Aprenda a utilizar alguns remédios naturais e caseiros para aliviar a dor de estômago

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

remédios caseiros para o estômago

Você quer aprender remédios caseiros para o estômago? Sofrer com dor de estômago ou, como muitos falam popularmente, dor de barriga é algo muito comum – acontece tão frequentemente que praticamente ninguém escapa.

Assim, existem muitas razões pelas quais podemos sofrer com dores estomacais e também diferentes órgãos podem estar sendo afetados pela dor, de forma que pode ser mais difícil descobrir as suas causas do que curar o próprio desconforto.

Aprenda remédios caseiros para o estômago
Qual a diferença entre dor de barriga e dor de estômago?

O que diferencia a dor de barriga da dor de estômago é a posição no corpo onde dói, então, se o incômodo estiver na região inferior do abdômen, provavelmente seja um problema intestinal (a chamada dor de barriga), se a dor for na região superior do abdômen, o problema deve estar localizado no estômago.

Causas mais comuns para a dor de estômago

A principal causa para dor de estômago é a inflamação ou a irritação da membrana do estômago. Mas, isso pode ocorrer por diferentes razões, como por exemplo:

  • Beber ou comer demasiadamente;
  • Ter alergia a algum tipo de alimento;
  • Intoxicação alimentar causada por bactérias, vírus ou parasitas encontrados nos alimentos;
  • Indigestão – que ocorre quando o corpo não consegue processar a comida que foi ingerida.

Algumas vezes as pessoas podem sofrer de dor de estômago por causa de alguma outra condição de saúde. Se você sofre de cólicas ou de fortes dores de barriga frequentemente, o mais recomendado é buscar a avaliação de um especialista.

Assim, os sintomas mais comuns quando se está sofrendo de dor de estômago são:

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Febre.

Algumas pessoas podem sofrer com outros sintomas, como diarreia e gases. Então, independentemente dos sintomas, aprenda a fazer alguns remédios caseiros para o estômago, que você pode preparar em casa para tentar melhorar ou amenizar essa situação desagradável:

Chá de Camomila

O chá de camomila possui propriedades que podem amenizar a inflamação no estômago, que pode ser a principal causa da sua dor. O músculo superior do seu trato digestivo também ficará mais relaxado, aliviando dessa forma o desconforto.

Chá de Arroz

O chá de arroz pode ser muito efetivo no combate à dor de estômago, em especial se sua dor foi causada por algo que você ingeriu. Além disso, o chá de arroz possui um sabor característico que para muitas pessoas se aproxima ao do leite. Para preparar, você deverá ferver meia xícara de arroz em água, deixar descansar por cerca de 15 minutos, escorrer e beber enquanto ainda estiver morno, podendo adoçar levemente com mel.

Torrada Queimada

Você provavelmente já ouviu falar que comer pão tostado faz mal para a saúde, pois pode conter elementos carcinogênicos que podem contribuir para o surgimento do câncer. Quando você está sofrendo com dor de barriga, entretanto, você pode sempre contar com um pedaço de pão tostado para absorver as toxinas que causaram a dor.

Vinagre de Maçã

Se existe um único item que pode ser considerado um remédio natural caseiro mais comum é o vinagre de maçã. Ele pode ser utilizado para combater soluços, especialmente se você está sendo acometido por soluços há algum tempo. Além disso, se você sofre com dor de garganta, também poderá ajudar. Uma colher de sopa de vinagre de maçã auxilia no combate à dor de estômago pois ajuda a aliviar a indigestão ao ser misturado com uma xícara de água morna.

Gengibre

O poder curativo do gengibre é bastante documentado e conhecido desde os tempos antigos. As pessoas o tem utilizado para se livrar da náusea, pois possui propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar o tecido do estômago a se recuperar. Assim, você pode mastigar pequenas fatias de gengibre ou, se achar muito forte, fazer um chá de gengibre e bebê-lo.

Água de Limão

Se você está sofrendo com indigestão, tomar água de limão pode ser a melhor alternativa, pois o limão contém ácidos que podem estimular a produção de ácido hidroclórico pelo corpo, responsável por desmanchar os alimentos no seu estômago. Dessa forma, você deverá misturar um limão com um copo de água para hidratar o seu corpo.

Canela

A canela é conhecida por ser uma especiaria aromática que normalmente é adicionada a diversos doces e sobremesas, mas também pode ser utilizada para tratar o seu estômago. Isso porque a canela estimula o sistema digestivo para agilizar a eliminação das fezes, o que pode diminuir o seu desconforto.


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Como criar o hábito de caminhar
Você ainda tem dúvidas sobre a importância de beber água?
10 hobbies que melhoram a inteligência
Dica para beber água fresca por muito mais tempo durante a prática de exercícios
Caminhar uma hora por dia combate os efeitos causados pelo sedentarismo
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor
Você não consegue ir ao banheiro quando está viajando? Saiba que isso não acontece só com você

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *