Receita de ambrosia

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

A ambrosia, também conhecida como “o manjar dos deuses do Olimpo” – um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega – , é feita basicamente com ovos, leite e açúcar. Trata-se de uma sobremesa muito fácil e simples de ser feita, geralmente com receitas de família, e ao mesmo tempo requintada, pois evoca o glamour dos antigos jantares das famílias tradicionais.

Por: Míriam Roman

Existem algumas variações na forma de fazer e na cor final do doce, que pode ser claro (amarelado) ou mais escuro (na cor de doce de leite) dependendo do tempo de cozimento. A receita que vou passar abaixo era tradicionalmente feita pela minha sogra, a Dona Alvarina.

Como algumas pessoas da nossa família são intolerantes a lactose, já testei essa mesma receita com leite lacfree (livre de lactose), para que elas também pudessem saboreá-lo, e o resultado ficou igual, tanto em sabor como em consistência. Esse é um doce que fica muito tempo no fogo, portanto há bastante redução, sendo assim, a quantidade dessa receita não rende muito, para obter a quantidade da foto acima eu a dupliquei.

Receita de Ambrosia da Dona Alvarina

Ingredientes:

  • 4 ovos inteiros;
  • 4 cravos;
  • 4 canelas;
  • 400g de açúcar;
  • 1 laranja comum;
  • 1 litro de leite.

Modo de fazer: Em uma panela grande misture os ovos com o açúcar, junte o leite, o suco da laranja, o cravo e a canela. Leve ao fogo baixo. De vez em quando mexa devagar para desprender da lateral da panela. Deixe formar os flocos apurando a calda até dourar. Sirva Fria.

Veja abaixo duas fotos, a primeira é do início do processo de cozimento e a segunda quando ela está quase pronta, a partir desse ponto você decide a cor que deseja para ela, quanto mais tempo cozinhar, mais dourada e com aparência de apetitosa será.

Míriam Roman é decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em utilidades domésticas, mesa, banho e decoração.


Se você gostou desta receita, provavelmente também vá gostar dessas:
Receita de bolo de coco sem lactose
Receita de bolo de fubá fofinho
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Torta de legumes – receita facílima
Receita facílima de mousse de chocolate
Receita de sorbet de vinho com melancia
Receita de cookie de café com chocolate

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *