Dicas de decoração para quartos de adolescentes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

quartos de adolescentes

Para decorar quartos de adolescentes é preciso considerar que, provavelmente, essa será a etapa mais curta da sua vida, mas geralmente a mais conturbada.

O início da adolescência é um momento delicado, quando seu filho já se vê como adulto, mas ainda tem momentos de criança.

Assim, se o quarto dele foi decorado com motivos infantis, a mudança da decoração é fundamental para ajudá-lo nesse período de transição. Portanto, isso não deve ser deixado de lado.

Como preparar o quarto para essa fase da vida?

Um dormitório de adolescente deve ter, se possível, três espaços. Ou seja, a área da cama, o espaço de estudo e também um local onde possa receber seus amigos.

É recomendável ter também uma cama extra para acomodar algum amigo que porventura venha a passar a noite em sua casa. Afinal, isso é uma coisa comum nessa idade.

A cor é sempre bem vinda. No entanto, procure pontuar em itens que possam ser trocados com facilidade e que predominem os tons claros ou pastéis no ambiente.

Usar muita cor no dormitório vai deixar o adolescente mais agitado. Escrevi um post sobre isso, que acredito ser interessante a leitura antes da escolha das cores, chamado “Decoração, acerte nas cores!“.

Procure escolher móveis neutros e colchas, almofadas e enfeites que possam ser trocadas conforme seu filho for ficando mais velho e atinja a idade adulta.

As premissas básicas para decoração de um dormitório são sempre válidas, como as que escrevi no post “Dicas de decoração de quarto de casal“.

Abaixo, apresento algumas quartos decorados e avalio cada um de acordo com as recomendações de decoração ideal.

O fazer e o que não fazer em um quarto de adolescente

O dormitório abaixo está ótimo, praticamente perfeito. Cumpre todos os requisitos necessários para um quarto de adolescente. A parede escura não compromete o sono porque está na cabeceira da cama e o quarto é bem espaçoso.

****

O próximo quarto, apesar de ser pequeno, também está ótimo. Claro, colorido sem ser exagerado, com um excelente aproveitamento do pouco espaço disponível.

****

Utilize beliches

Observe com atenção esse beliche. É uma boa maneira de aumentar o aproveitamento de espaço. Além disso, nesse exemplo ainda há uma terceira cama embutida.

Cada cama é um pequeno espaço pessoal e individual perfeito. As cores estão ótimas e o beliche muito criativo. No espaço de canto que sobrou nos pés do beliche ainda foi possível criar um espaço de estudo.

Observe também a mistura de estilos na decoração, sofisticada e simples no mesmo espaço. Bem como, observe, ainda, o excelente aproveitamento de cada espacinho disponível.

****


Aproveitamento de espaço

Uma ideia também muito interessante para o aproveitamento de espaço é colocar a área de lazer ou de estudo acima ou abaixo da cama, como nessas duas opções que selecionei.

Nesses casos, muito cuidado com a utilização de ventiladores de teto, eles não podem ficar ao alcance de quem está no ambiente superior para evitar acidentes.

Entretanto essa ideia não é interessante para quartos com o pé-direito muito baixo.

****

Lidando com cores muito fortes

No quarto abaixo, foi observado tudo que é necessário em termos de espaço e distribuição de móveis, está perfeito?

Não, pois as cores estão muito fortes. Assim, ele é um ambiente propício para receber amigos, porém, para estudar e dormir é totalmente inadequado.

Além da utilização da cor forte e em demasia, faltou uma cor de contraponto para diminuir o rosa. Então, esse quarto ficou muito pesado.

****

Nesse, apesar da cor forte usada em alguns móveis e nos detalhes, o ambiente está bem mais equilibrado. Ou seja, as paredes cinzas e alguns móveis brancos deixam a sensação causada pela cor forte menos estressante.

****

Trabalhando a iluminação

Observe esses dois quartos. Ambos estão ótimos, bem equilibrados e repousantes. Mas, em ambos falta a luz de cabeceira.

****

Aqui temos um quarto bem interessante, quase perfeito. No entanto, seu ponto fraco é a abertura da gaveta sob a cama, se for uma gaveta muito utilizada, será necessário tirar constantemente a cadeira do caminho.

Além disso, ele também poderia ter algum detalhe em amarelo para alegrar um pouco o espaço.

****

Aqui temos três opções para a distribuição das camas em quartos para dois adolescente. Nesses casos, o tamanho e a disposição da peça é muito importante para decidir qual a melhor alternativa.

Note que a segunda opção permite que, sob uma das camas, seja colocada uma terceira cama embutida. Assim esse quarto pode receber um hóspede.

****

Em quartos de meninas, você pode considerar a opção de incluir uma penteadeira. Ainda mais se isso for importante para ela.

A primeira opção apresenta lugar para a maquiagem, bijuterias e espelho embutido. Assim, quando fechada, ela se transforma em um espaço de estudo. Faltou apenas a iluminação lateral, contemplada na segunda opção.

Enfim, com essas dicas espero ter ajudado você em sua decisão. Mas, sobraram dúvidas? Então, pergunte-nos.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari.


Leia também:
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Como fazer para um quarto pequeno parecer maior?
Dicas de decoração de quarto de casal
62 ideias de filtros dos sonhos e dicas de como fazer
34 ideias para montar um jardim em um espaço pequeno
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Conheça uma mesa que é um playground para gatos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *