no vaso e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Essa mistura provocará uma reação que formará bolhas e espuma. Deixe-a agir por alguns minutos, então esfregue o vaso normalmente e dê descarga.

E para desinfetar a pia do banheiro? Despeje o vinagre branco sobre a pia e deixe-o agir durante toda a noite, então, pela manhã basta lavar a pia normalmente para retirá-lo.

Usando vinagre como limpa-vidros

Preencha um borrifador como metade de vinagre branco e metade de água. Em seguida, borrife nos vidros e espalhe com um pano macio. Seque com um jornal para retirar os fiapos do pano e a gordura restantes e para dar brilho.

Usando vinagre como aromatizador de ambientes

Em borrifador, misture bem 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1/4 de copo de álcool e 1 colher de sopa do amaciante de seu aroma preferido. Em seguida, aplique essa mistura em sofás, almofadas, cobertores, colchas e cortinas.

Usando vinagre como amaciante

É excelente na hora de lavar as roupas e toalhas, além de remover os maus odores ele também tem função amaciante. Conforme escrevemos no texto “Como lavar toalhas de banho“, que recomendamos a leitura.

Usando vinagre como removedor de sal acumulado em vasos

Para remover aqueles depósitos de sal que se formam sobre os vasos de barro com passar do tempo. Para isso, misture partes iguais de vinagre branco, álcool e água em um borrifador. Em seguida, aplique essa mistura sobre o sal acumulado no vaso e esfregue com uma escova.

Conclusão

Essas são algumas das utilidades do vinagre branco, mas ele tem muitas outras, como a que postamos aqui, sobre “Como limpar o micro-ondas respingado”. Isso sem considerar o fato de ser um excelente bactericida quando usado em saladas. E, sobretudo, seu uso mais conhecido, ter um sabor muito apreciado por várias pessoas misturado à salada.

Então, o vinagre branco é ou não é um produto incrível? Faça seus próprios testes e descubra outros usos para ele.


Leia também:
Prateleiras de canto, 30 ideias criativas
Coisas que geralmente esquecemos de limpar em nossa casa
Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro

Compartilhe...

Um comentário em “As incríveis utilidades do vinagre branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *