Para que serve o sousplat?

Uma mesa bem arrumada e decorada agrada a todo mundo e reflete o cuidado do anfitrião com seus convidados. A partir do texto que publicamos com dicas sobre decoração de mesas, que pode ser lido aqui, algumas pessoas nos contataram com dúvidas a respeito de sousplat, o que é, para que serve, como utilizá-lo, se vale a pena usar, onde encontrar ou como fazê-lo. Nessa postagem vamos tentar esclarecer esse item específico chamado sousplat (pronuncia-se Suplá).

O que é sousplat?

Sousplat é uma palavra francesa e significa “prato de baixo”, é uma espécie de prato maior do que o de refeição e que geralmente mede entre 33 e 35 cm de diâmetro e que serve como base para os pratos utilizados para servir o almoço ou jantar.

Funções do sousplat:

  • Evitar respingos de comida na toalha ou na mesa;
  • Evitar que o prato fique escorregando quando a pessoa tenta cortar a comida;
  • Demarcar lugares à mesa, especialmente nos casos onde o prato não está sobre a mesa inicialmente, como no serviço conhecido como “empratado” (onde o garçom traz o prato, já servido, diretamente para o convidado) e em alguns estilos de buffet, onde os anfitriões optam por enfileirar os pratos perto das ilhas de jantar. Assim, o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta, que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal;
  • Como complemento na decoração da mesa, pois deixam-na muito mais charmosa.

O sousplat tem uma outra grande utilidade alternativa, para a qual, na sua concepção não foi imaginada, mas que com o passar dos anos está cada vez mais sendo posta em prática, que é utilizá-lo fora da mesa em “jantares a americana” (refeições que as pessoas se servem em uma mesa e comem sentadas fora dela, em sofás, ou em outro lugar sem ter onde apoiar o prato). Nessas situações, o sousplat é muito útil para apoiar o prato no colo, protegendo a roupa e facilitando cortar alimentos.

Como e quando usar sousplat?

O sousplat pode ser usado em todas as refeições. Pelas regras da etiqueta social, nos eventos formais a sua utilização é imprescindível. Ele pode ser usado juntamente com a toalha de mesa ou com o jogo americano, ou também pode ser usado diretamente sobre a mesa.

Nas refeições do dia-a-dia você não precisa utilizar o sousplat, a menos que queira alegrar mais suas refeições diariamente, nesses momentos você pode optar por um jogo americano ou mesmo colocar somente a toalha de mesa. Porém, em almoços, cafés e jantares especiais, não tenha dúvidas, utilize essa peça, ela vai deixar sua mesa muito mais charmosa.

Muitas pessoas confundem sousplat com o jogo americano redondo, porém eles não são a mesma coisa. O sousplat serve apenas para apoiar o prato, já o jogo americano serve para apoiar também os talheres e os copos. Observe, nessa imagem, a disposição correta dos dois, cada um deles cumprindo suas funções específicas de proteger, apoiar e embelezar.

Evite algumas gafes comuns na utilização do sousplat

  • Coloque-o a cerca de 2,5 cm da borda da mesa;
  • Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats, ao servi-las, eles deverão ser retirados da mesa;
  • Se for utilizar sousplat de vidro ou metal, coloque um pequeno tecido rendado sobre ele, isso evita que o prato deslize gerando ruídos e incômodo na sua utilização;
  • Os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem;
  • Troque-o caso suje durante a refeição;
  • Nunca apoie os talheres nele, pois o sousplat é apenas para o prato, copos e talheres ficam sobre o jogo americano, ou sobre a própria toalha;
  • Nunca utilizar o sousplat para servir petiscos;
  • Nunca sirva diretamente no sousplat, eliminando o prato.

 
Faça você mesmo o seu sousplat

O sousplat pode ser confeccionado em vários materiais, como vidro, cerâmica, rattan, inox, prata, acrílico, tricô, tecido. Um modelo bem conhecido, difundido e que se encontra para vender é feito em MDF e revestido com tecido. Ele é muito versátil, você pode fazer várias capas diferentes e substituí-las de acordo com a decoração da mesa em cada situação. Veja abaixo como fazê-lo.

Material:

  • 1 base para sousplat com 35 cm de diâmetro em MDF – você encontra nas lojas de artesanato;
  • 1 quadrado de tecido de 50 X 50cm;
  • 70 cm de elástico;
  • Linha para costura.

Montagem:

  • Corte o tecido em formato circular com 50 cm de diâmetro;
  • Costure uma barra em toda a volta do tecido para depois passar o elástico ou costure diretamente o elástico no tecido.

Está pronto seu sousplat.

Onde comprar sousplat?

Se você não tem tempo ou não quer fazer seus próprios sousplats, o modelo que ensinamos a confeccionar acima pode ser encontrado em lojas da internet. A estampa acima foi fornecida pela loja Kamari, especializada em cama, mesa, banho e decoração. Na Kamari existem várias estampas diferentes de capas para sousplat, que podem ser adquiridas com ou sem a base em MDF. Você pode ver todos os modelos de estampas disponíveis a venda na loja clicando aqui.

E então, depois dessa explicação você acha que vale a pena utilizar sousplat? Se sim, bom uso.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Como arrumar a mesa
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Bom gosto, você tem?
Vasos autoirrigáveis
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

6 comentários em “Para que serve o sousplat?

  1. Suzileine disse:

    Eu uso é muito prático

  2. Cecilia Tenencio disse:

    Adorei! obrigada

  3. Maria Helena disse:

    Muito boas e esclarecedoras essas dicas

  4. Sandra Berteli disse:

    Segui essas dicas e ficaram liiiindos. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *