Bom gosto, você tem?

Ambiente decorado em estilo “clean”

Antes de começar a escrever esse texto, fui procurar na internet textos opinativos sobre bom gosto. Achei muitos, como: “decorando apartamento com bom gosto”; “dicas para decorar com bom gosto”; “é possível decorar com bom gosto gastando pouco”. Mas o que é bom gosto? Porque algumas pessoas o têm e outras não? Quem define o que é de bom gosto? Eu sempre acho que é de bom gosto o que mostram nestas sugestões?

Ambiente com decoração colorida

Ambiente com decoração colorida

Eu não me alinho com as opiniões de que exista bom ou mau gosto. Gosto é algo pessoal e intransferível. Existe um antigo ditado que diz: “gosto é gosto – não se discute, só se lamenta”. Algumas pessoas gostam do estilo moderno; outras, do estilo antigo; do claro ou do escuro; do colorido ou do monocromático; de jiló ou de caviar… Tem quem goste de ambos, pois o fato de gostar de um não elimina gostar de outro. Porém, dificilmente alguém goste de tudo, todos temos sempre nossas preferências. Quem pode afirmar, definitivamente, que o meu gosto é melhor do que o gosto das outras pessoas?

Quando alguém me diz que não tem bom gosto, eu discordo. Afinal, todo mundo sabe do que gosta e do que não gosta – o que pode estar faltando é o conhecimento em combinar cores, estilos e proporções. Em suma, aquilo que chamamos de senso estético. Algumas pessoas têm essas aptidões, outras não. Algumas as têm naturalmente, outras estudam ou pesquisam muito para adquiri-las. Tem pessoas que conseguem juntar qualquer coisa e ficar bem (combinar). Outras tentam de tudo, mas parece que nada combina.

 
O que eu acho que se confunde com bom gosto é a capacidade que algumas pessoas têm de equilibrar as coisas. As vezes tendemos a usar só o que gostamos na decoração de um ambiente e o resultado fica pesado, exagerado ou apagado. O segredo está no equilíbrio. Se eu gosto de estampas, vou usar na decoração, em almofadas ou em uma manta sobre o sofá. Não vou usar em todos os móveis, porque serão tantas estampas que uma vai acabar escondendo a outra. O mesmo serve para cores, quadros, tapetes, estilos, espelhos… Isso é o seu gosto – se você gosta, quem sou eu para criticar?

Ambiente decorado em estilo "animal print"

Ambiente decorado em estilo “animal print”

Outro item que se confunde com bom gosto é o valor das coisas: se for caro, tem bom gosto; se for barato, não tem. Esse é um grande engano! Podemos ter ambientes simples, decorados com itens reciclados que são lindos, assim como ambientes caros que nem são tão bonitos. Tudo isso de acordo com o gosto de quem estiver avaliando, é claro.

Para ajudar na tomada de decisão, existem os profissionais em decoração que, quando projetam para alguém, sempre trabalham em cima do gosto do cliente. Para isso conversam, perguntam e observam para montar projetos específicos para cada pessoa ou família, baseado no gosto de quem vai morar ou trabalhar no ambiente que será decorado. Uma vez, assistindo palestra de um arquiteto muito conceituado, fiquei surpresa ao ouvi-lo dizer que havia feito muitas casas lindas, mas que não moraria em nenhuma delas porque atendiam ao gosto de seus moradores e não ao gosto dele. Eu nunca havia pensado nisso, mas ele tinha razão: gosto é gosto, é pessoal e deve ser respeitado. Se é bom ou não, depende de quem avalia.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em cama, mesa, banho e decoração.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Decoração, acerte nas cores
Você mora em uma casa ou um lar?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
Sugestões de Presentes Criativos
Como usar as toalhas para decorar o banheiro

4 comentários em “Bom gosto, você tem?

  1. Ana Maria Santos disse:

    Parabéns pelo texto, é exatamente o que eu penso

  2. Liana disse:

    Adorei! Post de muito bom gosto!

  3. Terezinha disse:

    Se a pessoa sente-se bem no ambiente que ela criou, é o que vale. Para ela, a sua escolha que é bom gosto. Tudo é relativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *