10 dos principais benefícios do aipim para a nossa saúde

O aipim (também conhecido como mandioca, ou macaxeira, dependendo da região do país) é uma planta nativa da América do Sul, que já era cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil, sendo a base da sua alimentação. Por ser um alimento muito rico e energético, o aipim é considerado um alimento fundamental no combate à fome e à desnutrição.

Se você mora no sul do país, provavelmente conheça o aipim como mandioca, se mora no norte ou nordeste, talvez a conheça como macaxeira, mas não existem diferenças entre elas, é apenas a nomenclatura como são conhecidas, trata-se da mesma planta. O aipim é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono, é uma excelente fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico), Vitamina C, Magnésio, Manganês, Potássio e Cobre.

Por ser uma planta muito rica nos mais variados nutrientes, atribui-se ao aipim ser um excelente auxiliar no combate à algumas doenças, tais como: aumento da função imunológica; proteção contra doenças cardíacas; retardamento do envelhecimento precoce; reparação e proteção do DNA; alívio das doenças cardiovasculares; alívio da hipertensão;  proteção contra o Alzheimer; proteção contra a Osteoporose; redução dos riscos de Diabetes Tipo II; redução da freqüência para quem sofre de enxaquecas; alívio da Tensão Pré-Menstrual (TPM); proteção antioxidante; prevenção de crises de epilepsia; prevenção de Alopecia (calvície).

Se você prepara sua própria comida e nunca preparou aipim, existe apenas um cuidado muito importante a ser tomado antes de consumi-lo. O aipim nunca, absolutamente nunca, deve ser consumido cru, pois seu consumo desta forma pode provocar envenenamento por cianeto. Presente em maior quantidade na casca do aipim, o cianeto pode se incorporar a ele no momento do corte da casca. Entretanto, o seu consumo cozido é totalmente seguro.

A forma ideal de descascar o aipim é mergulhando-o em água. O aipim pode ser servido simplesmente cozido na água, frito ou em uma grande variedade de pratos e saladas. Pode, por exemplo, ser utilizado como substituto em quase todos os pratos onde costumeiramente se utilizaria a batata.

Além do combate às doenças que listamos acima, também, justamente por ser muito rico em vários nutrientes, existem muitos outros motivos pelos quais é recomendada a inclusão do aipim na nossa alimentação, vamos listar abaixo alguns deles.

1. Combate à desnutrição: Essa planta é tão rica em nutrientes, que em alguns países mais pobres e com alimentação escassa, até as suas folhas são aproveitadas.

2. Previne o estresse: Por ser muito rico em carboidratos, o aipim aumenta os níveis de serotonina do nosso organismo. A serotonina é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.

3. Fonte energética: Por conter ferro, carboidratos e vitaminas do complexo B é uma fonte de energia ideal pra quem pratica atividades físicas. Tem quase duas vezes mais calorias que a batata, por exemplo. É mais proteica que o inhame, a batata e a banana. 

4. Previne o câncer: Segundo pesquisadores, algumas variedades de aipim, conhecidas como “preta” e “rosada” podem ter a capacidade de prevenir o câncer de próstata.

5. Não contém glúten: Por não conter glúten, o amido, a farinha de mandioca e os derivados desses produtos são um conjunto muito importante de alimentos que podem ser utilizados para substituir os alimentos proibidos para quem tem intolerância a ele.

6. Ossos mais fortes: O cálcio é outro componente importante do aipim, portanto ele ajuda na prevenção e no combate à osteoporose.

7. Auxilia na digestão: O aipim é muito rico em manganês. O manganês é uma substância que melhora o funcionamento do sistema digestivo.

8. Deixa a pele lisa: O aipim possui vitamina C, essa vitamina, além de aumentar a resistência do sistema imunológico, contribui para a saúde da pele.

9. Ajuda a emagrecer: Por não possuir muitas gorduras nem proteínas em sua raiz, o aipim é um alimento muito usado em dietas e serve como alternativa a outros alimentos mais gordurosos. Além disso, as fibras contidas no aipim provocam a sensação de saciedade mais rápida. Sua composição traz açúcares simples que, ao serem ingeridos auxiliam na regulação dos níveis de glicose do organismo, evitando que sintamos mais fome do que o necessário para nos alimentarmos adequadamente.

10. Auxilia no trânsito intestinal: Por ser fonte de fibras vegetais, o aipim é ideal pra quem sofre de prisão de ventre e para quem tem o intestino desregulado.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Alimentos para cultivar dentro de casa em vasos autoirrigáveis
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins
As vantagens de ter uma horta em casa
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

11 comentários em “10 dos principais benefícios do aipim para a nossa saúde

  1. Maria Júlia Santos Duarte disse:

    Gostei das dicas

  2. Tânia Mary disse:

    Excelente gostei muito

  3. Rejane de Siqueira disse:

    Excelente a matéria sobre as propriedades do aipim. Passei a utilizar em minha alimentação e estou gostando muito. Evita que eu coma várias vezes ao dia, com intervalos irregulares.

  4. Arnaldo disse:

    Gostei muito, SHOW!!!

  5. Ivone disse:

    Gosto mto.
    Bom que é um alimento que oferece muito para a saúde.

  6. Áurea dos Santos disse:

    Não é bem um comentário,e sim uma pergunta: tenho hipotireoidismo, uso a medicação tapazol T4, praticamente,a tireóide já diminuiu de tamanho totalmente, já que tenho tireoidite de Hashimoto,e pra completar fiz cirurgia para retirada da vesícula em maio deste ano,com tudo isso posso consumir aimpim?

    • Lar, Doce Lar disse:

      O ideal é consultar seu médico para ter uma resposta adequada ao seu caso.

  7. Renata disse:

    Obg tirei todas minhas dúvidas e apartir de hoje ele vai fica na minha vida para sempres

  8. Carlos Sampaio disse:

    Maravilhosa essas informações
    Quanta riqueza temos no Brasil e não não sabemos usar Parabens
    . ….

  9. Liandro custodio de oliveira disse:

    Leandro. c. oliveira.
    Eu amo aipim pois tenho abitos de usa-la nas minhas alimentaçôes.
    Mas mesmo assim eu amei esse comentario que vem só pra enriquecer nossos conlhecimentos. Estão de parabens.

  10. Gessy disse:

    Amo aipim sou diabética agora vou comer mais ainda obrigado 😍🙌🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *