Fazendo dessa forma você nunca mais vai passar trabalho para desfiar frango

Muitas receitas pedem a utilização de frango desfiado: pastéis, salpicões, tortas salgadas, fricassê e outras delícias. Porém, qualquer pessoa que já preparou alguma receita com frango desfiado sabe que o processo de desfiar o frango é trabalhoso, toma muito tempo, e pode acabar desmotivando de preparar uma receita deliciosa. Existem hoje no mercado marcas que já vendem o frango desfiado pronto, sem temperar, mas normalmente a um preço mais alto, que acaba sendo proibitivo para quem quer cozinhar dentro de um orçamento mais limitado.

Existe uma técnica, entretanto, muito simples e que vai garantir que você tenha o seu frango desfiado rapidamente e com praticamente nenhum esforço. Além disso, você pode utilizar qualquer corte de frango, pois a técnica em si facilita a separação de ossos e outras partes da carcaça do frango da carne.

Para fazer isso, você precisará de uma panela de pressão. Aqueça óleo ou manteiga na panela de pressão, conforme sua preferência, e acrescente o frango em pedaços. O ideal é utilizar o peito de frango, poie ele tem mais carne e menos ossos, mas essa técnica funciona perfeitamente com qualquer corte de frango – exceto as asinhas, que têm pouquíssima carne em relação aos ossos e podem acabar não rendendo uma quantidade significativa.

Frite bem o frango e acrescente os temperos de sua preferência – entretanto, como você adicionará água, pode deixar para temperar depois que o frango já estiver cozido. Mexa os pedaços de frango para que selem ao contato com o fundo da panela – para que todos os lados deixem de estar crus. Acrescente água quente até cobrir todos os pedaços de frango – tome cuidado para não acrescentar muita água, basta apenas cobrir o conteúdo da panela. Em seguida, feche bem a panela de pressão com a sua tampa para que o mínimo de vapor se perca pelas laterais da tampa.

Deixe a panela de pressão em fogo alto até formar a pressão. Assim que a panela começar a chiar, diminua o fogo – o ideal é deixar em fogo baixo, mas como alguns fogões são muito fracos, talvez precise ficar em fogo médio. Deixe o fogo no mínimo possível para que a panela continue chiando. Marque 15 minutos – ou 20 minutos se você estiver fazendo grandes quantidades de frango – depois que a panela estiver com pressão.

Ao fim desse tempo, desligue o fogo e retire a pressão da panela. Você pode fazer isso de três formas: (i) deixando a panela descansar fora do fogo por algum tempo; (ii) colocar a panela na pia e deixar um fio de água fria escorrer sobre ela; ou (iii) levantar a válvula de pressão no centro da tampa e deixar o vapor escapar. Se você não tem experiência com panelas de pressão, a forma mais segura é deixar a pressão sair sozinha, aos poucos, com a panela em descanso.

Depois que a pressão tiver saído, abra a panela e escorra totalmente a água – quanto menos água ficar junto ao frango, melhor. Devolva os pedaços de frango para dentro da panela de pressão e feche novamente com a tampa, como se fosse voltar ao fogo. Segure a panela firmemente e sacuda-a com força. Isso fará com que o frango se choque com o interior da panela. Ao abrir a panela o frango estará completamente desfiado. A propósito, você pode utilizar a água utilizada nesse cozimento em sua receita, pois ela certamente adicionará mais sabor ao seu prato.

Se você gostou dessa receita, provavelmente também vá gostar dessas:
Receita de frango na cerveja
Torta de legumes – receita facílima
Receita de risoto de truta e rolo de presunto parma
Receita de tortinhas de cogumelo
Experimente essa receita deliciosa de couve-flor ao forno
Receita de torta de banana com doce de leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *