Papel de parede, dicas de escolha e instalação

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

sala com papel de parede

Papel de parede é um acabamento muito usado na decoração. Seu uso é cíclico, ele já teve épocas em que esteve no auge e épocas de quase total ostracismo. Atualmente está em alta. As opções oferecidas de acabamentos e estampas é enorme.

É possível encontrar papel com desenho texturizado, em relevo, em 3 dimensões, que imitam acabamentos como madeira, tijolo, ladrilho hidráulico, entre muitas outras opções. Existem papéis de parede com estampas florais, geométricas, étnicas e lisos. Em síntese, hoje em dia, em se tratando de papel de parede, você pode utilizar todas a sua criatividade, tem opções para todos os gostos.

Saiba tudo sobre papéis de parede

Os três principais tipos de papéis de parede encontrados nas lojas especializadas são, o papel de parede tradicional, o papel de parede autocolante e o adesivo de parede.

O papel de parede comum, ou tradicional, é o mais difícil de aplicar e geralmente, a menos que tenhamos muita habilidade manual, necessitamos de um profissional para fazer a sua colocação. É necessário preparar uma cola especial e espalhar na parede onde posteriormente você vai aplicar o papel.

O papel de parede autocolante, como o nome diz, já vem com a cola e é bem mais fácil de aplicar, com um pouco de cuidado na manipulação ele pode ser instalado por amadores.

O adesivo de parede difere basicamente do papel de parede autocolante pelo seu tamanho. Ele é vendido em placas pequenas ou em um recorte de um desenho específico, como uma árvore, um animal ou uma paisagem, por exemplo. Esse tipo de papel de parede também é muito simples e fácil de instalar.

Se você está pensando em dar um upgrade em suas paredes com algum deles, antes de decidir qual o mais adequado para a sua casa, você deve levar em consideração algumas informações importantes que procuraremos esclarecer abaixo.

É caro instalar papel de parede?

O tamanho das paredes a serem cobertas é um fator determinante para quem não pretende investir muito na renovação do ambiente, pois, se o ambiente for muito grande, o uso desse material pode ficar acima do orçamento pretendido.

Nesse caso considere usá-lo em uma parede menor, ou em somente uma das paredes do ambiente. Outra opção, é utilizá-lo somente na parte inferior ou na parte superior da parede, usando um border (limitador, que pode ser uma faixa decorativa, madeira, gesso, ou qualquer outro material que possa estabelecer a divisão entre a parte da parede com e sem o papel) para dar o acabamento.

Tamanho da estampa. Para ambientes ou parede pequenas, o ideal é usar papéis de parede com estampas pequenas. Estampas grandes ficam ótimas aplicadas em parede ou peças amplas. Estampas muito coloridas ou chamativas podem ficar enjoativas em um ambiente depois de algum tempo, se você gosta de papéis assim, procure utilizá-los em peças de passagem, como o hall de entrada ou um corredor.

papel de parede - diferenças

Paredes com muitas aberturas (janelas e portas), com quadros, ou com cortinas, ficam melhor se forem pintadas do que se estiverem forradas com papel de parede desenhado, pois a estampa escolhida para o papel pode “brigar” com as outras informações a sua volta, poluindo visualmente a parede e o ambiente. Além disso, deve ser levado em consideração que o custo do papel é alto para que ele fique escondido pelos outros itens da decoração.

Paredes com listras verticais aumentam a sensação de altura, enquanto paredes com listras horizontais aumentam a sensação de largura.

Papéis difíceis de instalar

Porém, se você for optar por um papel de parede listrado, esteja ciente de que são os papéis mais difíceis de instalar, pois, a qualquer descuido ou distração, você pode escorregar a mão e as listras vão ficar tortas ou desencontradas, é recomendável contratar um profissional para fazer a instalação de papéis que necessitem de um encontro perfeito nas suas emendas.

Umidade do ambiente. Se a parede que você for forrar for muito úmida (ou tiver alguma infiltração), não coloque papel sobre ela, pois o papel vai formar bolhas. Para forrar paredes de banheiros ou cozinhas, prefira usar um papel de parede vinílico, porque o comum vai se deteriorar e descascar muito rapidamente. Ele também fica lindo em lavabos, mas evite utilizar papel de parede em áreas molhadas.

papel de parede em banheiro

Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, opte por usar papéis de parede laváveis. Isso porque os não laváveis poderão ficar riscados ou manchados facilmente se você não tomar o devido cuidado. Além disso, acidentes domésticos acontecem mais frequentemente com crianças e animais do que com adultos, que geralmente são mais cuidadosos.

O papel de parede e seus assemelhados são uma ótima opção para a cobertura de paredes. Ao usá-los, certamente o ambiente ficará mais acolhedor e sofisticado. Além disso, os de boa qualidade podem até ser um pouco mais caros, mas são feitos de materiais mais duráveis. Portanto, ao optar pelo seu, procure fazer boas escolhas, pois você provavelmente conviverá com elas por muitos anos.


Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis
24 ideias para banheiros em estilo rústico
Vasos autoirrigáveis
Orquídeas, como cuidar?
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Um comentário em “Papel de parede, dicas de escolha e instalação

  1. Elisa Prado disse:

    É incrível como a aplicação de um papel de parede (ou até mesmo um adesivo, quando bem utilizado) pode fazer toda a diferença na decoração de um cômodo! Impressionante como o ambiente se valoriza e se torna super moderno e cheio de personalidade! Adoro também a versatilidade deste método… sem quase fazer sujeiras e com um investimento muito menor, podemos explorar toda a nossa criatividade no design….Adorei as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *