Como plantar frutas cítricas em uma xícara para perfumar e decorar um ambiente

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como assim? É possível plantar e cultivar laranjeiras, limoeiros, bergamoteiras e outras frutas cítricas em uma xícara?

Segundo um DIY que encontramos, sim, é possível, afinal, a criatividade não tem limites quando se trata de jardinagem, aromas e decoração de ambientes.

Estávamos procurando inspirações para publicar novidades aqui no blog “Lar, Doce Lar” e nos deparamos com essa proposta genial de aromatização e decoração.

Ficamos tão empolgados com a proposta, que decidimos publicá-la antes mesmo de testarmos, coisa que faremos brevemente, assim que sobrar um tempinho. Quem sabe isso renda uma outra postagem com nossa experiência.

Infelizmente o site que publicou originalmente essa ideia criativa não existe mais para que possa receber nossos créditos. Porém, fomos coletando publicações sobre ela e conseguimos montar o passo a passo completo para você se inspirar.

A proposta original é para o plantio em uma xícara, mas pensamos que talvez seja mais apropriado utilizar um vasinho, pois a drenagem da terra pode aumentar a durabilidade das plantinhas. A drenagem evita o apodrecimento precoce das raízes, que poderá acontecer com o excesso de rega, se não houver uma forma de escoar a água excedente.


Vamos à ideia? Se você conseguir fazer, documente e nos envie o resultado.

Como cultivar limoeiros a partir de sementes para decorar e perfumar um ambiente

Você vai precisar de:

Sementes de limão (se possível orgânico, ou que você conheça a procedência para crescer saudável). Se você prefere o aroma de laranja, bergamota ou de outra fruta cítrica, provavelmente funcionará com as sementes delas também.

Uma xícara ou um vaso de flores pequeno (como explicamos acima, se você tiver um vasinho com dreno possivelmente a durabilidade da sua muda será maior em função disso.

Um pouco de terra, ou substrato.

Seixos pequenos (também chamados de pedriscos).

Água.

Papel toalha.

Um copo para deixar as sementes de molho.

Uma pinça para tirar a pele que cobre as sementes.

Passo a passo para montar seu vasinho de limoeiro (ou qualquer outra fruta cítrica)
1. Separe as sementes

Separe as melhores sementes e lave-as bem com água pura, removendo todos os resíduos da fruta. O açúcar contido na fruta alimentará os fungos, que acabarão por matar a plantinha depois de nascida. Para saber quais são as melhores sementes, procure selecionar aquelas mais gordas, pois elas são mais fortes e se desenvolverão de uma forma mais saudável.

2. Coloque as sementes de molho

Deixe as sementes lavadas por algumas horas de molho na água. Fazendo isso ficará mais fácil retirar aquela pele que as envolve, facilitando a sua germinação.

3. Retire a pele das sementes

Como explicamos acima, as sementes têm uma pele que precisa ser retirada para a planta germinar melhor. Para fazer isso, retire-as da água, seque-as com uma toalha de papel e em seguida remova cuidadosamente a pele, com a ajuda de uma pinça.

4 . Coloque novamente de molho

Depois de tirar a pele das sementes, então deixe-as mergulhadas em água novamente até elas começarem a germinar.

Isso poderá demorar alguns dias – geralmente uns dois dias -, você precisará ficar acompanhando o processo para observar o início da germinação.

5 . Plante as sementes

Agora é o momento de plantar as sementes que estão germinando. Coloque um pouco de terra, ou substrato no fundo da xícara ou vasinho e distribua as sementes linearmente dentro dele, de forma que tenha, pelo menos, um centímetro de distância entre elas. Observe nas imagens abaixo o posicionamento ideal das sementes dentro do vaso.

É muito importante que você faça o plantio imediatamente a partir da retirada da água, pois se as sementes secarem elas não germinarão.

6 . Cubra com pedriscos

Cubra as sementes plantadas com pedriscos. Umedeça bem o solo, tomando o cuidado de não encharcá-lo demais – você pode usar um borrifador para ter mais controle sobre a quantidade de água colocada.

7 . Coloque o vaso em um local iluminado

Coloque o vaso pronto em um local quente, mas sem sol direto. Você pode cobri-lo com um filme filme plástico formando uma espécie de estufa em seu vasinho.

Então, comece a observá-lo diariamente, até que surjam as primeiras mudas entres os pedriscos. Quando isso acontecer, transfira seu vasinho para uma área iluminada e arejada.

8 . Agora é só aguardar e aproveitar

Agora é só esperar suas plantinhas se desenvolverem e então colocá-las no ambiente que você quer perfumar e decorar.

Mas lembre-se de, esporadicamente, colocá-las para pegar um pouco de sol, a iluminação natural será imprescindível para elas.

Fizemos algumas observações a mais do que a receita original no passo a passo acima baseados em nossa experiência com jardinagem. Mas se você acredita que algum processo possa ser melhorado ainda mais, sinta-se a vontade para testar, afinal o resultado que queremos é uma casa com o perfume da natureza e decorada com plantinhas.


Leia também:
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Como plantar e como cuidar da Zamioculca
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
32 ideias para criar um jardim fácil de manter e ainda várias dicas incríveis
Toalha de mesa antiformiga funciona?
13 dicas para ter uma casa sustentável
Dicas para quem quer começar a plantar dentro de casa e não sabe como fazer

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *