10 dos principais benefícios do aipim para a nossa saúde

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

benefícios do aipim

Você conhece os principais benefícios do aipim para a nossa saúde? Nos acompanhe nesse texto para, assim, ficar por dentro de tudo o que ele pode fazer por você!

O aipim (também conhecido como mandioca, ou macaxeira, dependendo da região do país) é uma planta nativa da América do Sul. Ela já era cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil, sendo assim, a base da sua alimentação.

Por ser um alimento muito rico e energético, o aipim é considerado um alimento fundamental no combate à fome e à desnutrição.

Se você mora no sul do país, provavelmente conheça o aipim como mandioca, se mora no norte ou nordeste, talvez a conheça como macaxeira, mas não existem diferenças entre elas, é apenas a nomenclatura como são conhecidas, trata-se da mesma planta.

Quais os benefícios do aipim?

O aipim é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono, além disso é uma excelente fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico), Vitamina C, Magnésio, Manganês, Potássio e Cobre.

Por ser uma planta muito rica nos mais variados nutrientes, atribui-se ao aipim ser um excelente auxiliar no combate à algumas doenças, como por exemplo: aumento da função imunológica, proteção contra doenças cardíacas, retardamento do envelhecimento precoce, reparação e proteção do DNA, alívio das doenças cardiovasculares, alívio da hipertensão, proteção contra o Alzheimer, proteção contra a Osteoporose, redução dos riscos de Diabetes Tipo II, redução da frequência para quem sofre de enxaquecas, alívio da Tensão Pré-Menstrual (TPM), proteção antioxidante, prevenção de crises de epilepsia e prevenção de Alopecia (calvície).


Se você prepara sua própria comida e nunca preparou aipim, existe apenas um cuidado muito importante que precisa tomar antes de consumi-lo. Você nunca, absolutamente nunca, deve consumir o aipim cru, pois seu consumo desta forma pode provocar envenenamento por cianeto. Presente em maior quantidade na casca do aipim, o cianeto pode se incorporar a ele no momento do corte da casca. Entretanto, o seu consumo cozido é totalmente seguro.

A forma ideal de descascar o aipim é mergulhando-o em água. Você pode consumir aipim simplesmente cozido na água, frito ou em uma grande variedade de pratos e saladas. Pode, por exemplo, usá-lo como substituto em quase todos os pratos onde costumeiramente usaria a batata.

Além do combate às doenças que listamos acima, também, por ser muito rico em vários nutrientes, existem muitos outros motivos pelos quais é recomendada a inclusão do aipim na nossa alimentação. Assim, vamos listar abaixo alguns deles.

A mandioca (aipim) é bom para que?

1. Combate à desnutrição: Essa planta é tão rica em nutrientes, que em alguns países mais pobres e com alimentação escassa, a população carente aproveita até as suas folhas.

2. Previne o estresse: Por ser muito rico em carboidratos, o aipim aumenta os níveis de serotonina do nosso organismo. A serotonina é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.

3. Fonte energética: Por conter ferro, carboidratos e vitaminas do complexo B é uma fonte de energia ideal pra quem pratica atividades físicas. Tem quase duas vezes mais calorias que a batata, por exemplo. É mais proteica que o inhame, a batata e a banana.

4. Previne o câncer: Segundo a ciência, algumas variedades de aipim, conhecidas como “preta” e “rosada” podem prevenir o câncer de próstata.

5. Não contém glúten: Por não conter glúten, o amido, a farinha de mandioca e os derivados desses produtos são um conjunto muito importante de alimentos que podemos usar para substituir os alimentos proibidos. Isso é ainda mais útil para quem tem intolerância ao glúten.

6. Ossos mais fortes: O cálcio é outro componente importante do aipim, portanto ele ajuda na prevenção e no combate à osteoporose.


7. Auxilia na digestão: O aipim é muito rico em manganês. O manganês é uma substância que melhora o funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios do aipim para a pele

8. Deixa a pele lisa: O aipim possui vitamina C, essa vitamina, além de aumentar a resistência do sistema imunológico, contribui para a saúde da pele.

9. Ajuda a emagrecer: Por não possuir muitas gorduras nem proteínas em sua raiz, o aipim é um alimento muito usado em dietas e serve como alternativa a outros alimentos mais gordurosos. Além disso, as fibras contidas no aipim provocam a sensação de saciedade mais rápida. Sua composição traz açúcares simples que, ao ingerirmos, auxiliam na regulação dos níveis de glicose do organismo. Dessa forma, ele evita que sintamos mais fome do que o necessário para nos alimentarmos adequadamente.

10. Auxilia no trânsito intestinal: Por ser fonte de fibras vegetais, então o aipim é ideal pra quem sofre de prisão de ventre e para quem tem o intestino desregulado.

Enfim, além de ser um alimento delicioso e muito versátil, agora que você conhece os principais benefícios do aipim, tem mais um motivo para consumi-lo.


Leia também:
Qual é o meu tipo de pele e como cuidá-la?
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins
As vantagens de ter uma horta em casa
O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?
Receita de bolo de mandioca (ou aipim)

Compartilhe...

29 comentários em “10 dos principais benefícios do aipim para a nossa saúde

  1. Maria Júlia Santos Duarte disse:

    Gostei das dicas

  2. Tânia Mary disse:

    Excelente gostei muito

    • HERMINIO MOURA FILHO disse:

      Oi gostei dos comentários eu gosto muito da raiz do aipim

      • Damião Carlos de Oliveira. disse:

        gostei dos dois. me tirou todas as minhas dúvidas. muito obrigado por ter me ajudado a tirar todas as dúvidas .

  3. Rejane de Siqueira disse:

    Excelente a matéria sobre as propriedades do aipim. Passei a utilizar em minha alimentação e estou gostando muito. Evita que eu coma várias vezes ao dia, com intervalos irregulares.

  4. Arnaldo disse:

    Gostei muito, SHOW!!!

  5. Ivone disse:

    Gosto mto.
    Bom que é um alimento que oferece muito para a saúde.

    • Luís Nascimento disse:

      A macaxeira faz parte da minha alimentação desde os primeiros anos da minha vida!
      Aqui na nossa região Nordeste, principalmente no nosso estado Piauí o seu cultivo é muito grande! É uma delícia na manteiga de garrafa e carne do sol, acompanhada de uma cajuína bem geladinha!!!

  6. Áurea dos Santos disse:

    Não é bem um comentário,e sim uma pergunta: tenho hipotireoidismo, uso a medicação tapazol T4, praticamente,a tireóide já diminuiu de tamanho totalmente, já que tenho tireoidite de Hashimoto,e pra completar fiz cirurgia para retirada da vesícula em maio deste ano,com tudo isso posso consumir aimpim?

    • Lar, Doce Lar disse:

      O ideal é consultar seu médico para ter uma resposta adequada ao seu caso.

  7. Renata disse:

    Obg tirei todas minhas dúvidas e apartir de hoje ele vai fica na minha vida para sempres

  8. Carlos Sampaio disse:

    Maravilhosa essas informações
    Quanta riqueza temos no Brasil e não não sabemos usar Parabens
    . ….

  9. Liandro custodio de oliveira disse:

    Leandro. c. oliveira.
    Eu amo aipim pois tenho abitos de usa-la nas minhas alimentaçôes.
    Mas mesmo assim eu amei esse comentario que vem só pra enriquecer nossos conlhecimentos. Estão de parabens.

  10. Gessy disse:

    Amo aipim sou diabética agora vou comer mais ainda obrigado 😍🙌🙏

  11. Helayne de Amorim Lourenço disse:

    PARABÉNS!! Gostei muito…
    Informações importantes sobre a planta que amo consumir de todas as maneiras. Vou repassar essa informação para outras pessoas.

  12. joselis da paixão Rodrigues disse:

    Como eu também so consumidora do produtos gostei muito porque eu estou sempre comendo no café da manhã principalmente que eu sou nordestina eu também como sempre a noite e a tapioca.

  13. Américo lima disse:

    olá boa noite! este comentário é para dizer que a mandióca não é a mesma macaxeira, como eu vejo em todas as postagens sobre mandióca, dizendo que a mandióca é a mesma macaxeira ou aipim etc.. eu moro aqui no amapá e aqui temos mandióca e macaxeira, a mandióca a gente não pode comer os pedaços cozido poque faz mal a saúde e, a macaxeira você pode encontrar em vários restaurantes os pedaços frito, são duas raízes distintas, a mandióca é usada para fazer farinha, a macaxeira a gente não faz farinha!

    • HERMINIO MOURA FILHO disse:

      Oi gostei dos comentários eu gosto muito da raiz do aipim

  14. Elio Ferreira Alves disse:

    Sensacional! Muito bom! Vou experimentar com ovos cozidos em jejum!!! Nota 10!!

  15. Giovany disse:

    Quem tem problema na visícula pode comer aipim?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Não temos conhecimento de nenhum impedimento, mas, na dúvida, o ideal é sempre consultar seu médico.

  16. Paulo cmanea disse:

    Temos costume na família em cozinhar o aipim e fazer uma farofa torradinha e colocar aquela farofa em cima do Aipim assim fica sensacional um gosto totalmente muito bom gostei muito da reportagem

  17. Manoel disse:

    Parabéns, gostei do artigo e das informações. Muito úteis. Só um detalhe. Sou praticamente de alimentação viva, vegetariana e crudivora, consumimos a mandioca crua em vários preparos como, queijos vegetais, massa puba, e sempre com casca. Do retiramos a película marrom que envolve a casca. Também consumo a mandioca cozida com casca, que aliás, e bem saborosa.

  18. Rita disse:

    Amei!! Já consumia,agora vou consumir mais,adoro aipim,no café da manhã é delicioso…

  19. Lázaro José disse:

    Boa noite! Amei as DICAS..!
    Achava que o Aipim ou Mandioca, causava prisão de ventre!!!
    LEDO engano.
    SENSACIONAL.

  20. Michele Ramos Araujo disse:

    Quem tem pressão alta pode comer aipim

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Michele, se você tem pressão alta é sempre bom consultar seu médico antes de adotar qualquer dieta alimentar.

  21. Djalma da costa Neto disse:

    Muito obrigado por compartilhar essa informação maravilhosa!!!

  22. Marly disse:

    Amo aipim, e gostei muito do comentário,muito importante, é um alimento maravilhoso,aqui não falta, até congelo prá não faltar
    Muito obrigada valeu!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *