Home Office, conheça o “Retiro do Escritor” em Itaipava – RJ

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Diante da nova realidade mundial, em que as pessoas estão cada vez mais trabalhando remotamente, temos buscado alternativas interessantes para que nossos leitores encontrem soluções de trabalho condizentes com sua necessidade e que consigam aliar qualidade no trabalho efetuado com qualidade de vida.

Essa relação de trabalho desempenhado a contento aliado a qualidade de vida é imprescindível para quem precisa se concentrar no que está fazendo. Para isso, paz e tranquilidade são fatores fundamentais.


Em nossa busca encontramos um projeto simplesmente primoroso, o “Retiro do Escritor”, projetado pelo escritório de arquitetura Architectare, situado no bairro Leblon, Rio de Janeiro.

O “Retiro do Escritor” foi construído no distrito de Itaipava, em Petrópolis, na serra do Rio de Janeiro. Em dezembro do ano de 2015 esse projeto ficou em 1º lugar na 53ª Premiação Anual do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), na categoria Projeto de Edificações.

Minimalista, em estilo contemporâneo, construído em pedra e vidro, o “Retiro do Escritor” oferece conforto e paz para quem precisa se dedicar à arte de escrever. É perfeito para uma pessoa trabalhar e morar sem preocupações com muita manutenção e distrações.

Quem já se aventurou na arte da escrita sabe que para produzir uma boa peça de literatura é preciso, além de dar o melhor de si, de isolamento, muita concentração e tranquilidade, e é justamente isso que essa edificação oferece.

O projeto procurou contemplar não só uma sala com acústica adequada para a concentração, como também escolher um local em que a natureza e o isolamento social contribuíssem para estimular a criatividade.

A solução encontrada ainda contempla uma casa moderna, charmosa e aconchegante, externamente baseada em pedras e vidros, enquanto internamente prioriza a madeira, que a deixa mais acolhedora. Oferece assim o conforto em estilo contemporâneo em sintonia com a natureza.

A casa é composta por um quarto, um banheiro, cozinha com despensa e uma pequena varanda aberta. O quarto é onde o escritor passa a maior parte do seu dia, com uma bancada de madeira imponente posicionada em frente a uma linda parede de pedra, ele se transforma em uma estação de trabalho que respeita totalmente a separação entre o horário de trabalhar e de dormir.

Em uma outra postagem aqui no “Lar, Doce Lar” destacamos como solução para home office a construção de uma edícula no fundo da casa, pois essa casa é praticamente uma edícula, sem a casa principal, ela reúne luxo e praticidade.

O quarto também é contemporâneo e luxuoso, mesmo com a rusticidade das paredes de pedra, seu teto e piso são cobertos de madeira. As portas de vidro deslizantes conectam o interior do quarto à varanda externa e isso permite que quem esteja dentro da casa aprecie a linda paisagem da região e os sons da natureza sem precisar sair.

Para quem chega, a fachada da frente da casa passa a sensação de um portão de muro, ou a entrada de uma caverna, escondendo todo o conforto e a realidade do interior da residência.

Se é isolamento, paz, tranquilidade e conforto que você precisa para desempenhar suas tarefas, essa é uma boa ideia, não é mesmo?


Se você gostou deste assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
O que é o movimento antitrabalho? Entenda porque ele está crescendo
Como montar um espaço para home office em um quarto
5 dicas para deixar a decoração da sua casa com a sua cara
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Dicas para um home office eficiente e produtivo
Trabalhando juntos, 52 ideias para montar um escritório em casa para duas pessoas
Dicas e 60 ideias para montar um escritório no sótão

Compartilhe...

2 comentários em “Home Office, conheça o “Retiro do Escritor” em Itaipava – RJ

  1. paulo disse:

    Qual pedra foi utilizada nessas paredes ?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Paulo, não temos essa informação, mas você pode entrar em contato com o escritório de arquitetura, seu site está no texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *