13 dicas para ter uma casa sustentável

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

casa sustentável

Você certamente já pensou mais de uma vez em como encontrar formas de gastar menos nas contas de água e de energia, não é mesmo? E se nós te dissermos que é possível fazer isso e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente?

Desapertou sua curiosidade né?

E se sua casa fosse sustentável?

Como acreditamos que esse é um assunto de interesse de praticamente todos os nossos leitores, fomos em busca de respostas para esses anseios.

Em nossas pesquisas encontramos um texto primoroso, de autoria da Engenheira Civil Stéfani Cecon, da Stelz Engenharia.

Contatamos a Stéfani (que, se autodefine como Engenheira Civil, nerd e apaixonada por tecnologia e inovação. Defendo a aplicação da sustentabilidade na construção civil e na prática diária como um hábito), com o intuito de trazermos essas informações para o blog “Lar, Doce Lar”. Ela prontamente preparou um resumo para nós. No final desse texto há um link para o texto completo com detalhamento das dicas elencadas por ela.

Vamos então às orientações que a Stéfani preparou para nós?

Aprenda agora 13 maneiras de como tornar sua casa sustentável, começando HOJE!

Por: Engenheira Civil Stéfani Cecon

1 – Economizando com a geladeira

É super simples economizar energia através da sua geladeira! Não acredita em mim? Olha só!

Com atitudes fáceis no nosso dia a dia, como, evitar abrir a geladeira desnecessariamente, evitar colocar alimentos quentes e não deixar ela perto de equipamentos que gerem calor, como por exemplo, fogão, exposição ao sol, etc.

É possível economizar na conta de luz no final do mês! Sabe por quê?

Porque, todas as vezes que a gente diminui a temperatura da geladeira, ela irá gastar energia para atingir a temperatura para qual ela está programada.

2 – Pintando as paredes

Essa dica é principalmente para o verão! Se você acha que sua casa está sempre quente, essa dica pode te ajudar!

E se eu te contar que basta você pintar suas paredes de branco e a sensação térmica da sua casa irá diminuir?

Acredita em mim?

Você sabia que o branco é a cor que menos absorve o calor? Pois é! Você pode usar ela nas paredes, no telhado e até na decoração!

3 – Substituindo as lâmpadas

Outra dica super fácil é substituir as lâmpadas da sua casa para as lâmpadas do tipo LED!

Você deve estar se perguntando como isso vai te ajudar, então calma que eu te explico!

As lâmpadas de LED tem maior durabilidade, consomem menos energia, não esquentam, não emitem poluentes e nem possuem elementos tóxicos! Com certeza é melhor que qualquer outro tipo de lâmpada!

Apesar do investimento inicial ser maior, tenha certeza que elas compensam no longo prazo!

4 – Consertando vazamentos

Essa dica é essencial se você pretende economizar na sua conta de água!

Consertar os vazamentos que você pode ter em casa, além de diminuir a conta de água, diminui o desperdício. Ou seja, você ganha na carteira e ainda ajuda o meio ambiente!

O vazamento pode estar em vários lugares, o mais comum deles é aquela torneira que fica o dia inteiro pingando! Sabe qual eu to falando, né?

Veja nesse vídeo que selecionei como é simples resolver esse problema!

Há diversos outros equipamentos que também podem estar vazando, por isso, é necessário que a gente esteja sempre atento. E quando detectarmos um vazamento, devemos reparar imediatamente!

5 – Coletando a água da chuva

Outra dica excelente para diminuir a conta de água é começar a coletar a água da chuva!

E é bem simples!

Para começar, você irá precisar de um recipiente para coletar essa água! Já pensou em um? Ótimo! Agora você tem que colocar este recipiente na saída das calhas (é importante que as calhas sejam limpas periodicamente).

Feito isso, é só colocar um filtro para conter as sujeiras que podem vir junto, como galhos, folhas, etc. Você pode utilizar uma peneira para fazer esse filtro! E para higienizar essa água, é só misturar 10 ml de água sanitária para cada 100 litros de água da chuva.

Viu como é simples?

Essa água coletada pode ser usada para lavar o quintal e o carro, assim como regar jardim e até na descarga do banheiro!

Porém, ela nunca deve ser utilizada para consumo, preparo de alimentos ou lavagem de roupas, pois podem conter substâncias tóxicas para o ser humano.

6 – Separando o lixo

Dessa dica você já ouviu falar, né? Separar o lixo é bem simples e ajuda muito o meio ambiente!

Você pode separar em papel, plástico, vidro e metal!

No entanto, é importante eu te falar que existem algumas exceções! Como por exemplo, na categoria vidro, não estão inclusos lâmpadas, vidros temperados, espelhos ou cristais.

Nos metais, esponja de aço, canos, clipes e grampos ficam de fora.

Os papéis não recicláveis são cupom fiscal, papel carbono e adesivos (isso vale também para aquela parte com cola do post-it).

E, claro, se qualquer desses elementos estiverem sujos com resíduos orgânicos (comida ou bebida), você terá que lavar antes de colocar na reciclagem ou, quando não for possível, descartar no lixo não reciclável.

Agora que o lixo está separado, você deve querer saber o que fazer com ele, né?

Você pode se informar se existe coleta seletiva ou postos de coleta na sua cidade ou pode entregar aos catadores.

casa sustentável

7 – Colocando plantas dentro de casa

Essa dica é maravilhosa! Isso porque ela te ajuda em todos os aspectos!

As plantas melhoram a qualidade do ar, aumentam a umidade (diminuindo a poeira), diminuem a concentração de CO², que é responsável por deixar as pessoas sonolentas e a melhor de todas na minha opinião, rsrs, reduzem o estresse!

Além disso, é óbvio que ajudam a decoração a ficar muito mais bonita!

E saiba que se você escolher uma planta com flores, então as cores também podem te afetar positivamente!

8 – Fazendo uma hortinha

Essa é aquela dica pra envolver toda a família!

Dessa forma, você poderá se alimentar daquilo que você está plantando! Essa sim é a comida 100% orgânica!

Assim, ao montar sua hortinha você diminui a produção do lixo, e consequentemente ajuda a reduzir o desmatamento e o aquecimento global! Sem contar que te ajuda a economizar na compra do supermercado!

Já dá pra perceber que vale super a pena, não é mesmo?

9 – Reduzindo o consumo de água e energia

Todo mundo quer diminuir a conta de água e energia, correto?

E você pode fazer isso apenas, diminuindo o seu consumo e ajudando o meio ambiente no processo!

Então, vou te dar dicas super práticas de como você pode fazer isso hoje!

Em primeiro lugar, tenha em mente que um banho de 5 minutos, gasta em média 45 litros de água. Se você conseguir reduzir o seu tempo de banho, você estará economizando muitos litros de água! E até energia elétrica, caso seu chuveiro seja elétrico!

Outro hábito que precisamos melhorar é aquele de deixar a torneira aberta quando não estamos utilizando. Sabe quando estamos lavando a louça ou escovando os dentes, e deixamos a água lá correndo? Pois é! Bora fechar essa torneira!

Você também pode instalar um arejador na sua torneira e diminuindo o volume de água que sai dela!

Sem contar que desligar os aparelhos em stand-by é uma ótima dica para economizar energia!

10 – Diminuindo o lixo gerado

Diminuir o lixo da nossa casa é essencial para deixar ela mais sustentável!

E vou te dar várias dicas sobre como você pode fazer isso!

Primeiramente, para para pensar em tudo de descartável que você utiliza. Pensou? Ótimo! Agora, saiba que você pode diminuir o consumo desses descartáveis!

Outra dica perfeita é entrar para o mundo digital! Você não leu errado! É hora de abandonar o uso do papel para anotações! Você pode anotar tudo no celular através de aplicativos excelentes como o evernote ou o notepad.

E não preciso nem comentar das sacolas de mercado reutilizáveis, né? Reduzir o uso de sacolas plásticas é essencial para tornar sua casa mais sustentável!

Além disso, você também pode reutilizar recipientes, como garrafas e pneus para ajudar na decoração!

Sem contar que você também pode fazer compostagem do seu lixo orgânico! Isso é, transformar os restos de comida em adubo!

11 – Aumentando a incidência da luz natural

Deixe a luz do sol entrar! Quando maior o tempo de luz natural que sua casa receber, menos de iluminação artificial você irá utilizar! Isso porque a luz natural e casa sustentável vivem juntos.

A dica mais intuitiva nesse caso é aumentar o número de portas e janelas! Haha, meio difícil de fazer essa, né? Não se preocupe! Temos dicas mais fáceis!

Você pode posicionar espelhos para que eles reflitam a luz solar para sua casa, e também, conforme já comentamos, usar e abusar da cores claras para refletir melhor essa luz!

12 – Aumentando a ventilação da casa

Aumentando a ventilação da casa acarreta na economia de energia com ventiladores e ar condicionado! E quem não quer economia?

Assim, a dica mais simples que eu posso dar aqui é a de deixar todas as portas e janelas completamente abertas! Com isso você vai facilitar a passagem de ar pelos cômodos!

Você também pode adicionar janelas, para criar um efeito de ventilação cruzada, dessa forma o ar vai correr mais livremente.

13 – Colocando muxarabis, brises e cobogós

Os muxarabis e os cobogós são elementos vazados que podem ser transformados em paredes. Além disso, ficam um charme!

Esses elementos incríveis separam os ambientes, porém, permitem a passagem de ar e luz através dos cômodos!

E não podemos esquecer dos brises! Eles são feitos basicamente para diminuir a incidência da luz solar na sua casa! Assim, eles aumentam o conforto térmico, e é claro, diminuem a conta de energia!

Tenho certeza que se você aplicar todas essas dicas terá uma casa muito mais sustentável e ainda irá economizar dinheiro!

Enfim, se você quiser saber mais, veja o artigo completo e detalhado como deixar sua casa sustentável.


Leia também:
Você sabe qual o destino do lixo que você gera?
Usando o tubo do rolo de papel higiênico no jardim
Confira 5 dicas para não errar no momento de comprar casa
Você sabe qual o tempo de decomposição do lixo que você gera?
Você sabe qual parte de seu lixo é reciclável?
DIY – Ar condicionado sem eletricidade
Forno de embutir a gás ou elétrico, qual escolher?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *