Dicas para tornar o inverno uma estação mais agradável

O Brasil é um país muito grande, quase continental, com muita diversidade cultural e climática. Enquanto em algumas regiões, inverno e verão estão relacionados à chuva ou seca, em outras, as estações de verão e inverno estão relacionadas ao frio e ao calor. Para essas, o frio do inverno que está chegando, inevitavelmente, traz com ele algumas mudanças necessárias em nossos hábitos de dia a dia.

Antes da chegada das estações frias, já percebemos que os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Com a chegada do frio, trocamos as roupas leves por outras mais quentes e pesadas, aquela saladinha tão apetitosa no verão dá lugar a um caldo, sopa ou feijão, e o vinho tinto substitui o vinho branco, a cerveja e outras bebidas geladas. As atividades ao ar livre ficam melhores com a companhia do sol e um foguinho na lareira é objeto de desejo de boa parte das pessoas. Veja abaixo algumas dicas para que sua casa se torne um local mais agradável nas estações frias.

Para deixar sua casa mais acolhedora no inverno, mantenha os vidros fechados, mas deixe entrar máximo que puder de sol durante o dia. Nos horários mais quentes, procure arejar o máximo possível todos os cômodos da casa.

À noite, feche suas venezianas ou cortinas para evitar que o frio do exterior se propague pelos vidros e esfrie interior da casa. Use mais tapetes no chão, mantas e almofadas nos sofás, enfim, quanto mais tecidos dentro de casa, mais acolhedora e aquecida ela ficará.

Você também poderá cobrir-se com mantas para assistir televisão, ou ler um bom livro, atividades que combinam muito com essa estação. Velas, lareiras e outros itens que tenham chamas vão diminuir a ideia de frio. Mas, se você é adepto de fazer fogo dentro de casa, tome cuidado, não exagere na medida para evitar a queima elevada de oxigênio e os riscos de provocar um incêndio. Qualquer atividade que envolva fogo exige muito cuidado e segurança.

 
Procure cuidar também de sua saúde, passar o inverno com problemas respiratórios atrapalha enormemente curtir os prazeres que ele oferece. Nessa estação os germes se propagam mais facilmente por causa dos ambientes fechados, lave regularmente as mãos, tome bastante líquido, alimente-se bem e mantenha-se sempre seco e aquecido, utilizando roupas adequadas.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
O frio do inverno pede por caldos e sopas
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor
Os cuidados para o verão
Vasos autoirrigáveis
A casa e os animais de estimação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *