Vale a pena consumir mini hortaliças? Quais as vantagens?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

mini hortaliças

As mini hortaliças são uma tendência que veio para ficar, assim está cada vez mais comum encontrá-las nos supermercados e feiras de produtos agrícolas.

As verduras, legumes e frutas em miniatura estão despertando cada vez mais o interesse do consumidor pela sua praticidade e sabor diferenciado e, portanto, também dos agricultores e comerciantes, devido ao seu alto valor agregado.

Há alguns anos surgiram os mini tomates nas prateleiras dos mercados, hoje eles estão em quase todas as casas. Então, em breve isso acontecerá com outras mini hortaliças, já é comum encontrar miniaturas de abóboras, berinjelas, alface, rúcula, repolho, entre outras.

Com um crescimento estimado entre quinze e vinte por cento ao ano, o mercado de mini hortaliças ainda tem muito espaço para crescer no Brasil.

Mini hortaliças são bonitas e saudáveis

Consideradas como um nicho muito importante para o mercado nacional, e elas ainda tendem a contribuir com o aumento do consumo de alimentos saudáveis, pois combinam produtos ricos em valor nutricional com um aspecto visual mais atrativo.


Mas o que são as mini hortaliças? São produtos agrícolas semelhantes aos tradicionais, porém menores, mais saborosos e com aspecto geralmente mais bonito que as matrizes utilizadas na sua criação.

O tamanho reduzido das mini hortaliças é obtido como resultado de duas formas. A primeira é através do cultivo de sementes com genética miniaturizada, através da importação de espécies menores. A outra forma de cultivo é quando alguns ajustes no sistema de produção interferem no tamanho da hortaliça. Por exemplo, a colheita antecipada ou o plantio adensado – plantas cultivadas muito próximas uma da outra.

Visando melhorar o cultivo e reduzir os custos com o sistema de produção das mini hortaliças, vários cientistas e agricultores têm trabalhado em conjunto. Dessa forma, eles fazem parcerias para definir os melhores ajustes no manejo para que algumas plantas importadas de regiões de clima diferente do nosso produzam bem nas condições tropicais do Brasil.

As mini hortaliças também vêm ocupando um grande espaço na alta gastronomia, onde são usadas tanto na composição de pratos mais elaborados, como também na forma de lanches e aperitivos, sendo servidas em seu estado natural. Elas são mais fáceis de preparar, trazem um aspecto mais moderno e atraente aos pratos e geralmente são mais saborosas.

Tecnicamente as mini hortaliças e frutas em miniatura são classificadas como mini e “baby”. Ambos distinguem-se dos de tamanho tradicional basicamente por serem menores, porém, entre elas também existe uma diferença fundamental.

Baby e mini hortaliças, qual a diferença?

A produção do grupo mini se dá através do plantio de sementes ou matrizes que passaram por melhoramento genético. Então, nesse grupo estão os tomates, pimentões, pimentas, abóboras e cenouras. Assim, eles mantém seus formatos originais, mas têm seu tamanho reduzido.

No entanto, para obter o grupo “baby” é feita a antecipação da colheita dos produtos de tamanho tradicional. Assim, fazem parte desse grupo, o milho, os brotos e as alfaces.

Independente do grupo a que pertencem, os dois tipos trazem diversas vantagens para quem os consome. Vamos conhecer algumas delas?

Pessoas que moram sozinhas e famílias pequenas, por exemplo, podem consumir várias mini hortaliças em uma única refeição sem desperdício de alimentos. Crianças tendem a se interessar mais por alimentos visualmente mais bonitos e de tamanho reduzido, tornando assim sua alimentação mais nutritiva, divertida e espontânea.

Vantagens das hortaliças pequenas

As mini hortaliças colhidas ainda jovens trazem também um benefício nutricional para quem as consome. Isso porque nelas os nutrientes estão mais concentrados do que nos vegetais adultos.

Além disso, você pode plantar algumas mini hortaliças em casa, mesmo por quem tem pouco espaço disponível. Assim proporcionam uma alimentação mais saudável e até 100% orgânica. E para quem pratica cultivo indoor, elas podem ser cultivadas mais facilmente usando vasos.

Quer mais dicas sobre o plantio de mini hortaliças e temperos? Leia a postagem “Mini hortaliças e temperos para você mesmo cultivar em uma pequena horta urbana“.

Leia também:


Bokashi, o adubo orgânico japonês que está fazendo sucesso no Brasil
As vantagens de ter uma horta em casa
Vale a pena consumir tomates orgânicos?
“Hortaliça não é só salada”, conheça esse interessante site de dicas da Embrapa Hortaliças
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
Alimentos que você só precisa comprar uma vez e depois pode cultivar em casa – Parte I

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *