Conheça 20 utilidades surpreendentes para o talco de bebê

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

utilidades talco bebê

Você sabia que o talco para bebê tem muitas outras utilidades além de proteger a pele frágil dos recém nascidos das erupções e assaduras causadas pelo uso da fralda?

Ele não é útil apenas para os bebês, na verdade, existem muitas situações diferentes em que ele pode ser utilizado, inclusive algumas que você provavelmente nunca considerou.

O agradável aroma do talco de bebê já seria uma razão suficiente para usá-lo, não é mesmo? Afinal, quem não adora o seu cheirinho?

Mas seu aroma não é a melhor parte. De manter os animais de estimação cheirosos até ajudar a remover manchas de tecido, são muitas as suas funções, trata-se de um superproduto, muito útil para termos em casa. E o melhor de tudo isso, é que ele tem um custo relativamente baixo, se comparado com outros produtos utilizados para as mesmas finalidades e apresenta o mesmo resultado final.

Descubra 20 utilidades para o talco de bebê

Reunimos abaixo 20 das melhores e mais eficazes utilidades do talco de bebê quer poderão lhe convencer a inclui-lo em seu dia a dia.

1. Fazer um shampoo seco

O talco de bebê é perfeito para ser usado como um shampoo seco. Polvilhe-o em seu pente e então penteie seus cabelos com ele. O óleo e outras gorduras serão removidos de seu cabelo, fazendo com que pareça recém lavado. Além disso, substitui o cheiro de cabelo engordurado pelo aroma do talco.

Usá-lo sozinho é ótimo para quem tem cabelos claros, se você tem cabelos escuros, adicione a ele uma pitada de cacau ou canela em pó antes de pentear os cabelos. Não só o seu cabelo ficará ótimo e com um cheiro agradável, como vai mantê-lo até a próxima lavada.

2. Usar como shampoo para seus animais de estimação

O talco para bebê não funciona como um shampoo seco apenas para os seres humanos, ele também funciona para seus amigos peludos. Se o seu animal de estimação estiver em um intervalo entre banho e você quer perfumá-lo ou refrescá-lo, esfregue nele um punhado de talco. Aguarde alguns minutos para que seu pelo e pele absorvam o talco e depois escove-o. Isso não só vai remover o acúmulo de pó como vai deixar o pelo de seu animal parecendo recém lavado.

É ótimo também para eliminar o cheiro de cão que eles podem ter depois de correr um dia inteiro. Além disso, fazendo isso, você aumenta o intervalo entre os banhos, tão odiados pela maioria doas cães e gatos.

3. Remover a areia do corpo e dos objetos

Se você costuma frequentar praia, então lembre-se de levar junto talco para bebê na próxima vez. Ele ajuda remover a areia que sempre encontra uma forma de entrar em sua roupa, em seu carro ou sua casa após um dia na praia. Portanto, polvilhe um pouco de talco sobre qualquer coisa que esteja com areia. Assim, o talco vai tornar muito mais fácil eliminar a areia, usando apenas uma escova.

4. Remover manchas de gordura

Talco para bebê é ótimo para ajudar você a manter suas roupas como novas, removendo manchas de gordura. Se acontecer de cair gordura em sua roupa, basta aplicar um pouco talco sobre ela. Então, esfregue o talco sobre a mancha vigorosamente e, em seguida, escove ou agite a roupa para tirar o excesso de talco. Repita essa operação até observar que toda a gordura foi removida. Depois lave a roupa normalmente. Dessa forma, o talco vai absorver a gordura de sua roupa evitando aquela mancha desagradável e característica.

5. Facilitar o manuseio de cartas de baralho

Adicionar talco de bebê em um baralho para jogar cartas é um truque milenar que torna as cartas muito mais fáceis de manusear e impede que grudem entre si. Quando você compra um novo baralho, basta colocá-lo em um saco plástico juntamente com um polco de talco de bebê. Então, sele bem o saco e agite bem para distribuir o talco uniformemente entre as cartas. Depois de retire as cartas do saco e sacuda o excesso de talco, elas estarão escorregadias e muito mais fáceis de embaralhar. Além disso ficarão com um cheiro muito mais agradável que o de plástico novo.

6. Ajudar a desenrolar pulseiras e colares de bijuteria

Você não odeia quando seu colar favorito fica emaranhado? As vezes pode demorar uma eternidade para desfazer esses emaranhados, ainda mais em correntes de elos menores. Além disso, você ainda arrisca quebrar ou dobrar um elo, danificando sua bijuteria. A próxima vez que uma bijuteria sua estiver emaranhada, polvilhe um pouco de talco de bebê sobre a corrente, certificando-se de que ele penetre em todos os espaços e fendas. Assim, o talco vai afrouxar um pouco o nó, tornando muito mais fácil desfazê-lo.

7. Prevenir de irritações da pele

Se você costuma praticar exercícios, especialmente durante os meses de verão, que são mais quentes, você pode sentir irritação na pele, causada pela fricção. Polvilhe o talco nas regiões que costumeiramente ficam irritadas antes da prática de exercícios. Ele ajudará a eliminar a fricção quando você correr, fazendo isso sua pele vai ficar mais suave e livre de dores. Esta é também uma ótima opção para qualquer movimento que friccione a pele e que, normalmente cause atrito e funciona perfeitamente para as coxas internas e outras áreas que tendem a esfregar uma contra a outra quando você se movimenta.

8. Diminuir a dor na depilação

A depilação é necessária para a remoção de pelos indesejados, no entanto ela pode ser bem dolorida e deixar a pele assada e com vermelhidão. Então, entra mais uma das tantas utilidades talco de bebê, isso por que, se você usar um dele antes de aplicar a cera de depilação, ele vai ajudar a tornar todo o processo menos doloroso. O talco absorve a umidade, permitindo assim que a cera funcione melhor, pois adere a cada único fio. Além disso, ele protege a pele e a deixa muito mais suave e menos vermelha e dolorida.

9. Refrescar os tênis e sapatos e eliminar os maus odores

Se você ou alguém em sua casa tende a ter suor mau cheiroso nos pés (chulé), o talco de bebê pode fazer maravilhas para eliminar esse mau cheiro. Este é um grande truque, principalmente para tênis novos, que causam normalmente algum tipo do odor quando seus pés suam neles. Polvilhe o talco de bebê dentro de todos os seus sapatos que têm mau cheiro e deixe-os assim durante a noite. Pela manhã, basta sacudir o talco ou até mesmo deixá-lo dentro do sapato, para continuar agindo. Ele continuará a absorver umidade e eliminar os odores teimosos, deixando seus sapatos com um aroma mais fresco.

10. Proteger as mudas de flores

Quando você adquire mudas de flores em bulbos para plantar, polvilhe talco de bebê sobre os bulbos antes do plantio. Você pode colocar alguns bulbos em um saco plástico com talco e agitar. O talco irá revestir as raízes do bulbo, protegendo-o de podridão e afastando dele, larvas e roedores que podem comê-los antes que eles tenham a chance de crescer e se desenvolver. Muitos jardineiros especialistas usam esse truque para proteger suas mudas antes de plantar.

11. Remover bolor e mofo de livros

Se você tem livros que formaram bolor e mau cheiro devido ao seu armazenado em lugares úmidos, então você pode remover esse mofo ou bolor e transformar esses livros velhos em livros quase novos outra vez. Primeiramente abra-os em um lugar seco durante algumas horas. Então, depois de secos, polvilhe um pouco de talco de bebê entre as páginas. Mantenha-os de pé e deixe-os parados por várias horas. Em seguida escove o excesso de talco e eles vão estar cheirosos e com aspecto de muito mais novos.

12. Facilitar a utilização de luvas de borracha

Se você costuma usar luvas de borracha, então você pode tornar muito mais fácil o ato de colocá-la e tirá-las se você aplicar um pouco de talco de bebê dentro delas antes de colocá-las. Então, polvilhe sua mão e seus dedos, ou o interior das luvas com um pouco de talco. O talco ajuda a eliminar a umidade que é o que faz com que as luvas de borracha ou látex fiquem difíceis de serem colocadas e retiradas.

Além disso, com o talco dentro delas, as luvas devem escorregar facilmente em seus dedos e devem sair facilmente sem a necessidade de serem puxadas e, até mesmo rasgadas, o que ocorre muitas vezes.

13. Refrescar a roupa de cama

utilidades talco bebê - refrescar lençóisDeitar em uma cama refrescante nos meses mais quentes do verão é maravilhoso, não é mesmo? No entanto, algumas vezes está tão quente que a roupa de cama fica morna. Então, como resolver?

Polvilhe levemente todas a roupa de cama com talco de bebê e alguns minutos antes de deitar, você vai desfrutar de um sono muito mais refrescante e agradável.

Dessa forma, o talco de bebê baixa a temperatura dos lençóis e ainda empresta aquele aroma maravilhoso à nossa cama. Essa é uma ótima solução também para os lençóis que serão usados por hóspedes e que estavam guardados.

14. Repelir formigas

Talco de bebê é um excelente repelente para formigas e muitas outras pragas caseiras rasteiras. Polvilhe um bocado de talco em torno das janelas, nas frestas do assoalho, ou até mesmo em torno da toalha em um piquenique. As formigas não podem atravessar o talco, assim você estará protegido dessas pragas. Isso é ótimo para piqueniques, porque você certamente não gosta de espalhar veneno em torno de sua comida, tampouco quer formigas dividindo seu lanche, não é mesmo? Além disso, talco bebê, além de mais seguro e saudável tem um custo menor que os inseticidas químicos.

15. Facilitar a aplicação de rímel nos cílios e manter a maquiagem

Entre as utilidades do talco de bebê essa é bem diferente. Assim, antes de aplicar rímel espalhe um pouco de talco de bebê em seus cílios. O resultado são cílios que parecerão mais longos e mais cheios.

Além disso, aplique também uma pequena quantidade para definir a maquiagem. O talco remove a gordura acumulada na pele da face e ajuda a manter a sua composição intacta durante todo o dia ou durante toda a noite. E novamente, tem aquele benefício do aroma incrível para você. O talco de bebê também pode ser misturado com a maquiagem que esteja um pouco escura. Se o seu contorno em pó é uma sombra muito escura, por exemplo, basta misturar um pouco de talco de bebê para clareá-lo.

16. Refrescar a pele

O talco do bebê é um excelente pós barba ou pós depilação, tanto para homens como para mulheres. Ele não só é mais barato do que as loções pós-barba, como funciona muito bem e, claro, tem um cheiro maravilhoso. Depois de raspar o rosto, as pernas, ou qualquer outra parte do corpo, polvilhe um pouco de talco sobre a área recentemente raspada e esfregue um pouco. O talco tem uma propriedade de resfriamento natural que irá eliminar qualquer irritação que a raspagem possa ter causado, além disso deixa a pele suave e sedosa. Também é perfeito para peles sensíveis.

17. Silenciar pisos

utilidades talco bebê - piso rangendoQuem tem piso de madeira em algumas peças da casa já deve ter passado pelo incômodo de vê-lo ranger quando caminha sobre ele. Se esse rangido lhe irrita, essa utilidades do talco de bebê pode diminui-lo. Polvilhe um pouco do talco entre as frestas das placas do assoalho e depois varra-o, procurando deixar um pouco de excesso nas rachaduras. Dessa forma, ele vai fazer parar imediatamente o ranger do piso, trazendo mais paz e sossego. Além disso, se houver formigas nesse ambiente, ele ainda terá dupla função, conforma explicamos acima.

18. Usar como desodorante

Se os desodorantes tradicionais irritam sua pele, então você pode usá-lo diretamente nas axilas, como substituto para eles. Você provavelmente já ouviu seus avós dizerem que utilizavam um desodorante em pó. Pois então, era talco. Polvilhe um punhado de talco na palma da mão e esfregue-o em suas axilas. Ele funciona muito bem para eliminar odores de suor e, naturalmente, absorve a umidade para mantê-lo seco e fresco durante todo o dia. Já mencionamos que também tem um aroma incrível?

19. Refrescar armários e tapetes

Se você tem um armário ou as gavetas de uma cômoda estão acumulando mofo, você pode refrescá-los com talco de bebê. Polvilhe um pouco de talco em um frasco aberto ou um prato e deixe-o dentro do armário ou faça um sachê e coloque nas gavetas de sua cômoda. As propriedades de remoção de umidade do talco de bebê são perfeitas para manter os armários livres de cheiro de mofo e você pode usá-lo para refrescar os tapetes também. Para isso, polvilhe sobre os tapetes, deixe-o agir por cerca de quinze minutos e, em seguida, aspire-o junto com os odores. Este é um excelente truque para remover cheiros de mofo e odores ainda mais fortes, como a fumaça de cigarro, por exemplo.

20. Aliviar e hidratar a pele seca

Talco de bebê pode ajudar muito como um hidratante para aliviar a pele seca. Portanto, se você tem rachaduras ásperas em seus pés, cotovelos, ou em qualquer outro lugar, apenas esfregue um pouco do talco de bebê sobre essas áreas. Além de remover a umidade, o talco de bebê é ótimo para ajudar a sua pele a se sentir mais suave e menos irritada. Além disso, ele é uma ótima solução para calcanhares rachados e outras irritações da pele.

Enfim, com isso acreditamos que você vai aproveitar muito mais esse produto. Então, se você conhece outras utilidades para o talco de bebê, envie para nós testarmos.

Principal fonte de consulta: DIY Crafts


Leia também:
Cachorros e jardins combinam?
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja
Como deixar uma casa segura para crianças
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Vale a pena consumir tomates orgânicos?
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *