Os mudras são gestos ou posições feitos com as mãos, dedos e corpo, que têm um significado simbólico e são usados em práticas espirituais, religiosas e culturais, como por exemplo no hinduísmo e no budismo.
Portanto, usa-se eles em meditação, yoga, dança e cerimônias rituais para canalizar energias, expressar sentimentos ou representar conceitos espirituais.
Cada mudra tem um significado único e conecta a mente, o corpo e a energia espiritual de quem pratica.
Nesse artigo vamos detalhar melhor esse gesto poderoso, assim como listar os mais populares.
Saiba tudo sobre os mudras
Você sabia que nossas mãos possuem um poder de cura inato, portanto elas são usadas há séculos para curar diversas doenças?
A palavra “Mudra” tem origem no sânscrito e significa um gesto simbólico com a mão que tem o poder de produzir bem estar e felicidade.
Está provado que a prática regular de mudras não só contribui para a boa saúde geral, mas também pode ser usada como medida de saúde preventiva.
Nossas mãos definem nosso carma e os dedos, sendo os pontos de poder, são um elo entre a força prânica individual e a energia cósmica universal.
A posição das nossas mãos tem a capacidade de influenciar a energia do nosso corpo físico, emocional e espiritual.
Sendo assim, os mudras ajudam a ligar o cérebro ao corpo, aliviam dores, estimulam endorfinas, mudam o humor e aumentam a nossa vitalidade.
Os mudras são parte integrante de muitos rituais hindus e budistas. Eles são amplamente usados em Yoga, meditação e dança. Acredita-se que existem cerca de 399 mudras.
Principais e mais populares mudras
A seguir vamos conhecer os principais mudras e descobrir como eles podem nos beneficiar.
Anjali Mudra
Também conhecido como o gesto de saudação ou mudra da gratidão. Ele é feito juntando as palmas das mãos em frente ao peito. Representa respeito, reverência e unidade.
Portanto, usa-se o Anjali tanto para cumprimentar, junto com a palavra namastê, como também para saudar o sol ou durante a execução de alguns asanas.
Chin Mudra (Chinmaya Mudra)
Mudra da consciência. Neste gesto, a ponta do polegar e o indicador se tocam formando um anel, enquanto os outros dedos permanecem estendidos ou enrolados na palma da mão.
Ele ajuda a melhorar a concentração e a meditação. Este é um dos mudras mais eficazes para o bem-estar físico e mental.
Este mudra também melhora a digestão e o fluxo de energia no corpo.
Dhyana Mudra
Neste gesto as mãos descansam no colo, com as palmas voltadas para cima. Ele é feito colocando uma mão sobre a outra, com os polegares se tocando levemente.
Usa-se esse mudra na meditação para buscar a paz interior e a conexão espiritual.
Abhaya Mudra
Esse gesto é feito com a mão direita. A palma virada para fora, como se estivesse dando uma bênção ou transmitindo coragem e proteção.
Esse mudra é usado para afastar o medo e um gesto de coragem.
Varada Mudra
A mão esquerda é estendida para baixo, com a palma voltada para fora, representando a concessão de desejos, bênçãos e generosidade.
Com os cinco dedos estendidos, este mudra simboliza generosidade, moralidade, paciência e esforço.
Jnana Mudra (Gyan Mudra)
Este é um dos mudras do yoga mais fundamentais para aumentar a concentração e o conhecimento.
O indicador é dobrado para tocar a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem estendidos ou livres e ligeiramente dobrados. Esse gesto simboliza o conhecimento e a sabedoria.
Você pode praticar este mudra a qualquer hora do dia ou enquanto realiza posturas de ioga ou ainda durante a meditação.
Ele ajuda a aumentar a concentração, a memória, reduz os distúrbios do sono, ajuda a liberar o estresse e a raiva, alivia a depressão e a dor de cabeça.
Este mudra é muito usado há milhares de anos no Yoga, por trazer paz, calma e progresso espiritual.
Shuni Mudra
Neste, o dedo médio toca a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem estendidos.
Esse gesto busca cultivar paciência, disciplina e determinação. Portanto ele melhora a intuição, o estado de alerta e os poderes sensoriais.
Credita-se também a ele purificar as emoções e os pensamentos.
Apana Mudra
A ponta do polegar, o dedo médio e o dedo anelar são tocados, enquanto os outros dedos permanecem estendidos.
Este mudra está associado à eliminação de toxinas e à purificação.
O Apana mudra usa os elementos fogo, terra e éter para ativar uma força interna, que irá expelir tudo o que estiver em excesso no corpo físico e que já não tem mais qualquer utilidade.
Prana Mudra
O dedo anelar e o dedo mínimo são dobrados para tocar a ponta do polegar, enquanto os outros dois dedos ficam estendidos. Sua função é aumentar a vitalidade e a energia.
O Prana Mudra pode ser usado sempre que você se sentir esgotado ou cansado e precisar de um impulso extra de energia.
Este mudra limpa a aura devido à sua capacidade inata de controlar as suas energias sutis. É considerado benéfico para todos os tipos de doenças e também confere um poder especial aos olhos.
Além disso, diz-se também que o Prana ajuda a ativar a energia adormecida no corpo.
Vitarka Mudra
Este é feito levantando o dedo indicador e o polegar formando um círculo, representa a transmissão de conhecimento e ensinamentos.
Ele é frequentemente usado para descrever os ensinamentos de Buda.
Prithvi Mudra
Esse é o gesto da terra. O elemento terra é um componente vital dos ossos, cartilagens, pele, cabelos, unhas, músculos, tendões, órgãos internos, entre outros.
A prática do Prithvi Mudra constrói e revigora esses tecidos, assim como fortalece os ossos. Ele gera estabilidade, confiança e força.
Para praticar este mudra sente-se em pose de lótus ou pose fácil. Então, toque suavemente a ponta do dedo anular e do polegar, enquanto os outros três dedos ficam esticados ou livres.
Fazendo-o de 30 a 45 minutos todos os dias (que pode ser de uma única vez ou separado em até três vezes), ajuda a reduzir o estresse, a fraqueza, ajuda no ganho de peso, aumenta a circulação sanguínea aumenta a autoestima e a confiança.
Além disso, aumenta a determinação e direciona a pessoa para a espiritualidade. Melhora o poder digestivo, desenvolve a vitalidade e elimina a deficiência de vitaminas.
Suraya Mudra
O gesto da mão do fogo. O elemento fogo está associado à temperatura corporal e ao metabolismo.
A prática de Surya mudra ajuda a manter a temperatura corporal, assim como mantém o metabolismo funcionando.
Ele é um mudra muito poderoso e com significativa capacidade de cura. Aumenta o elemento fogo no corpo e reduz o elemento terra.
É aconselhável praticar este mudra apenas na posição sentada e com o estômago vazio todos os dias.
Para fazê-lo, dobre o dedo anular e toque a ponta na base do polegar enquanto a ponta do polegar pressiona o osso da segunda falange do dedo anular.
Se praticado 20 minutos todos os dias, ele ajuda a dissolver o excesso de gordura no corpo, reduz o colesterol, acelera a digestão, estimula o metabolismo e o sistema imunológico, controla a pressão arterial baixa e regula a glândula tireoide.
Varun Mudra
O gesto para a água. A água é o elemento mais presente no corpo humano e é nela que este mudra atua. Ele previne todas as doenças que surgem por falta de água ou qualquer tipo de ressecamento.
Para realizar este mudra sente-se em uma postura fácil ou simplesmente deite-se e toque levemente a ponta do polegar com o dedo mínimo. O outros dedos podem ficar livres e sem qualquer pressão.
Este mudra quando realizado a qualquer hora do dia ajuda a equilibrar os elementos relacionados à língua e ao paladar. Além disso, ele elimina doenças de pele, aumenta o fluxo sanguíneo e reduz dores musculares.
Vayu Mudra
O gesto do ar. Este mudra está relacionado ao elemento ar e reduz quaisquer constrições no corpo devido ao excesso de ar.
Para realizar este mudra basta dobrar o dedo indicador, e pressionar o osso da segunda falange com a ponta do polegar, sendo que a ponta do dedo indicador deve tocar a base do polegar.
Quando praticado regularmente, este mudra ajuda a eliminar problemas relacionados ao excesso de gases e ar, como gota, flatulência e prisão de ventre.
Além disso, ele ajuda em doenças como artrite, dores no pescoço, tremores na doença de Parkinson, paralisia e espondilose cervical.
Porque usar os mudras
Como já dito acima, mudra é um termo sânscrito que significa “gesto” ou “atitude”.
Gestos ou atitudes psíquicas, emocionais, espirituais e artísticas são exemplos de mudras. Os mudras foram caracterizados pelos antigos praticante de Yoga como posturas de fluxo de energia destinadas a conectar a força prânica individual com a força universal ou cósmica.
Mudras são um conjunto de movimentos físicos sutis que podem mudar o humor, a atitude ou a perspectiva de uma pessoa.
Além disso, eles ajudam a aumentar a concentração e o estado de alerta. Um mudra pode ser uma simples posição da mão ou pode abranger todo o corpo.
Mudras são rituais superiores que ajudam os pranas, chakras e Kundalini a despertar. Restaura o equilíbrio prânico dentro dos koshas e permite direcionar a energia sutil para os chakras superiores, resultando em um estado mais elevado de consciência.
Também como vimos acima, cada mudra estabelece uma relação distinta, assim como tem uma influência distinta no corpo, na mente e no prana.
As doenças surgem de um desequilíbrio no corpo, que é produzido pela falta ou excesso de qualquer um dos cinco elementos: ar, água, fogo, terra e espaço.
Cada um desses cinco elementos tem uma função específica e essencial em nosso corpo, e nossos dedos possuem as qualidades de cada um deles.
Sendo assim, quando um dedo representando um dos elementos entra em contato com o polegar, esse elemento está equilibrado.
Como resultado, ele trata a doença causada pelo desequilíbrio. Os Mudras modificam o fluxo de energia, alterando o equilíbrio do ar, fogo, água, terra e éter, facilitando assim a cura e a restauração da saúde.
Conclusão
Conforme dissemos acima, existem cerca de 399 mudras. Listamos acima os mais populares.
No entanto, se você tiver qualquer problema de saúde ou bem estar, saiba que existem mudras para qualquer condição ou desequilíbrio em nosso corpo.
Sendo assim, se você é uma pessoa que acredita que a espiritualidade tem influência sobre nosso corpo, pesquise mais sobre esse assunto. Certamente você vai encontrar mudras, que talvez não sejam os acima, que atenderão suas necessidades.
Leia também:
Significado espiritual da Espada-de-são-jorge
Quadro de leão: quais os significados?
Há diferença entre compaixão e empatia?
10 coisas para fazer nos 10 primeiros minutos do dia
O que significa Om ou Aum?
Tudo o que você precisa saber sobre mindfulness