Topiaria, uma pitada de charme em qualquer ambiente + 46 ideias para você se inspirar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Há registros do uso da técnica da topiaria em uma das sete maravilhas do mundo antigo, os jardins suspensos da Babilônia, por volta dos anos 500 a.C., portanto é possível concluir que sua origem é muito antiga.

Na sua origem, a topiaria era associada à nobreza. Os egípcios, romanos, gregos e persas já se utilizavam da técnica de esculpir arbustos através da poda dos galhos. A partir dos romanos, hoje ainda é muito comum encontrar na Europa jardins inteiros onde é utilizada essa técnica.

Mas, o que é topiaria?

“A arte de esculpir plantas”. Talvez você ainda não tenha associado a palavra topiaria à técnica que ela representa, porém, certamente já teve sua atenção chamada para aqueles buxinhos redondos e bem aparados que enfeitam vários ambientes que frequentou.

Topiaria é uma técnica de jardinagem que tem como característica principal dar formas esculturais para as plantas. A palavra topiaria tem origem no latim, “Topiarus” e significa “a arte de adornar jardins”.

Explicada de outra forma, a topiaria é a arte de moldar plantas por meio de poda ou de treinamento, formando assim desenhos geométricos, plantas em formato de animais, ou qualquer outro desenho que denote a intervenção humana no formato original de uma planta.

Talvez ao ler o parágrafo acima, você tenha estranhado o uso da palavra “treinamento”, mas é isso mesmo. Para criar topiários você também pode usar a técnica do treinamento. Essa técnica consiste em direcionar os galhos das plantas perenes e vivas em direções que confiram a elas desenhos da mesma forma que acontece com as podas.

Topiaria é uma obra de arte

A topiaria é uma técnica que requer muita imaginação, paciência e destreza com as mãos, além do conhecimento de como se desenvolve a planta que vai ser podada ou treinada. Além disso, nem todas as plantas são propícias a receber a técnica de topiaria, é preciso conhecimento prévio se ela pode ser aplicada em cada espécie.

Com o passar do tempo, os topiários se popularizaram e hoje podem ser encontrados em todos os lugares, em jardins ou outros ambientes, tanto de casas suntuosas como de casas mais humildes. No Brasil, com fortes influências europeias pela sua colonização, quem ficou mais conhecido por popularizar a topiaria foi Burle Marx, que passou a aplicá-la em seus projetos com vegetação nativa.

Os topiários são reconhecidos pelo toque encantador e charmoso que acrescentam ao ambiente onde estão inseridos, estejam eles no jardim da frente da casa, em uma janela banhada pela luz solar, em um quarto, cozinha ou em qualquer outra peça da casa onde se queira acrescentar um detalhe marcante, que certamente será percebido.

A topiaria também remete o ambiente a uma aparência de bem cuidado e transmite uma sensação de arrumação e organização.

Quais são os estilos de jardins com topiaria?

Os estilos de jardins com topiaria mais conhecidos são: os Formais ou Clássicos, que buscam a simetria entre os desenhos; o Colonial, completado com lagos e fontes; o Mediterrâneo, espaços com aparência de praia; o Contemporâneo, com detalhes caros e nobres integrados à plantas; o Desértico ou Rochoso, com aparência de oásis no deserto; o Rural, que remete ao romantismo; o Oriental, com o culto e valorização da natureza.

Onde aplicar a topiaria?

O termo topiaria vem sendo usado também no artesanato, para a confecção de trabalhos manuais que exigem destreza. Mas isso, em teoria, nada tem a ver com plantas.

Entretanto é possível, através de técnicas de artesanato, produzir réplicas de plantas praticamente perfeitas e que simulam a topiaria natural. Dessa forma, é possível produzir peças que adornarão ambientes que recebem pouca luz, mas que queiramos produzir um efeito de natureza bem cuidada.

A cozinha, por exemplo, pode ser um local perfeito para receber plantas que transmitam detalhes frescos e naturais. Uma cozinha cheia de luz fica muito mais charmosa ao receber plantas naturais, contudo, mesmo uma cozinha com pouca luz pode ser decorada com topiaria artificial.

Um vaso com topiaria de cada lado da pia pode causar um impacto muito interessante na decoração, mesmo em uma cozinha moderna como essa abaixo. Assim, você não acha que os vasos abaixo adicionam um detalhe limpo, organizado e charmoso ao ambiente?

Como fazer a topiaria?

Aprender a técnica da topiaria pode ser mais fácil para algumas pessoas e mais difícil para outras. Mas isso é normal em qualquer nova atividade que nos propusermos a aprender. É possível encontrar muitos vídeos ensinando a técnica e também diversos cursos, até mesmo online.

Obviamente que se você pretende ter plantas em formas de escultura em sua casa não necessariamente precisará dominar a técnica de produzi-las. Isso porque, além de cultivá-las, hoje é possível encontrar topiarias prontas em qualquer loja de jardinagem e paisagismo.

Depois de compradas em seu formato definitivo pode ser muito fácil mantê-las em seu formato original sem grandes conhecimentos ou cursos. Além disso, para fazer isso requer menos paciência e destreza do que criar a peça.

Também, como já dito acima, o uso da técnica vai depender também da espécie da planta em que você vai querer praticar. Portanto, não existe uma receita única que valerá para todas as plantas, é preciso respeitar a natureza e as características de cada espécie.

Você se interessou por essa técnica e pretende usar em sua casa ou seu jardim para adicionar um toque elegante a um ambiente? Então aproveite essas 46 fotos para sua inspiração.

46 formas de utilizar a topiaria para conferir mais estilo e elegância a um ambiente


Leia também:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
14 dicas de como aproveitar um espaço pequeno para fazer um jardim
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
34 ideias para montar e decorar seu terrário, inspire-se aqui
7 maneiras simples para diminuir os insetos do seu quintal
40 fotos de suculentas plantadas em garrafas de vidro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *