Como transformar sua casa em um lar aconchegante

Parte da transformação de uma casa em um lar é aumentar a sensação de aconchego. A permanência em ambientes aconchegantes dá prazer às pessoas, fazendo com que elas tenham vontade de neles permanecer. Por isso, deixar sua casa aconchegante é essencial para transformar sua casa em um lar, de modo que você goste de estar em casa e de receber pessoas em sua casa.

A seguir vamos apresentar algumas dicas básicas e muito fáceis para aumentar o aconchego dos ambientes da sua casa. Lembre-se, entretanto, que sentir-se aconchegado em um ambiente é algo muito subjetivo, de maneira que não há uma fórmula fixa para este tipo de coisa. Assim, avalie as nossas dicas e pense se elas se aplicariam a você ou não.

1. Valorize a iluminação natural: faça o possível para maximizar a iluminação natural dos seus ambientes. Se você tiver cortinas, prefira as de tecidos mais leves e claros. Móveis de cores claros também aumentarão o aproveitamento da iluminação natural do seu ambiente.

2. Procure plantas que possam ser colocadas no interior da sua casa: plantas dão vida ao ambiente, proporcionando alívio visual e aumentando a sensação de conforto do cômodo em que são inseridas. Procure plantas adequadas para o nível de luminosidade de sua casa – algumas plantas exigem luz direta, outras ficam melhores à sombra. Também cuide para posicionar as plantas de maneira que não atrapalhem o fluxo de deslocamento dentro da sua casa. Se você tem animais de estimação, tome cuidado para escolher plantas que não sejam tóxicas.

3. Aromatize o ambiente: muitas vezes negligenciamos as sensações olfativas. Entretanto, elas têm um papel essencial na sensação de conforto. Pense em formas de agregar aromas aos ambientes de sua casa, como a utilização de difusores, velas aromáticas e incensos.

4. Compre um tapete: muitas pessoas não percebem isso, mas um simples tapete tem o poder de transformar uma sala fria em um ambiente de extremo aconchego. Principalmente se a sua casa tem piso frio ou pisos claros, um tapete tem o poder de quebrar a frieza e aumentar a sensação de conforto. Se possível, dê preferência por tapetes com pelos longos. Se você possui animais de estimação ou tem alergias, dê preferência a tapetes que sejam facilmente aspiráveis e/ou feitos de materiais não alergênicos.

5. Pense em detalhes de madeira: móveis de madeira, além de elegantes, podem aumentar muito a sensação de conforto de um ambiente. Entretanto, se você não estiver disposto a mudar os móveis da sua casa, procure objetos de decoração de madeira para incluir estes detalhes nos seus ambientes.

6. Utilize pequenos objetos de decoração: uma das melhores maneiras de garantir conforto visual e aumentar a sensação de aconchego e encher os olhos com pequenos detalhes. Entretanto, você deve cuidar para que a sua casa não vire um grande acúmulo de objetos. Assim, dê preferência por decorar seus ambientes com pequenos objetos, como quadrinhos e itens de decoração pequenos.

7. Encha seus sofás de almofadas: além de aumentarem o estilo de sua sala, contribuindo para a decoração, as almofadas são itens de extremo conforto. Dê preferência para almofadas que não ocupem tanto espaço no seu sofá e por cores e estampas que não conflitem com as cores do seu ambiente.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Conheça uma casa que confirma a importância da decoração e dos acabamentos para criar um lar
Você mora em uma casa ou um lar?
A versátil Espada-de-são-jorge na decoração de interiores – 22 ideias para você se inspirar
Casas incríveis – Syros, Grécia – você moraria?
Banheiros em preto e branco, você já pensou nisso? Selecionamos 18 ambientes para você se inspirar
Cachorros e Jardins Combinam?
Sugestões de Presentes Criativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *