Dicas para montar uma sala de jantar pequena + 50 ideias

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Se sua sala de jantar é pequena, portanto você acredita que não tenha solução para montá-la, então veja essas dicas.

Se você sonha em ter uma sala de jantar em sua casa, mas acredita que não tenha espaço suficiente para isso, preparamos abaixo várias dicas e maneiras inteligentes de aproveitar ao máximo pequenos espaços para você finalmente conseguir realizar esse desejo.

Por menor que seja sua sala e, portanto, pareça ter um potencial limitado para acomodar uma mesa, saiba que há várias formas de criar um espaço elegante, confortável e prático para sua família e seus convidados fazerem suas refeições.

É possível montar uma sala de jantar em uma área pequena?

Seja em um ambiente pequeno exclusivo para sua sala de jantar ou apenas um pequeno cantinho da sua cozinha ou da sala de estar, com essas dicas de como ampliar o espaço disponível para colocar uma mesa você não precisará mais fazer suas refeições improvisadamente.

Aumentar o espaço disponível para colocar uma mesa de jantar ou causar a sensação de que esse espaço seja maior do que realmente é, passa por várias técnicas, tanto na escolha dos móveis e do seu tamanho, como de truques que simulam a ampliação do espaço.

Como resolver o problema de espaço para a mesa de jantar?

É muito fácil de perceber que os ambientes das casas e apartamentos estão cada vez menores na maioria dos imóveis. Seja pela boa localização, pela praticidade em manter ou pelo custo de morar, a realidade é que a maioria das pessoas tem que encontrar uma forma de morar confortavelmente em imóveis cada vez menores, principalmente nas grandes cidades.

O segredo para resolver essa situação é saber como montar espaços aconchegantes, mesmo que pequenos. Além disso, fazer de uma forma que não pareçam apertados e nos quais as pessoas só pensem em sair quando estão neles.

A solução para “aumentar” um espaço passa por alguns pontos que devem ser observados, como a decoração, a organização, a cor das paredes e dos móveis e tamanho dos móveis. Um espaço fica maior quando aumentamos o campo de visão dele, principalmente se ele for muito pequeno.

Como fazer para que o espaço destinado à sala de jantar pareça maior?

Veja se é possível instalar um espelho em uma das paredes, quanto maior for esse espelho, maior será a sensação de aumento de espaço que ele proporcionará. Dependendo da posição em que o espelho seja instalado e do que ele irá refletir, ele tem a capacidade de dobrar a sensação de espaço.

Procure pintar as paredes com cores claras. Cores claras “abrem” um ambiente, cores escuras “fecham” um ambiente com a incidência de luz.

Se você gosta de cores escuras nas paredes, então você também pode ter uma parede mais escura em meio às paredes mais claras. Mas para isso existe uma técnica, procure limitar essa cor escura, ou mais forte à menor parede do ambiente.

Além disso, se houver um lustre, ou luminárias pendentes sobre a mesa, prefira peças transparentes ou que espalhem a luz em vez de focá-la em um único ponto sobre a mesa.

Por fim, se a mesa de jantar vai ficar permanentemente disponível para uso, encontre um mesa adequada ao espaço disponível e que não pareça apertada.

Se sua mesa será um móvel multifuncional, e montada somente no momento da refeição, ela pode ser um pouco maior. É possível encontrar também muitos modelos de mesa de dobrar, que podem ser uma excelente solução.

Móveis transparentes ampliam espaços

Considere a possibilidade de sua mesa ser transparente (de acrílico ou vidro por exemplo). Isso porque nesse caso ela também cumprirá a função de ampliar o campo de visão, que citamos acima.

Caso seja possível, analise a possibilidade de integrar sua sala de jantar à cozinha, transformando-a em uma cozinha americana ou com uma ilha de cozinha. Você poderá aproveitar ainda a parede que sobrar para fazer um balcão confortável que funcionará como mesa de jantar.

Em espaços muito apertados para a colocação de cadeiras, verifique a possibilidade de fazer um canto alemão, o ganho de espaço desse estilo de mesa é grande. Outra alternativa é a utilização de bancos móveis em vez de cadeiras, pois esses, quando não estiverem em uso, ao contrário das cadeiras com encosto, poderão ficar embaixo da mesa. Cadeiras de dobrar também podem ser a solução para esse problema.

Escolha o formato de mesa que mais se adapte ao espaço disponível, pode ser uma mesa de canto, uma mesa redonda, uma mesa que possa ser ampliada se necessário, enfim, existe um modelo mais apropriado a cada situação.

Tente fazer “sobrar espaço”, por menor que seja, um espaço vazio sempre causa a sensação de que um ambiente não está apertado.

Se for utilizar cadeira, prefira cadeiras com encosto baixo, pouco acima do tampo da mesa.

“Pense fora da caixa”. Se aparentemente não existe nenhum espaço livre para sua mesa de jantar, tente “criar” esse espaço na cozinha, em uma varanda, na sala de estar, ou em qualquer outro pequeno espaço em que ela possa ficar disponível somente durante as refeições. Os móveis multifuncionais são perfeitos para ajudar nessa solução, veja abaixo que excelente ideia, cadeiras de dobrar e mesa de centro que se transforma em mesa de jantar.


Como escolher a mesa ideal para a minha sala de jantar?

Em salas de jantar pequenas ou que não sejam ambientes exclusivos de jantar o tamanho da mesa de jantar escolhida é fundamental.

Por isso selecionamos abaixo mesas de jantar que cabem em qualquer espaço para ajudar você a encontrar a que melhor se adapte ao espaço que você tem disponível e que combine com o estilo que você deseja para sua sala de jantar.

Escolhemos fotos de ambientes completos, com mesas fixas. Mas também modelos de mesas multifuncionais para espaços muito pequenos, em que a mesa não precise ficar permanentemente disponível. Sendo assim, a mesa pode assumir outras funções no ambiente. Acredite, existem soluções simplesmente geniais.

50 imagens de mesas de jantar para espaços pequenos


Leia também:
Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Moveis “inesperados”, 14 ideias para você se inspirar
Como escolher o piso para a cozinha
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades
Como decorar um apartamento pequeno
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *