DIY – Ideias, dicas e o passo-a-passo para montar o seu terrário

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

como montar um terrário

Você sonha em ter um, mas não sabe como montar um terrário? Nos acompanhe nessa postagem.

Montar e manter um terrário é muito fácil e divertido, é apaixonante e pode se transformar em um excelente hobby para quem gosta de plantas e quer exercitar sua criatividade através do contato com a natureza.

Qualquer que seja o clima ou o espaço disponível em sua casa, sempre haverá espaço para um terrário. Além disso, é um excelente presente para dar a um amigo.

O que é um terrário?

Você sabe o que são terrários? São mini jardins, ou mini ecossistemas, montados dentro de um recipiente, geralmente de vidro ou de cerâmica.

Eles são perfeitos para quem mora em espaços pequenos e quer ter seu próprio jardim para cultivar e curtir.

Você pode montar dentro de sua casa um mini mundo cheio de plantas belas e exuberantes em miniaturas.

Os terrários bem planejados podem ficar lindos e são cada vez mais populares. Além disso, necessitam de muito pouca rega, podem ficar em ambientes fechados e trazem a natureza e muito mais charme para dentro de casa.

Se você quiser se aventurar nesse novo hobby, trouxemos nessa postagem a explicação de como montar o seu e muitas imagens com dicas e ideias para que você se torne um especialista no assunto.

Você pode utilizar aquários, jarras de café, potes de compota, vasos, ou qualquer outro recipiente de vidro que já tenha em casa.

Passo-a-passo para fazer o seu próprio terrário

Buscando mais informações, encontramos um passo-a-passo muito legal para você montar seu próprio terrário no blog “apartment therapy“, que pode ser lido aqui (em inglês).

Para facilitar sua vida, traduzimos o passo-a-passo abaixo, acrescentando mais algumas dicas e observações que acreditamos tornarem ainda mais fácil essa tarefa.

Antes de começar o seu terrário você deve optar se ele vai ser um terrário aberto ou fechado, tenha em mente que todas as plantas utilizadas nele devem ter as mesmas necessidades ambientais.

Se você pretende cultivar plantas que gostam de sol e ambientes secos, um recipiente aberto vai funcionar muito bem.

As plantas que para se desenvolverem necessitam de altos níveis de umidade devem ser plantadas em um recipiente fechado. Além disso, certifique-se também de ter selecionado o solo apropriado para as plantas escolhidas.

A propósito dessa escolha, procure optar por plantas de crescimento lento, a fim de evitar a superlotação do terrário.

O que você vai precisar para seu terrário

como montar um terrárioUm recipiente de vidro limpo e transparente, pode ser uma jarra, um vidro de conserva, um aquário, ou qualquer outro vidro que você ache legal e tenha em casa e que tenha uma abertura suficientemente grande para que os materiais possam ser colocados dentro dele.

Pedras pequenas, pode ser cascalho, pedras de rio, cerâmica quebrada, pedrisco, brita, seixos.

Substrato (terra) ou areia (podem ser os dois também, dependendo do tipo de terrário você pretende fazer).

As plantas que serão colocadas, podem ser bromélias, suculentas, cactos, orquídeas, ou outra de sua preferência e que seja adequada para espaços pequenos.

Pedras, enfeites biscuit e outros acessórios de paisagismo que você ache interessante para fazer parte do mini ambiente.

Opcionalmente você poderá precisar de um funil, uma colher e uma pinça, dependendo do recipiente escolhido, pois facilitará o seu trabalho, e luvas, se quiser proteger as mãos.

Como fazer um terrário

terrarium_03Coloque as pedrinhas no fundo do recipiente, formando uma camada em torno de 3 centímetros de espessura. Dessa forma, essa vai ser a camada de drenagem do seu terrário.

Se você vai fechar o terrário com uma tampa, é interessante que você adicione também uma camada fina de carvão vegetal triturado, que ajudará a manter o solo fresco e seco.

Faça uma camada de areia sobre as pedrinhas e o carvão com a mesma espessura da anterior.

Adicione sobre a areia o substrato (ou a terra vegetal). Mas, tome o cuidado de manter buracos grandes o suficiente para colocar as raízes de cada planta.

Você pode criar camadas irregulares de areia e solo, mas preste muita atenção para os níveis em torno das bordas das plantas, pois isso é o que você vai ver do lado de fora do terrário.

Preste atenção também para que a soma dessas 3 camadas (pedra, areia e terra) ocupem cerca de 1/3 da altura do seu recipiente, sendo a camada de solo a que deve ser mais espessa.

Retire cada planta do seu vaso original e plante-a no buraco deixado para ela em sua camada de terra e acomode a terra em sua volta com os dedos.

Você pode colocar no mesmo terrário mais de uma espécie de planta, mas lembre-se do que escrevemos acima de observar se elas são compatíveis.

Procure colocar as plantas nas partes mais altas do solo criado, assim elas ficarão em evidência, deixando as depressões para a colocação de musgos, enfeites, miniaturas, pedras ou o que você imaginar.

Depois de colocadas as plantas, chegou o momento de você montar o seu cenário, utilize pedras, miniaturas, enfim, deixe seu terrário com o aspecto de um mini jardim.

Como manter seu terrário sempre bonito

Regue de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da necessidade de água das plantas escolhidas e procurando molhar apenas as plantas e não todo o terrário, para evitar a criação de musgos.

Para um terrário aberto, o solo deve permanecer sempre úmido, nunca deixe-o secar completamente.

Terrários fechados exigem muito menos regas, pois a evaporação de água é muito pequena.

Retire e faça podas na vegetação morta ou nas plantas que estejam crescendo em demasia. Dessa forma você vai evitar o seu apodrecimento dentro do terrário e o excesso de população.

Os terrários geralmente precisam de luz natural indireta. Portanto, evite o sol direto ou locais muito quentes, pois o recipiente pode se transformar em uma panela, cozinhando as plantas.

Além disso, pulverize periodicamente um pouco de água sobre as folhas.

Ideias para montar um terrário

A ideia lhe agradou? Passeie pela galeria de imagens abaixo e busque inspirações para montar o seu próprio terrário.

Se você quer buscar mais informações sobre o assunto, encontramos um outro passo-a-passo também muito legal no blog “inhabitat“, com o título “DIY: How to Make Your Own Green Terrarium” (Faça-você-mesmo: Como fazer seu próprio terrário verde), que pode ser lido, em inglês, aqui.


Leia também:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
DIY – Você curte jardins verticais?
Qual a origem do bonsai?

Compartilhe...

2 comentários em “DIY – Ideias, dicas e o passo-a-passo para montar o seu terrário

  1. Geacomo Sacchetto disse:

    Boa tarde! Estou com um problema em meus terrários fechados, os muros bois quais usei para fazer o carpete estão mofando, uso luz artificial de led 3w durante 8 horas e quando vou aguar borrifo sobre as plantas. Oque pode ser? Desde já obrigado. o

    • Lar, Doce Lar disse:

      Provavelmente esteja faltando luz em seu terrário e você esteja colocando água demais, terrários fechados devem receber muito pouca água, alguns praticamente nem devem receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *