Onde o seu novo cão deve dormir?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

onde o cão deve dormir

Onde o cão deve dormir? Aquele cãozinho que você sempre sonhou chegou a sua casa, e agora, será que existe um lugar certo para ele dormir?

Afinal, onde o cão deve dormir?

Primeiro, a resposta curta. Se todo mundo que está usando aquela cama está confortável e seguro não há nenhum problema só porque um (ou mais) dos presentes seja um novo cão. 🙂

Permitir que seu cão compartilhe a cama com você não o tornará “dominante” nem criará problemas de comportamento que ainda não existam.

Fazer isso provavelmente vai deixar a sua cama peluda e fedorenta, mas se isso não lhe incomoda, então tudo bem. Entretanto existem algumas situações nas quais o seu cão não deveria compartilhar a cama com você.

Veja as dicas abaixo, principalmente se você é um “pai” ou uma “mãe” de primeira viagem:

Treinamento de filhotes

Os cães dificilmente fazem suas necessidades em sua própria cama. Portanto, o confinamento entre as idas ao banheiro pode tornar o treinamento do seu cão muito mais eficiente.

Um filhote de cachorro grande pode sair da cama e fazer xixi e cocô em um canto durante a noite. Mas um filhote muito pequeno pode achar que o canto da sua cama está longe o suficiente do seu local de dormir para servir como um bom banheiro.

Um filhote de cachorro em uma caixa de tamanho apropriado vai segurar as suas necessidades e sinalizar ou arranhar para que você saiba que ele precisa sair para fazer as suas necessidades. Levante-se e tire-o da caixa e depois que ele estiver satisfeito, e no local que você definiu, coloque-o de volta na caixa.

Antes de você ter certeza do tamanho que ele vai ficar quando adulto

Um cão de 5 quilos que dorme enrolado no formato de uma bola provavelmente se encaixará perfeitamente em uma cama com duas pessoas pequenas ou médias. Não é o mesmo caso de um cão de 20 quilos que se espalha.

Se você adotar um filhote de cachorro de raça misturada talvez seja melhor que você adie a decisão sobre permitir que seu cão divida a cama com você até ter uma ideia se deixá-lo na cama deixará algum espaço para você.

É mais difícil ensinar um cachorro a ficar longe de uma cama na qual ele já está acostumado a dormir do que ensiná-lo a ficar em sua própria cama se ele achou a sua mais confortável.

Quando você quer, mas seu cão não quer dormir na cama com você

Talvez ele tenha uma pelagem mais grossa e você esteja usando um cobertor muito pesado e esteja quente demais para ele na cama com você.

Bem como, talvez você seja um dorminhoco inquieto e fique acordando o seu cãozinho durante a noite inteira.

Assim como, talvez ele goste de trocar de lugar para dormir algumas vezes ao longo da noite.

De qualquer forma, não é muito bom forçar seu cão a ficar num lugar que ele considere desconfortável para dormir.

Se o seu cão se tornar agressivo

Alguns cães são muito territoriais, portanto, você deve manter seu cão fora de sua cama se for um local que estimule a sua agressividade.

Seu cão pode criar o hábito de “guardar” a cama e proteger uma das pessoas que usa a cama ou morder qualquer pessoa quando esta se aproximar dela.

Neste caso, o cão está “protegendo o local”, ele sobe na cama e depois rosna, arranha ou até morde quando você tenta se juntar a ele. O cão que está protegendo um membro de um casal vai se deitar com essa pessoa e depois agride o cônjuge que está se aproximando. Esse comportamento precisa ser enfrentado e resolvido.

Enfim, esperamos com essas dicas ter ajudado você a decidir onde o seu cão deve dormir!


Leia também:
Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse
A casa e os animais de estimação
9 coisas em sua casa que poderão deixar seu animal de estimação doente
14 alimentos que jamais devem ser dados para cães
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Como fazer seu cachorro parar de latir dentro de casa
Testamos o mordedor para cães que se propõe a substituir a escova de dentes

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *