O que você acha de morar no Polo Norte? Conheça uma casa incrível…

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Morar no Polo Norte para nós é sinônimo de enfrentar frio rigorosíssimo, clima inóspito, muita neve, pouca vegetação e falta de sol, não é mesmo? Pois encontramos uma casa que foi projetada para superar todas essas dificuldades e se transformou em um lar simplesmente maravilhoso e aconchegante.


Desde o ano de 2013, a família Hjertefølger, da Noruega, procurando qualidade de vida, decidiu trocar a vida de grandes cidades por uma vida mais tranquila, para isso projetou uma casa acolhedora em pleno Polo Norte.

A solução encontrada pela família foi construir uma casa dentro de um domo de vidro – ou uma cúpula -, em um local inóspito perto da ilha de Sandhornøya, cerca de 1000 quilômetros ao norte de Oslo – capital da Noruega -, onde moravam. Trata-se de uma “cúpula geodésica de energia solar”, ou, em bom português, uma estrutura de construção hemisférica que tem uma complexa rede de triângulos.

Procurando encontrar uma forma de viver no Ártico com conforto e completa integração com a natureza, o dome onde a casa está instalada foi construído pela própria família, utilizando materiais orgânicos, como areia, água, argila e uma camada de isolamento do frio externo, que o protege das condições climáticas extremas da região, como os ventos fortes e as nevadas.

Hjertefølger significa “seguidor de coração” em norueguês, e a família Hjertefølger com essa atitude procurou ser fiel ao seu nome, afinal é preciso muita coragem para seguir o coração e se mudar para um lugar tão remoto, longe da civilização e do conforto das grandes cidades.

A família é composta por Benjamin Hjertefølger, Ingrid Hjertefølger e 4 filhos, a casa dentro da cúpula solar tem três andares, com cinco quartos, dois banheiros e um espaço para as crianças brincarem. Além da casa, também há um jardim, onde a família cultiva frutas e legumes, como damascos, uvas, kiwis, ameixas, tomates e pepinos.

casa_circulo_artico_07A casa ainda tem uma vista panorâmica espetacular da natureza e visão totalmente desobstruída da aurora boreal. “O sentimento que temos quando entramos nesta casa é algo totalmente diferente do que já sentimos em qualquer outra casa. A atmosfera é única. A casa tem uma calma única, quase posso ouvir a quietude. Essa é a recompensa por seguir seu coração”, explica Ingrid.

A casa é totalmente “eco-friendly“, nela somente produtos domésticos biodegradáveis são utilizados, portanto a água depois de usada é tratada e reutilizada, assim como os restos de comida para fertilizar e alimentar as plantas.

Nos projetos futuros da família, estão incluídos realizar oficinas, passeios, aulas e concertos para turistas interessados nessa natureza exuberante. Eles também pretendem construir cabines adicionais para retiros de ioga e acampamentos de verão.

Veja abaixo a galeria de imagens impressionantes da casa e um vídeo que a família preparou para mostrar como é viver nela.


Se você gostou destas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Toalheiro térmico vale a pena?
Casas incríveis – La Fábrica, Barcelona, Espanha
Casas incríveis – Mirage House, Tinos, Grécia
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
Ideias de cantinhos de leitura para os pequenos
Você mora em uma casa ou um lar?
Significado espiritual dos sinos dos ventos

Compartilhe...

Um comentário em “O que você acha de morar no Polo Norte? Conheça uma casa incrível…

  1. Patricia Alves disse:

    Muito bom artigo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *