Como plantar frutas cítricas em uma xícara para perfumar e decorar um ambiente

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como assim? É possível plantar e cultivar laranjeiras, limoeiros, bergamoteiras e outras frutas cítricas em uma xícara? Segundo um DIY que encontramos, sim, é possível, afinal, a criatividade não tem limites quando se trata de jardinagem, aromas e decoração de ambientes.

Estávamos procurando inspirações para publicar novidades aqui no blog “Lar, Doce Lar” e nos deparamos com essa proposta genial de aromatização e decoração.

Ficamos tão empolgados com a proposta, que decidimos publicá-la antes mesmo de testarmos, coisa que faremos brevemente, assim que sobrar um tempinho. Quem sabe isso renda uma outra postagem com nossa experiência.

Infelizmente o site que publicou originalmente essa ideia criativa não existe mais para que possa receber nossos créditos. Porém, fomos coletando publicações sobre ela e conseguimos montar o passo a passo completo para você se inspirar.

A proposta original é para o plantio em uma xícara, mas pensamos que talvez seja mais apropriado utilizar um vasinho, pois a drenagem da terra pode aumentar a durabilidade das plantinhas. A drenagem evita o apodrecimento precoce das raízes, que poderá acontecer com o excesso de rega, se não houver uma forma de escoar a água excedente.


Vamos à ideia? Se você conseguir fazer, documente e nos envie o resultado.

Como cultivar limoeiros a partir de sementes para decorar e perfumar um ambiente

Você vai precisar de:

# Sementes de limão (se possível orgânico, ou que você conheça a procedência para crescer saudável). Se você prefere o aroma de laranja, bergamota ou de outra fruta cítrica, provavelmente funcionará com as sementes delas também;

# Uma xícara ou um vaso de flores pequeno (como explicamos acima, se você tiver um vasinho com dreno possivelmente a durabilidade da sua muda será maior em função disso;

# Um pouco de terra, ou substrato;

# Seixos pequenos (também chamados de pedriscos);

# Água;

# Papel toalha;

# Um copo para deixar as sementes de molho;

# Uma pinça para tirar a pele que cobre as sementes.

Passo a passo para montar seu vasinho de limoeiro (ou qualquer outra fruta cítrica)

1 . Separe as melhores sementes e lave-as bem com água pura, removendo todos os resíduos da fruta. O açúcar contido na fruta alimentará os fungos, que acabarão por matar a plantinha depois de nascida. Para saber quais são as melhores sementes, procure selecionar aquelas mais gordas, pois elas são mais fortes e se desenvolverão de uma forma mais saudável.

2 . Deixe as sementes lavadas por algumas horas de molho na água. Fazendo isso ficará mais fácil retirar aquela pele que as envolve, facilitando a sua germinação.

3 . Como explicamos acima, as sementes têm uma pele que precisa ser retirada para a planta germinar melhor. Para fazer isso, retire-as da água, seque-as com uma toalha de papel e em seguida remova cuidadosamente a pele, com a ajuda de uma pinça.

4 . Depois de tirar a pele das sementes, deixe-as mergulhadas em água novamente até elas começarem a germinar. Isso poderá demorar alguns dias – geralmente uns dois dias -, você precisará ficar acompanhando o processo para observar o início da germinação.

5 . Agora é o momento de plantar as sementes que estão germinando. Coloque um pouco de terra, ou substrato no fundo da xícara ou vasinho e distribua as sementes linearmente dentro dele, de forma que tenha, pelo menos, um centímetro de distância entre elas. Observe nas imagens abaixo o posicionamento ideal das sementes dentro do vaso.

É muito importante que você faça o plantio imediatamente a partir da retirada da água, pois se as sementes secarem elas não germinarão.

6 . Cubra as sementes plantadas com pedriscos. Umedeça bem o solo, tomando o cuidado de não encharcá-lo demais – você pode usar um borrifador para ter mais controle sobre a quantidade de água colocada.

7 . Coloque o vaso pronto em um local quente, mas sem sol direto. Você pode cobri-lo com um filme filme plástico formando uma espécie de estufa em seu vasinho. Comece a observá-lo diariamente, até que surjam as primeiras mudas entres os pedriscos. Quando isso acontecer, transfira seu vasinho para uma área iluminada e arejada.

8 . Agora é só esperar suas plantinhas se desenvolverem e colocá-las no ambiente que você quer perfumar e decorar. Lembre-se de, esporadicamente, colocá-las para pegar um pouco de sol, a iluminação natural será imprescindível para elas.

Fizemos algumas observações a mais do que a receita original no passo a passo acima baseados em nossa experiência com jardinagem, se você acredita que algum processo possa ser melhorado, sinta-se a vontade para testar, afinal o resultado que queremos é uma casa com o perfume da natureza e decorada com plantinhas.


Gostou dessas dicas? Então certamente você também vai gostar de ler esses outros textos que publicamos:
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Usando o tubo do rolo de papel higiênico no jardim
Produtos fitoterápicos e aromáticos da Kamari
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
32 ideias para criar um jardim fácil de manter e ainda várias dicas incríveis
Toalha de mesa antiformiga funciona?

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *