Dicas para decoração de quarto infantil

Dicas úteis para os quartos de bebês acompanhá-los por mais tempo.

O ideal é que o quarto planejado para seu bebê possa acompanhá-lo sem grandes alterações até a sua adolescência, quando só então será necessário mudá-lo, para acompanhar a nova fase de sua vida. Se seu filho já está na adolescência, sugerimos uma lida nas dicas para decorar quartos de adolescentes, que publicamos aqui.

Podemos dizer que existem duas linhas para decoração de quarto infantil, a tradicional, que se baseia na ergonomia para a criança e para o adulto, e a Montessoriana, baseada no método criado pela médica e educadora Maria Montessori, que prega que o quarto infantil deve ser montado pela ótica da criança, e não do adulto. Em ambas, teremos os mesmos ambientes e funções, o que muda é o tamanho e o tipo dos móveis utilizados. Abaixo veremos exemplos dessas duas linhas.

Decoração Montessiorana

Decoração Montessoriana

Decoração Tradicional

Decoração Tradicional

Para um quarto atender um bebê, é necessário ter uma área para o berço, um trocador, uma poltrona para amamentação e um espaço coberto no chão para ele começar a engatinhar e brincar. Já para uma criança um pouco maior, o berço é substituído por uma cama, o trocador por uma mesa para desenhar e posteriormente estudar e o espaço para brincar continua sendo necessário. As mudanças são pequenas e por isso é bom planejar o quarto de forma a prever essas substituições sem maiores transtornos ou despesas.

Procure usar móveis que tenham os cantos arredondados, sem quinas, sejam de uma altura adequada para que a criança alcance os seus objetos e que sejam fixados nas paredes, para evitar o seu tombamento, caso a criança tente escalá-los. Evite utilizar vidros, e se for colocar espelhos, prefira os de acrílico. Essas e outras dicas de segurança para crianças você pode ler também no post “Sua casa é segura para crianças?“.

Ao definir o espaço destinado para o berço no ambiente, já considere que mais adiante ele provavelmente precisará ser trocado por uma cama, portanto preveja espaço disponível para essa troca futura. Existem berços que já vêm com cômoda ou trocador junto, e se transformam em uma cama posteriormente. No caso do quarto Montessoriano, a cama ou o colchão ficará sempre no chão, e enquanto o bebê for bem novinho ele poderá dormir em um Moisés, colocado sobre a cama.

 
Para a função de trocador, costuma-se utilizar muito as cômodas, mas o ideal é que ele tenha proteção nas laterais, para evitar quedas, esse item não existe em quartos Montessorianos, pois nessa concepção de decoração, as crianças são trocadas sobre a cama ou tapete.

Tradicional ou Montessoriano, não importa, tente fazer com que os móveis estejam de acordo com o tamanho e a idade de seu filho, que ele tenha livros e brinquedos a seu alcance sem precisar escalar ou pedir ajuda para alcançar algo. É muito bom que ele possa ser independente para pegar o que quiser em seu próprio quarto.

A cor é muito importante, evite utilizar os dois extremos, ou seja: quartos com cores em demasia ou quartos monocromáticos. As crianças necessitam ter objetos coloridos, que chamem a sua atenção e desperte a sua curiosidade. O ideal é o predomínio de uma cor clara e colorir o ambiente usando os detalhes, como brinquedos, móbiles, adesivos de paredes, etc.

Crianças entre 5 e 10 anos já pedem por quartos mais radicais, então pense em usar o guarda roupas, a cama ou algum outro móvel como apoio para poder radicalizar o quarto nessa fase. Normalmente sua preferência se dará em função de seu esporte ou super herói favorito. Exemplos são: paredes de escalada, rede de homem aranha, escorregador, casinha de boneca ou barraca. Aproveite essa fase de seu filho para exercitar sua criatividade, porque depois, quando adolescente, provavelmente ele não vai mais permitir tanta interferência sua.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?

Um comentário em “Dicas para decoração de quarto infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *