DIY – Conheça uma maneira surpreendente para plantar batatas em vasos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

plantar batatas em vasos

Existem muitas dicas na internet ensinando a plantar batatas em barris, tonéis, vasos, ou baldes, mas nenhuma que encontramos é tão criativa e fácil de executar e utilizar como a que vamos ensinar abaixo.

Além disso, essa dica também é ótima para quando alguém lhe mandar plantar batatas, você poder responder: “Já planto!” 🙂


As batatas são muito fáceis de serem plantadas e costumam produzir bastante bem em vasos, porém, a parte mais chata dessa forma de plantio é a colheita, sendo necessário cavar e retirar todo o solo do vaso em busca de batatas perdidas.

A ideia de plantar utilizando dois vasos (ou baldes), em vez de apenas um é muito fácil e simples de executar, e ao mesmo tempo, muito eficaz, facilitando em muito o acesso do resultado do plantio.

Como plantar batatas em vasos

Antes de mostrarmos como fazer, é muito importante anteciparmos algumas informações relevantes, para que o resultado final obtido por você seja um sucesso e não uma frustração:

  • Os vasos ou baldes usados precisam ser necessariamente pretos;
  • Nas imagens você poderá observar que estão sendo usados baldes pretos. No entanto você poderá usar também vasos normais, ou aqueles vasos moles de preço bem baixo, que costumamos utilizar para plantações provisórias;
  • Quanto maiores os vasos usados, maior será sua colheita;
  • Depois de plantadas as batatas, o vaso não pode ficar no sol a pleno.

Você vai precisar de 2 vasos para cada canteiro que pretenda fazer, terra, batatas que já estejam brotando, um marca texto ou pincel atômico, um estilete, ou uma faca para cortar o vaso de dentro, alguma ferramenta para perfurar os vasos embaixo, caso eles não sejam (os vasos moles que comentamos acima já vem com um bom número de furos em sua base).

Modo de preparar sua plantação de batatas

Se os baldes não forem furados embaixo, a primeira coisa a fazer é providenciar esses furos nos dois baldes, para isso você pode utilizar uma furadeira, ou um ferro de solda aquecido. Esses furos são muito importantes para drenar o solo e as batatas não apodrecerem pelo excesso de água.

Feitos esses furos, o balde externo já está pronto e você pode separá-lo até o momento do plantio. Então, no outro balde você precisará desenhar, com o marca texto, 3 retângulos iguais e nas mesmas dimensões e distâncias entre si, que serão cortados com o estilete.plantar batatas em vasos - vaso cortado

Agora é a hora de começar a plantação. Então coloque o balde cortado dentro do balde inteiro e encha-os até a metade com terra.

Para plantar batatas em vasos, coloque então 3 batatas sobre a terra, cada batata na metade da distância entre o centro do balde e cada uma das aberturas feitas. Preencha o balde de terra até em cima cobrindo os brotos, mas tomando cuidado para não machucá-los, pois esses brotos são bem frágeis.

Regue a terra com uma boa quantidade de água. Você observará que a terra vai se acomodar abrindo espaço no balde para mais terra, então complete o balde com terra novamente.

Coloque o vaso pronto em algum lugar que não pegue sol a pleno e tome o cuidado de regá-lo constantemente. Mas não encharque demais, pois como explicamos acima, o excesso de água apodrece as batatas.plantar batatas em vasos - mudas nascendo

Colheita das batatas em vasos

Quando os pés de batata começarem a florescer a batata estará pronta para ser colhida. Para isso, retire o balde cortado de dentro do outro e colha quantas batatas você quiser.

Reponha no balde o solo que caiu nessa tarefa e recoloque novamente o balde cortado dentro do outro. Se a terra se acomodar e sobrar espaço novamente, volte a preencher o balde com terra.

Você pode repetir a colheita até que consuma todas as batatas produzidas, quando então pode recomeçar novamente todo o processo de plantio. Mas não esqueça, as batatas ainda plantadas não podem pegar luz solar direta.

Enfim, se você gostou dessa forma de plantar batatas em vasos, então, mãos-a-obra!


Leia também:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

5 comentários em “DIY – Conheça uma maneira surpreendente para plantar batatas em vasos

  1. Lenira Campos disse:

    Adorei essa dica, vou plantat batatas mesmo!

  2. Aurea Martins disse:

    Gostei muito do site, parabens!

  3. Pouso da Serra disse:

    Parabens pelas dicas..

  4. Marilene rosado disse:

    Adorei as dicas vou plantar batatas já que muitas pessoas já manda kkkkkkk

  5. carlos carreira disse:

    é espetacular, fácil e bom de fazer. Vou fazer. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *