Conheça uma mesa que é um playground para gatos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

mesa para gatos

Uma mesa para gatos gatos? Então, todas as pessoas apaixonadas por gatos sabem que eles adoram explorar. Não resistem ver uma caixa ou um buraco sem tentar entrar neles e aproveitar cada espacinho disponível.

Baseado nisso, um arquiteto amante de felinos, analisando como um gato tem a capacidade de algumas vezes se virar e sair quando entra em um copo com um espaço do tamanho de sua própria cabeça, em uma prova de flexibilidade incrível pensou em criar essa mesa.

Uma mesa para estimular a curiosidade dos gatos

Essa mesa é uma criação de Ruan Hao, fundador e designer-chefe do estúdio de arquitetura chinês LYCS. Ele recebeu diplomas da Universidade de Tsinghua e da Universidade de Princeton. Já foi professor visitante na Universidade de Harvard e assistente do famoso arquiteto Wang Shu.

Ele ainda lecionou na Escola de Design da Universidade de Harvard e agora é professor na Escola de Arte Arquitetônica da Academia de Arte da China.

Mas, porque listamos todo o seu currículo? Porque esse perfil de profissional, considerado como “acadêmico” em geral é associado ao tecnicismo e projetos “secos”, o que contraria o conceito dessa mesa.

Ela ficou muito famosa em uma Feira de Móveis não somente pela sua proposta de conceito de “espacialização de móveis”, mas também porque juntamente com a mesa, ele levou um lindo gatinho chamado Peugeot, que mostrava aos visitantes o quanto essa mesa lhe agradava.

Porque essa mesa foi criada?

Na realidade essa mesa para gatos nunca esteve a venda. A ideia de Ruan Hao era demonstrar que se um escritório de arquitetura consegue criar um ambiente com tamanho e design adequado e irresistível para um gato, então, esse mesmo escritório teria condições de ousar e inovar também para humanos.

Da mesma forma que um buraco de tamanho adequado pode ser tão irresistível para os gatos, sua curiosidade seria também satisfeita ao explorar repetidamente o caminho desconhecido através do buraco.

mesa para gatos

A mesa recebeu o nome de CATable e procurou criar uma fusão dessas experiências de explorar com um local onde a interação ocorre. Ou seja, o que é uma simples mesa para nós e um paraíso para os gatos.

O que também motivou a equipe de design a escolher os gatos para realizar sua ideia de espacializar móveis foi o fato de que quando as pessoas usam um laptop na presença dos gatos, eles geralmente gostam de subir no computador e deitar sobre o teclado, ou seja, querem sempre explorar.

Equipe pensou fora da caixa

Para a equipe, ao olhar para uma mesa comum é realmente muito difícil inspirar as pessoas a pensarem “fora da caixa”. Então, na maioria das vezes o elogio que ela recebe é “bonita”.

Por isso a ideia de uma mesa que provocasse um gato a explorá-la, reunindo dessa forma vários elementos para refletir, como pessoas trabalhando, gatos, situações engraçadas, gatos brincando sozinhos sem ficarem entediados, entre outras reflexões.

O interior da mesa de gatos é composto por pequenos buracos que, em função da curiosidade felina provocam a exploração e a brincadeira duradoura.

Dessa forma, quando uma pessoa e seu gato usam essa mesa juntos, um não incomoda o outro mas os dois se mantém unidos.

Qual o conceito dessa mesa?

Voltando ao conceito da criação da CATable, o chamado “espaço para móveis” significa que os móveis não precisam ter necessariamente um único objetivo. Portanto, eles também podem ser um local que oferece espaço para mais de uma atividade compartilhada.

E quando esse mobiliário tem o significado de espaço, também é usado para interpretar o significado do próprio design, ou seja, melhorar a qualidade de vida.

“No momento em que a tecnologia é desenvolvida, a inovação não pode criar algo novo do nada, mas filtrar parte das informações disponíveis e estabelecer contato com outras informações aparentemente irrelevantes”, afirmou Ruan Hao, referindo-se a sua mesa.

mesa para gatos

Observe os detalhes pensados para a aparência da mesa para gatos, no tampo há um espaço de recreação para o gato ao mesmo tempo em que possibilita que alguém trabalhe no espaço restante.

Há um orifício na parte superior para os gatos emergirem e as pernas da mesa também são projetadas de forma a estabelecerem um equilíbrio harmônico.

O design da mesa possui furos redondos e vãos laterais. Dessa forma, eles permitem que o gato se encolha ou até mesmo descanse no centro ou na lateral da mesa.

Conclusão

Se você tem gatos em casa, mesmo essa mesa não estando a venda, ela serve de inspiração para pensar em móveis e outros objetos que instiguem a curiosidade de explorar de seus gatos. Dessa forma, deixando-os mais entretidos, menos entediados e facilitando a convivência entre vocês, não acha?


Leia também:
Como fazer para um gato parar de urinar fora da caixa de areia?
A casa e os animais de estimação
Simbolismo das cores dos gatos
Como evitar e como tratar a obesidade em gatos
A importância de adotar um animal de estimação em vez de comprar
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Truques simples e caseiros para solucionar algumas situações com seus animais de estimação
Conheça as raças de gatos mais populares no Brasil
10 passos para preparar sua casa para um filhote de gato

Compartilhe...

Um comentário em “Conheça uma mesa que é um playground para gatos

  1. Atiila disse:

    Adorei as dicas, os gatos amam esses playgrounds, parabéns pela postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *