16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada

A limpeza da casa não precisa ser uma atividade estressante.

Limpar a casa não costuma ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Se você começa a ter calafrios a cada vez que precisa limpar a sua, isso pode ser um sinal de que você está fazendo a faxina da forma errada.

Manter uma casa sempre limpa e o mais organizada possível é o desejo da maioria das pessoas, mas também a maioria das pessoas acha essa tarefa muito exaustiva e estafante.

Saiba que manter uma casa limpa não precisa exigir muito esforço e tempo, tempo esse, que normalmente não temos, e esforço que odiamos.

Para ajudar nisso, selecionamos abaixo algumas dicas e sugestões que podem ser de grande ajuda nessa tarefa e ainda economizar o tempo destinado a ela. Veja se concorda com elas e se realmente podem ser úteis em sua próxima faxina:

Não adie limpezas fáceis

1. A dica mais importante, e imprescindível, para facilitar sua vida é tentar limpar, na mesma hora em que ocorre, um evento que provoque uma sujeira, esperada ou inesperada. Por exemplo, derrubou alguma coisa no chão, limpe imediatamente, terminou uma refeição, lave a louça e as panelas antes da próxima refeição.

Acumular louças na pia é uma das situações que mais desanimam iniciar uma limpeza geral. Além disso, sujeiras secas sempre são mais difíceis de limpar do que sujeiras recentes e, se não limpas logo, no dia da faxina geral elas vão estar lá incomodando. Você não acha muito mais fácil limpar uma casa quase limpa e organizada do que uma casa suja e desorganizada?

2. Evite deixar acumular lixo, copos e louças pela casa, ter que parar a limpeza para recolher esses itens atrapalha muito a tarefa.

Comece pelo mais difícil

3. Comece a limpeza pelas peças da casa que estão mais sujas e bagunçadas. Priorizando esses ambientes você deixará o trabalho mais fácil para o final, quando então o cansaço começar a bater. Adiar o serviço mais pesado é péssimo para o estado de ânimo, quanto mais adiamos esse tipo de serviço, a sensação é que pior ele fica. Então, terminada a “pior parte”, tudo fica mais fácil.


4. Antes de iniciar a limpeza certifique-se de que tenha em casa todos os produtos de limpeza que serão necessários em cada tarefa e procure organizá-los de forma a evitar o vai-e-vem pela casa em busca de produtos esquecidos. O ideal é que cada vez que você entre em uma peça para limpá-la, só saia dela com a tarefa concluída.

5. Procure estabelecer uma rotina de limpeza para cada peça, isso facilita muito a tarefa, que passa a ser executada no “modo automático”. Sendo assim, você executa algumas coisas sem nem mesmo perceber que está fazendo.

Use os produtos na quantidade certa

6. Não exagere nos produtos de limpeza, as vezes dá mais trabalho e perde-se mais tempo retirando produtos em excesso do que efetivamente limpando a sujeira.

7. Procure utilizar os produtos recomendados para cada tipo de limpeza, pois eles foram desenvolvidos para isso. Utilizar o produto errado pode causar muito mais trabalho, além de poder estragar algum item de sua casa pela sua aplicação indevida.

8. Utilize aspirador de pó para aspirar as sujeiras maiores e mais aparentes, isso facilita muito e agiliza a limpeza no momento de passar um pano na peça, pois a água ficará menos suja e precisará ser trocada menos vezes. Além disso, aspirar o pó, em vez de varrê-lo facilita a limpeza dos móveis, pois evita a elevação do pó que está no chão.

Distribua a limpeza na semana

9. Não deixe toda a limpeza da casa para um dia só na semana, organize-se para, em alguns dias, apenas manter algumas peças mais limpas enquanto outras são limpas com mais rigor. Isso é muito menos cansativo do que ter pela frente um dia inteiro de limpeza pesada.


10. Tenha equipamentos adequados e diferenciados para cada parte da casa. Procure utilizar equipamentos (baldes, panos, etc.) de cores diferentes para a cozinha e para os banheiros, por exemplo. Isso evita a contaminação e facilita a organização.

11. Utilize escadas, bancos, vassouras de cabos longos e outros equipamentos do tipo sempre que necessário, o esforço desnecessário para limpar um local de difícil acesso causa um desgaste muito maior.

12. Organize a limpeza de cada peça de forma que não precise ficar esperando o efeito uma ação terminar para começar outra, por exemplo, não lave o chão da peça antes de tirar o pó, além de ter que ficar esperando o chão secar para continuar a limpeza, ao tirar o pó você vai sujá-lo novamente.

13. Se algum canto ou rejunte estiver encardido, um sofá estiver manchado, busque na internet dicas da forma mais simples de limpá-los eficientemente e sem muito esforço, certamente alguém já passou por esse mesmo problema e conseguiu resolvê-lo.

Perfume sua casa

14. Utilize “cheirinhos”, como aromatizadores de ambiente e velas perfumadas, eles aumentam muito a sensação de limpeza e o bem-estar do momento “pós-faxina”. Sobre esse assunto, publicamos um post chamado “A influência dos aromas em nossa vida“, que recomendamos a leitura, pois os aromas têm muita importância em nosso astral.

15. Se puder executar as tarefas em duplas, com amigos ou familiares, conversando e dividindo organizadamente a função de cada um, então fica melhor ainda.

16. E a última dica, mas não menos importante, sempre coloque uma boa música ou mantenha a televisão ligada em um programa agradável durante a faxina, isso alivia muito o estresse de enfrentá-la e até pode transformá-la em diversão.


Leia também:
Como faço para… – Parte I
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Aproveite ao máximo o papel toalha
Como limpar o micro-ondas respingado
Saiba como perfumar os ambiente da sua casa
Aprenda várias maneiras baratas e eficientes para limpar o box do banheiro
O que é o método FlyLady?

Compartilhe...

Um comentário em “16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada

  1. Aurea Martins disse:

    Adorei o site, parabens!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *