Receita de sopa cremosa de batata doce

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Receita de sopa cremosa de batata doce

Essa receita de sopa cremosa de batata doce tem como resultado um creme delicioso e reconfortante, sendo certamente uma receita muito indicada para quem estiver atrás de um pouco de comfort food (Tendência moderna de alimentação simples, deliciosa e saudável, que nos remete à infância e provoca conforto e bem-estar ao ser consumida. A “comida lá de casa”, que pode ser a comida da mãe, da avó, de uma tia querida, ou então de alguém muito especial para nós).

Além disso, por ser uma sopa cremosa e mais consistente, é em si suficiente para um jantar mais leve – garantia que você não terminará o seu jantar com fome. Essa receita também se destaca pela presença de um ingrediente secreto especial que vai te surpreender: a pasta de amendoim.

A pasta de amendoim é um ingrediente que tem se tornado cada vez mais comum de encontrar em mercados e supermercado, principalmente por suas características nutricionais, sendo considerado um super alimento por nutricionistas e outros especialistas em nutrição.


Como você verá, esta receita é muito densa, nutritiva e cremosa. Nós utilizamos o leite de coco – dessa forma ela pode ser consumida também por quem tem intolerância à lactose -, mas você pode usar creme de leite se preferir. Além disso, na hora de servir você pode polvilhar com pimenta do reino recém moída e algumas folhinhas de salsinha ou de coentro.

Receita de sopa cremosa de batata doce
Ingredientes
  • 1 cebola picada;
  • 1 colher de sopa de alho picado;
  • 1 colher de sopa de gengibre picado;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • ¼ de colher de sopa de pimenta de caiena;
  • ¼ de colher de sopa de noz moscada;
  • 2 cenouras grandes picadas;
  • 1200 gramas de batata doce descascada e picada;
  • ½ litro de caldo de legumes ou de água;
  • 400 ml de leite de coco;
  • ¼ de xícara de manteiga de amendoim;
  • sal a gosto.
Forma de Preparo
  1. Primeiramente aqueça o azeite de oliva em uma panela grande;
  2. Adicione a cebola e refogue até começar a dourar. Somente então acrescente o alho e o gengibre e continue refogando até o alho dourar (cuidado para não queimar);
  3. Adicione a pimenta de caiena e a noz moscada aos ingredientes já refogados;
  4. Acrescente as batatas e as cenouras picadas em cubos. Misture bem com os ingredientes que estavam refogados;
  5. Adicione o caldo de legumes ou a água, dependendo de qual você estiver usando, o leite de coco (Importante: se você optar por utilizar o creme de leite, não acrescente-o agora – acrescente apenas no final, sendo a última coisa antes de retirar do fogo). Deixe levantar fervura e reduza o fogo, cubra a panela e deixe ferver até que a batata doce esteja cozida e macia (você pode ir testando a consistência com um garfo);
  6. Então desligue o fogo, acrescente a manteiga de amendoim e misture bem. Triture todos os ingredientes com um mixer ou transfira a sopa para um liquidificador. Se for utilizar um liquidificador, vá triturando os ingredientes aos poucos, para garantir que a sopa fique bem homogênea;
  7. Por fim, adicione o sal a gosto e sirva ainda quente. Coloque a pimenta do reino moída na hora e as folhinhas de salsinha e/ou coentro por cima da porção servida na hora de comer.
Então, gostou dessa receita de sopa de batata doce?

Essa receita rende uma grande quantidade de sopa cremosa – certamente você não irá consumir tudo de uma única vez se estiver entre duas ou três pessoas. Entretanto, não há problema em sobrar sopa. Você pode guardá-la na geladeira tranquilamente e aquecer quando quiser saboreá-la novamente. Apenas certifique-se de descartar sobras a partir de três dias de geladeira, caso ela vá ficar guardada por mais tempo, pode ser congelada.


Leia também:
Receita de bolo de coco sem lactose
Sopa cremosa de tomate com croutons de queijo
Frittata de abobrinha, bacon, couve e queijo de cabra
Torta de legumes – receita facílima
Receita de brownie vegano
Receita de ambrosia
Almôndegas de berinjela
Mini quiche de abobrinha
Receita de queijo vegano

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *