Praticar exercícios regularmente previne alguns tipos de câncer

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Praticar exercícios previne câncer

É sabido que praticar exercícios é benéfico para a saúde, no entanto, uma pesquisa apontou que essa prática também previne alguns tipos de câncer.

Provavelmente ninguém mais tenha dúvidas que a prática regular e moderada de exercícios físicos é essencial para a boa saúde das pessoas de todas as idades. A atividade física regular reduz substancialmente o risco de contrair várias doenças causadas pelo excesso de gordura, pressão arterial alta, colesterol ruim, entre outros.

Mas a novidade é que praticar exercícios regularmente também ajuda a reduzir risco de 13 tipos de câncer.

Essas conclusões são de um estudo norte-americano, que afirma que a redução do risco se mantém independentemente do peso e do hábito de fumar. Como resultado, a redução média do risco foi de 7% considerando todos os tipos de câncer.

Praticar exercícios previne câncer?

O estudo analisou dados relativos a 1,44 milhões de americanos e europeus, com idades entre 19 e 98 anos. As pessoas analisadas foram acompanhados, em média, durante 11 anos, tendo sido registados 187 mil novos diagnósticos de câncer nessas pessoas durante esse período.


No estudo, publicado no Journal of the American Medical Association – Internal Medicine, os investigadores do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos detectaram uma redução do risco de contração dos vários tipos de câncer na ordem de: -42% em câncer de esôfago, -27% de fígado, -26% de pulmão, -23% de rim, -22% de estômago, -21% de endométrio (tecido que reveste o útero), -20% de sangue, -16% de cólon e -10% de mama.

Grande parte da população mundial é sedentária

Estima-se que 31% das pessoas adultas em todo o mundo não praticam nenhum tipo de atividade física regular, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, em um ritmo entre o moderado e o intenso, durante pelo menos 150 minutos por semana.

Em relação a estudos feitos anteriormente, e apesar da relação entre a prática de atividade física e a redução do risco de alguns tipos de câncer – cólon, mama e endométrio – já ser especulada, os resultados até então se basearam em um número pouco expressivos de voluntários.

Esse estudo vem assim comprovar essa relação já constatada nos outros estudos, adicionando na lista outros dez tipos de tumores.

Entretanto, houve uma contrapartida observada. A prática de atividades físicas foi relacionada com um aumento de 5% no risco de contrair câncer de próstata, e de 27% do melanoma (câncer de pele), este com maior incidência em regiões com muito sol, provável consequência da prática de exercícios ser feita sem a proteção adequada.

Segundo Steven Moore, principal autor do estudo “Estes resultados sustentam a promoção da atividade física como um componente chave dos esforços de prevenção e controle do câncer em toda a população mundial.”.

Mas é preciso adotar uma vida saudável

Apesar dos resultados comprovados pela pesquisa, os autores alertam que fatores como má alimentação e tabagismo, entre outros, podem afetar o risco de desenvolvimento de tumores.

Então, você está entre os 31% dos adultos que não pratica exercícios? Esse assunto despertou seu interesse? Aqui no blog “Lar, Doce Lar” já publicamos diversas dicas para superar o falta de vontade inicial para praticar exercícios.

O que você acha de começar a fazer isso hoje mesmo? Leia os textos abaixo para buscar a inspiração e comece já!


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Como criar o hábito de caminhar
Jardinagem, o hobby que me encanta!
10 hobbies que melhoram a inteligência
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Caminhar uma hora por dia combate os efeitos causados pelo sedentarismo
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *