Você precisa emagrecer, mas não tem motivação? Confira essas 9 dicas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Você precisa emagrecer, mas não tem motivação? Confira essas 9 dicas

A forma mais eficiente para emagrecer é usar a motivação inicial e tentar mantê-la até criar novos hábitos que levem a uma vida mais saudável e a manutenção do peso por mais tempo.

Então, se está faltando essa energia inicial para você, tente encontrá-la seguindo as dicas da nutricionista portuguesa Lillian Barros.

Dicas para conseguir emagrecer com saúde e sem sofrimento

Por: Lillian Barros

9 dicas para quem quer emagrecer mas não tem motivação

Você quer ser mais saudável mas não tem energia, motivação ou vontade de iniciar uma dieta? Então este post é direcionado especialmente para você!

Como nutricionista, sei que nem todas as pessoas conseguem encarar um acompanhamento nutricional ou a aplicação de uma dieta (diga-se plano alimentar) como uma opção. Os motivos podem ser vários. Mas, desculpas ou não, nem sempre é fácil!

A verdade é que existem estratégias simples que podem fazer toda a diferença na balança. Quer saber quais são?

Veja algumas das pequenas alterações do seu dia-a-dia que podem ajudar (e muito) a perder peso, ganhar energia e iniciar um estilo de vida mais saudável:

1. Cuidar com as distrações no momento da refeição

Pode ser uma boa conversa, a companhia de um bom livro ou um programa interessante na televisão, e, sem se dar conta, você pode ainda estar comendo mesmo depois de já se sentir satisfeito, aumentando desnecessariamente a quantidade de calorias ingeridas.

2. Incluir alimentos que ajudam a saciar a fome

Ricos em gorduras boas e fibras, que têm um papel importante na saciedade:

  • acrescentar óleo de coco no café, chá ou frutas no lanche ou no café da manhã;
  • temperar a salada com azeite (sem exageros);
  • consumir mais frutas e vegetais, incluindo nas refeições principais bem como nos lanches;
  • incluir sementes ricas em fibras e gorduras saudáveis (como a chia e a linhaça) no preparo de pratos ou snacks.
3. Evitar molhos de saladas

Os molhos prontos para saladas podem ser uma caloria desnecessária, você pode se inspirar em receitas de vinagretes caseiros sem conservantes e sem corantes, igualmente apetitosos, com qualidade nutricional superior e menos calóricos. Pode também temperar a salada com limão ou vinagre de maçã, e dessa forma diminuir o valor energético do molho que acompanha a salada.

4. Evitar excesso de óleo na comida e na salada

1 colher de sopa de óleo contém em média 90 calorias! Uma salada inofensiva (de 250 calorias) pode virar hipercalórica se adicionar 5 colheres de sopa de óleo. Isso porque vai elevar o seu valor calórico para, aproximadamente, 500 calorias.

5. Reduzir as porções

“Comemos com os olhos” e também temos um olfato que muitas vezes nos leva a completar o prato com alimentos apetitosos excedendo assim a quantidade energética que o nosso corpo precisa.

Optar por porções menores pode ajudar a perceber quando a saciedade é atingida e então respeitar os limites do nosso corpo.

6. Controlar o consumo de bebidas calóricas

150 ml de suco natural de laranja equivale ao açúcar de, em média, 4 laranjas, e portanto às calorias destas mesmas 4 unidades de frutas. O consumo de sucos de frutas, apesar de saudável, deve ser medido, bem como a ingestão de bebidas alcoólicas que também fornecem uma quantidade grande de calorias.

7. Fazer lanches entre refeições

Ficar durante períodos longos sem se alimentar pode influenciar o apetite e fazer com que comamos muito mais do que normalmente comeríamos se tivéssemos feito lanches mais leves antes das refeições principais.

A fome constante é uma das coisas que mais tira a motivação para emagrecer!

8. Preferir frutas frescas à frutas secas

As frutas secas são uma alternativa prática para as frutas frescas, mas é preciso lembrar que elas também são mais calóricas. Por terem volume reduzido, é muito fácil consumi-las em excesso, portanto é preferível incluir frutas frescas nos lanches.

9. Consumir água ou infusões ao longo do dia

A água ajuda a fazer com que a sensação de saciedade se faça presente mais constantemente durante o dia. Ou seja, quando você for fazer uma refeição ou um lanche e não está com a chamada “fome de leão”, a tendência é você comer menos, diminuindo a ingestão calórica.

Lillian Barros é nutricionista clínica em Portugal, apaixonada pela profissão que escolheu e que exerce com todo o carinho e dedicação. É autora do blog Santa Melancia – o Diário de uma Nutricionista, voltado para quem se interessa por saúde e boa nutrição.

Então, você gostou dessas dicas de motivação para emagrecer?

Essa postagem teve pequenas adaptações autorizadas pela autora para o Português do Brasil, feitas pelo blog “Lar, Doce Lar” e sua postagem original, escrita em Português de Portugal, pode ser lida aqui.


Leia também:
Vitamina C previne doenças cardiovasculares
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Como plantar e cultivar o alho-poró
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias!
Conheça a dieta que previne doenças e atrasa o envelhecimento
Benefícios da chia

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *