Receita de bolo de mandioca (ou aipim)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

receita de bolo de aipim

Aprenda uma receita de bolo de aipim muito fácil e deliciosa. Além disso, ela é saudável e pode ser vegana.

A mandioca – ou aipim – é certamente um dos ingredientes mais brasileiros que existem – é uma iguaria que qualifica e caracteriza a nossa cozinha.

Além de todos os benefícios que proporciona para nossa saúde, ela é extremamente saborosa e versátil. Sendo assim, uma excelente substituta da batata em qualquer receita ou preparo.

O bolo de mandioca, ainda, é extremamente saboroso e cai perfeitamente bem com uma xícara quentinha de café. Já publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” a receita de um bolo feito de aipim com coco, que pode ser lida aqui, agora vamos apresentar uma outra receita extremamente simples e que vai te surpreender pelo seu sabor e pela sua textura.

Receita de bolo de aipim
Ingredientes
  • 3 xícaras de mandioca crua ralada;
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara;
  • 3 colheres de manteiga ou margarina sem sal;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.
Forma de Preparo

Primeiramente lave bem a mandioca crua para retirar o excesso de terra da casca. Com o auxílio de um descascador ou de uma faca afiada descasque a mandioca e lave-a novamente, para evitar a contaminação com terra. Em seguida, cuidadosamente, passe a mandioca pelo ralo grosso do ralador. Se necessário, aperte delicadamente a mandioca em uma peneira para retirar o excesso de água.

Então, em uma batedeira, bata os ovos e vá incorporando o açúcar aos poucos, sempre batendo, até formar um creme homogêneo e espumoso. Em seguida, acrescente a manteiga e ou a margarina, que deverão estar em temperatura ambiente ou levemente amolecidas no micro-ondas. Bata até que os ingredientes fiquem bem incorporados.

Acrescente a farinha aos poucos à mistura com a batedeira ainda ligada. Passe a farinha pela peneira com calma para evitar que passem grumos de farinha e o seu creme acabe empelotado. Quando tiver incorporado toda a farinha pode desligar a batedeira.

Acrescente a mandioca ralada e a envolva na mistura de ovos, açúcar, gordura e farinha delicadamente com o auxílio de uma espátula ou de uma colher, até que a mandioca fique bem misturada. Somente então acrescente o fermento e misture bem.

Unte e enfarinhe uma forma de bolo – pode ser uma forma com furo no meio ou uma forma de pão. Tome cuidado para que não fique farinha em excesso na forma para evitar formar placas de farinha ao redor do seu bolo.

Despeje a massa do seu bolo na forma e bata com cuidado a forma contra alguma superfície para que a massa se espalhe de forma homogênea e ocupe toda a forma.

Como assar o bolo de aipim

Então, pré-aqueça 0 forno entre 180º e 200ºC.

Por fim, leve ao forno e deixe assar entre 30 e 35 minutos. Em seguida, desligue o forno e deixe o bolo dentro com a porta do forno fechada, para que termine de assar enquanto o forno esfria.

Bom apetite!


Leia também:
Receita de bolo de coco sem lactose
Conheça alguns benefícios de consumir tapioca
Receita de bolo de fubá fofinho
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Torta de legumes – receita facílima
Receita de bolo de aipim (ou mandioca) com coco
Receita fácil de dadinho de tapioca

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *