As vantagens de ter uma horta em casa

No Brasil, com o êxodo rural iniciado mais fortemente partir dos anos de 1970 cada vez menos pessoas continuaram a produzir os vegetais que consomem. Até mesmo quem não se mudou para apartamentos em grandes centros urbanos, mas sim para casas, em cidades menores perdeu o hábito de cultivar, atividade antes tão importante para nossos antepassados. Mesmo, muitas pessoas que continuaram morando em áreas rurais, adotaram a monocultura comercial e passaram a comprar os alimentos para consumo da família. 

Felizmente, nos últimos anos, o hábito de cultivar hortas está voltando a se popularizar entre nós, mesmo as pessoas que moram em apartamentos, ou casas com pequenos espaços disponíveis para plantio estão encontrando formas de produzir, pelo menos uma parte, dos vegetais que consomem. Isso é uma excelente notícia para a saúde coletiva da população brasileira, afinal, quanto mais saudável nossa alimentação, menos doenças nos atingem e maior a nossa expectativa de vida.

Quando criamos uma horta em nossa casa, aumentamos nossa percepção de como essa atividade é importante para ajudar no desenvolvimento sustentável da sociedade, além disso, percebemos também como esse novo hobby aumenta nossa vontade de ter uma melhor alimentação, mais equilibrada e saudável, mudando dessa forma nossos hábitos alimentares.

 
Mesmo assim, apesar desse movimento de retorno ao plantio doméstico, muitas pessoas ainda perguntam “Por que ter uma horta em casa? Qual a vantagem de ter todo esse trabalho, se posso encontrar tudo o que preciso em supermercados e feiras?”. Tentando responder essa questão, vamos elencar abaixo algumas vantagens, certamente existem muitas outras, que quem já planta descobriu, porém essas são as mais evidentes.

  • Consumir alimentos mais saudáveis, pois o Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos na produção comercial de alimentos. Praticamente todos os vegetais comprados que consumimos estão contaminados, mesmo aqueles vendidos como orgânicos podem estar contaminados pela produção de uma propriedade vizinha que utilize adubos químicos e pesticidas em suas plantação;
  • Modificação dos hábitos alimentares. Como explicamos acima, a criação do hábito de consumir produtos orgânicos afeta também nosso paladar. Alimentos saudáveis têm um sabor diferente dos produzidos artificialmente, essa descoberta de novos sabores cada vez mais nos incentiva a querer consumir esse tipo de alimento;
  • Ter sempre a mão e em casa, alimentos frescos e saudáveis;
  • Economia com compras e geral. A cada vez que vamos ao supermercado, dificilmente saímos somente com a lista do que fomos comprar, não é mesmo? Portanto aquelas saídas diárias para comprar alimentos frescos faz com que gastemos com outros produtos que não compraríamos se não tivéssemos frequentado o supermercado.
  • Aumenta o contato com a natureza, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos onde quase tudo é concreto;
  • Proporciona o desenvolvimento de um novo hobby, tão importante na vida estressante que levamos hoje. Provoca uma melhoria na nossa saúde mental e emocional;
  • Proporciona também o bem estar de saber que está consumindo um alimento que você mesmo plantou, cuidou e cultivou.

Em qualquer espaço que tenhamos disponível em nossa casa é possível iniciarmos uma horta. Aqui no blog “Lar, Doce Lar” publicamos o texto “Conheça a primeira horta orgânica autoirrigável para pequenos espaços“, que trata desse assunto justamente para quem está começando ou pretende adotar esse novo hobby, se é o seu caso, recomendamos a sua leitura.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
Comecei separando o lixo, resolvi fazer uma composteira e agora tenho uma horta orgânica
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *