Quer emagrecer? Pese-se todos os dias!

Com que frequência você se pesa? A maioria das pessoas acredita que pesar-se todos os dias pode desestimular a tentativa de emagrecer pelo fato de que a variação de peso, tanto para cima como para baixo, é normal de um dia para outro. As dietas mais consagradas recomendam que quem está de dieta confira seu peso uma vez por semana, outra sugerem que as pessoas em dieta nunca se pesem para não perder a motivação.

Porém, contrariando todas essas teorias e suposições, duas pesquisas concluíram que as pessoas que se pesam todos os dias tendem a perder mais peso.

A primeira delas foi realizada na Finlândia, pela Tampere University of Technology e publicada no periódico científico Plos One, tendo como autora a pesquisadora Elina Helander. A conclusão da pesquisadora é que esse resultado pode estar relacionado ao fato de que as pessoas que levam a dieta mais a sério, ao subirem na balança todos os dias, ficam felizes e incentivadas com o resultado obtido, ganhando assim estímulo para continuar. O estudo analisou as quase 3.000 vezes em que 40 pessoas que participavam de um programa de emagrecimento subiram na balança.

O segundo estudo foi realizado nos EUA e concluiu que se alguém quer perder peso, subir à balança diariamente pode ajudar. A conclusão deste estudo norte americano, que revela que pesar-se todos os dias e registar, por escrito, os resultados alcançados facilita a tarefa de quem quer emagrecer, em função de estabelecer diariamente a relação entre o peso que alcançamos e o que comemos.

A investigação, levada a cabo durante dois anos por uma equipe da Universidade de Cornell, nos EUA, foi publicada na revista científica Journal of Obesity e sugere que o hábito de “enfrentar” diariamente a balança é eficaz na perda de peso e na manutenção dos resultados alcançados, especialmente entre os homens.

Os cientistas, liderados por David Levitsky, professor de psicologia e nutrição, acompanharam 162 voluntários, entre homens e mulheres, que foram divididos aleatoriamente em dois grupos – um grupo de intervenção e outro apenas de controle.

Aos indivíduos do grupo de controle foi pedido que perdessem 1% do peso corporal através de qualquer método desejado. “Como não quisemos indicar uma solução para a perda de peso, todos o fizeram à sua maneira: alguns reduziram o tamanho das porções, outros acabaram com os aperitivos e outros ainda eliminaram uma refeição diária”, explicou Levitsky, dizendo ainda que a perda de 1% do peso implica apenas “o corte de cerca de 150 calorias diárias durante duas semanas”.

Depois de manterem a perda de peso conseguida durante 10 dias, esses voluntários foram convidados a atingir uma nova meta: perder mais 1% do peso, um objetivo que foram renovando até perderem 10% do peso corporal que possuíam no início da experiência.

Segundo os investigadores, tanto os homens como as mulheres emagreceram, mas a perda de peso foi especialmente significativa entre os participantes do sexo masculino.

Pesagens diárias aumentam motivação

“Para fazer a diferença, basta uma balança de banheiro e um bloco de anotação”, salientou o pesquisador, explicando que as pesagens regulares “obrigam a que haja consciência da relação entre o que comemos e o que pesamos”. Embora muitos especialistas defendam que a subida diária à balança não é recomendável, o nutricionista assegura que este estudo prova o contrário.

De acordo com a equipe de pesquisa, aqueles que se pesam diariamente têm maior motivação para manter comportamentos benéficos para a dieta, como comer menos ou fazer caminhadas e exercícios. “Achamos que a balança torna as pessoas mais conscientes sobre sua alimentação e permite que façam escolhas alimentares mais adequadas ao seu peso”, justificou Levitsky.

Os investigadores pretendem ainda continuar testando a eficácia deste método no âmbito de um programa de prevenção de ganho de peso entre os estudantes da Universidade de Cornell, para posteriormente aplicá-lo em crianças e adolescentes com excesso de peso. A pesquisa planeja também, futuramente, apurar se este método pode prevenir o ganho de peso relacionado com o envelhecimento, já que a maioria das pessoas começa a engordar a partir dos 40 anos.

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