Receita de ambrosia

A ambrosia, também conhecida como “o manjar dos deuses do Olimpo” – um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega – , é feita basicamente com ovos, leite e açúcar. Trata-se de uma sobremesa muito fácil e simples de ser feita, geralmente com receitas de família, e ao mesmo tempo requintada, pois evoca o glamour dos antigos jantares das famílias tradicionais.

Por: Míriam Roman

Existem algumas variações na forma de fazer e na cor final do doce, que pode ser claro (amarelado) ou mais escuro (na cor de doce de leite) dependendo do tempo de cozimento. A receita que vou passar abaixo era tradicionalmente feita pela minha sogra, a Dona Alvarina.

Como algumas pessoas da nossa família são intolerantes a lactose, já testei essa mesma receita com leite lacfree (livre de lactose), para que elas também pudessem saboreá-lo, e o resultado ficou igual, tanto em sabor como em consistência. Esse é um doce que fica muito tempo no fogo, portanto há bastante redução, sendo assim, a quantidade dessa receita não rende muito, para obter a quantidade da foto acima eu a dupliquei.

Receita de Ambrosia da Dona Alvarina

Ingredientes:

  • 4 ovos inteiros;
  • 4 cravos;
  • 4 canelas;
  • 400g de açúcar;
  • 1 laranja comum;
  • 1 litro de leite.

Modo de fazer: Em uma panela grande misture os ovos com o açúcar, junte o leite, o suco da laranja, o cravo e a canela. Leve ao fogo baixo. De vez em quando mexa devagar para desprender da lateral da panela. Deixe formar os flocos apurando a calda até dourar. Sirva Fria.

Veja abaixo duas fotos, a primeira é do início do processo de cozimento e a segunda quando ela está quase pronta, a partir desse ponto você decide a cor que deseja para ela, quanto mais tempo cozinhar, mais dourada e com aparência de apetitosa será.  


 
Míriam Roman é decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em cama, mesa, banho e decoração.
 

Se você gostou dessa receita, provavelmente também vá gostar dessas:
Receita de bolo de coco sem lactose
Receita de bolo de fubá fofinho
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Torta de legumes – receita facílima
Receita de tortinhas de cogumelos
Receita facílima de mousse de chocolate
Receita de sorbet de vinho com melancia
Receita de bolo de aipim (ou mandioca) com coco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *