DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Se você costuma consumir vinho com regularidade e joga fora as rolhas utilizadas ou as guarda para alguma utilidade futura, mas não sabe qual, veja as ideias que selecionamos.

Rolhas de cortiça usadas podem ser muito mais útil do que podemos imaginar, elas podem ser reutilizadas na decoração, como suporte, em tapetes, em móveis, quadros de avisos, divisórias, enfim, onde nossa imaginação nos levar. Depois de ler essas ideias e dicas abaixo, sua imaginação vai fervilhar e certamente você acabará criando novas utilizações para elas, ainda mais criativas que essas.

Como calço para os móveis

Se você tem cadeiras, estantes ou mesas em falso, pela altura desigual dos seus pés, ou por que o chão onde elas ficam é irregular, uma forma simples de corrigir essa desigualdade é cortando uma rodela da rolha em uma espessura com poucos milímetros maior que ela e colando no pé mais curto como calço, de modo que, com algum achatamento da rolha ao ser pressionada, a desigualdade seja totalmente desfeita. Você pode utilizar cola de contato ou cola de madeira.

Como vasos ou cachepôs

Se você tem vasos ou cachepôs que quebraram, ou já estão feios ou você enjoou do modelo, pode recapá-los com rolhas, cortadas ou inteiras, formando mosaicos, com relevo ou sem. Você terá peças únicas e personalizadas, utilizando apenas as rolhas e cola. Esses vasos poderão ser utilizados para plantas vivas ou em arranjos secos. Se você não quiser deixá-las nas cores originais, ou quiser que fiquem menos porosas, ou que combinem com a decoração já existente no ambiente onde o vaso será colocado, você também pode colorir as rolhas, passar nelas um selador ou envernizá-las. Se for utilizá-las com plantas vivas, observe que não entrem em contato diretamente com a terra, pois isso diminuirá sua durabilidade.

Como tapete ou capacho

Da mesma forma que você pode utilizar a criatividade para fazer vasos, pode também fazer tapetes ou capachos. Pegue um tapete, ou capacho de borracha, ou um pedaço de tela antiderrapante para tapetes. Simule como o seu tapete ficará, arranjando as rolhas sobre ele e observando se a disposição delas lhe agrada. Com cola de contato, cola quente ou silicone vá colando as rolhas cortadas, ou inteiras, de acordo com o desenho e o formato que você imaginou.

Para fechar embalagens

Se você abriu um pacote de biscoito ou de salgadinhos, não consumiu todo de uma vez e quer mantê-lo fresquinho por mais tempo pode lacrá-lo com uma rolha. Faça um corte na rolha até a metade, onde você encaixará a borda aberta do pacote dobrada facilmente. Ela também pode ser utilizada para fechar sacos plásticos de cereais e temperos, sendo muito prática a cada vez que você precisará utilizá-los.

Como puxador para gavetas e portas

Se você quiser substituir emergencialmente um puxador de gaveta ou de porta que quebrou, até encontrar para comprar outro igual ao original, ou mesmo, se quiser dar um ar mais rústico a um móvel, utilize o mesmo furo onde estava o puxador original, colocando um parafuso com ponta pelo lado de dentro e rosqueando nele a rolha. Para esse uso, prefira as rolhas de espumantes, pois são mais anatômicas para puxar, mas as rolhas retas, sem saliência também podem ser utilizadas.

Essas são algumas que sugerimos, porém existem inúmeras outras ideias onde as rolhas podem ser aplicadas, como por exemplo:

  • Carimbos para as crianças brincarem;
  • Imãs de geladeira;
  • Carretéis para enrolar linhas;
  • Almofadas para alfinetes;
  • Boias para pescar;
  • Como combustível para acender o fogo de lareiras e churrasqueiras;
  • Objetos de decoração;
  • Luminárias;
  • Descansa pratos;
  • Descansa panelas;
  • Descansa copos;
  • Mural de recados;
  • Moldura de porta retratos;
  • Chaveiros para identificar suas chaves;
  • Tampo de mesa;
  • Mini vasos.

Enfim, vá até onde sua imaginação lhe levar no reaproveitamento de suas rolhas usadas…


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
DIY – Blocos de concreto
DIY – Como fazer tapetes de pedra
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Ideias surpreendentes para reaproveitar garrafas de vidro
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *