Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas

Muitas pessoas acreditam que para clarear roupas brancas é necessário utilizar água sanitária. No entanto, saiba que esse método, além de ser muito perigoso e por vezes acabar danificando o tecido irreversivelmente não é o mais adequado.

Aliás, em pouquíssimos casos ele é recomendado, como para clarear panos de chão, ou panos de prato lisos, por exemplo.


Por ser feita a base de cloro, a água sanitária – também conhecida como Qboa ou Cândida, em algumas regiões do Brasil -, é um poderosíssimo desinfetante, eliminador de germes e bactericida. Por isso, ela é muito usada para a limpeza pesada de ambientes, mas ela é muito usada para clarear roupas também.

Para esse uso é que se deve tomar o máximo de cuidados, como não exagerar na quantidade e não utilizar em roupas de cor ou em tecidos delicados, que são a maioria das roupas de nosso vestuário.

Para a maioria das roupas, portanto, o uso da água sanitária não é recomendada, ou é recomendado em baixíssimas quantidades, o que, por vezes não soluciona o problema de desencardi-las. Por isso, vamos ensinar abaixo algumas técnicas muito simples para ajudar no clareamento de roupas com produtos naturais.

Formas para clarear roupas brancas

Essas técnicas não só são eficientes como também são de muito baixo custo, não contaminam o meio ambiente e tampouco são prejudiciais à saúde.

Vinagre branco

máquina de lavar com roupa brancaComo já escrevemos diversas vezes aqui no blog “Lar, Doce Lar”, o vinagre branco é simplesmente um dos produtos mais versáteis que temos dentro de nossa casa, seus usos são ilimitados. Por exemplo, utilizado na lavagem de roupas, ele clareia e amacia os tecidos. Para saber mais sobre esse importante aliado, sugerimos também a leitura do texto “As incríveis utilidades do vinagre branco“.

Para clarear e amaciar suas roupas utilizando vinagre é muito fácil, adicione cerca de 100 ml na água da máquina de lavar roupas. Além disso, não se preocupe com um possível cheiro residual do vinagre em suas roupas, ele se dissipará antes da secagem da roupa.

Você também pode aplicar vinagre puro diretamente sobre as manchas de um tecido antes de colocar para lavar. Para marcas amareladas nas axilas é muito eficiente.

Limão

O ácido cítrico e outros componentes contidos no suco extraído do limão clareia e suaviza os tecidos, deixando-os mais “iluminados”. Você pode utilizá-lo de várias formas na lavagem de roupas. Por exemplo, uma delas é adicionar 1/2 xícara de suco de limão na água da máquina de lavar roupas.

Outra maneira também muito eficiente é ferver rodelas de limão em uma panela com água, despejar essa água em uma bacia e então mergulhar nela as roupas que se deseja clarear durante algum tempo (cerca de uma hora é suficiente). Em seguida lave as roupas normalmente.

Água oxigenada

A água oxigenada é um poderoso desinfetante, assim como clareador de roupas brancas. Adicione 1/2 xícara de água oxigenada na água da máquina de lavar. Utilize a água oxigenada 10 volumes, que não é muito forte e é suficiente para essa tarefa. Tome muito cuidado para não misturar roupas de cor na lavagem.

Bicarbonato de sódio

Assim como o vinagre branco, o bicarbonato de sódio é outro produto muito versátil para termos em casa, aqui mesmo no blog já publicamos diversas dicas de uso nos quais ele é simplesmente muito eficiente. Utilizado nas roupas, ela as clareia, desinfeta, refresca e amacia. Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio na água da máquina de lavar roupas.

Para retirar manchas localizadas em tecidos, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e em seguida espalhe diretamente sobre elas, deixe descansar por algum tempo e lave a peça de roupa normalmente.

Enfim, para clarear roupas brancas é preciso, além de usar as técnicas certas, ter paciência.


Leia também:
Você se preocupa com sua escova de cabelos?
10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza
Dicas para a limpeza da casa não ficar tão pesada
O que fazer para a roupa não encolher
Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Como desencardir suas roupas gastando pouco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *