30 ideias de salas de jantar com claraboias

Compartilhe com seus amigos

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Se você está pensando em instalar uma ou várias claraboias em sua sala de jantar, antes de iniciar o projeto, precisa conhecer as ideias que selecionamos para ajudar na sua decisão e ainda algumas informações importantes que devem ser levadas em consideração.

O principal objetivo de uma claraboia é levar luz solar e/ou ventilação para um ambiente que careça desses dois elementos da natureza, porém há muito mais vantagens que podem ser obtidas com a sua utilização.

No primeiro texto dessa série sobre claraboias, “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente“, e que sugerimos a leitura se você está procurando saber tudo sobre elas, discorremos sobre vários aspectos, vantagens e relacionamos dicas importantes.

No texto de hoje vamos tratar especificamente sobre as claraboias que são utilizadas para iluminar e ventilar salas de jantar, principalmente as que recebem pouca luz natural através de janelas inexistentes ou insuficientes.

Como já explicamos no primeiro texto, as claraboias são parte integrante do telhado ou das lajes da edificações, portanto, além da luz natural e da ventilação que proporcionam, também podem trazer privacidade para um ambiente.

Nas salas de jantar isso não é diferente, muitas vezes queremos fazer refeições diurnas na intimidade da família ou com amigos e as janelas da sala de jantar não favorecem essa privacidade desejada. Já em outras situações elas podem ser utilizadas juntamente com as janelas abertas.

A utilização de claraboias independem do estilo da sua sala de jantar, elas podem adaptar-se a qualquer ambiente, desde que respeitadas as condições para que ela seja um acréscimo positivo para uma refeição e não incomodem os comensais.

Excesso de sol diretamente na mesa, por exemplo, pode ser bem desagradável para quem está comendo, por isso é preciso sempre verificar qual é a claraboia ideal para o seu ambiente, onde ela deverá ser instalada e se é mais interessante ter várias claraboias em vez de uma apenas.

Poucas coisas dão mais vida a um ambiente do que a luz solar, porém ela precisa ser utilizada na dose certa e nas condições adequadas.

As claraboias, como também já vimos no primeiro texto publicado, podem ter vários modelos, formas, tamanhos e estilos, portanto para que você tenha uma sala de jantar iluminada, bonita e arejada adequadamente, ela precisa fazer parte da solução, portanto seu planejamento e a consulta a um especialista pode ser fundamental.

Além disso, numa sala de jantar, as claraboias podem vir a ser o ponto alto, sensacionais e chamativas ou serem discretas e apenas oferecerem um toque sutil de iluminação que valorize o ambiente e o deixem mais convidativo.

Elas podem ser pequenas e várias, ou grandes e até comporem todo o espaço do teto sobre a sala de jantar.

Em construções modernas as claraboias estão sendo muito utilizadas. Também uma das tendências atuais é instalar claraboias mesmo em casas de estilo clássico que vão sofrer alguma reforma, com a reutilização de estruturas ou substituição.


Fazer uma refeição com iluminação natural ou com vista para um céu estrelado é uma delícia e pode ser o diferencial de sua sala de jantar, ainda mais se ela tiver grandes portas ou janelas para um jardim verde e florido.

Um ambiente assim aumentará a sensação de estar em contato com a natureza e ao ar livre, tendência moderna de construção, chamada de Design Biofílico, e sobre o qual você pode obter mais informações no texto que publicamos aqui.

Você pode ainda ampliar a sua sala de jantar atual em direção ao jardim, ao estilo de um jardim de inverno ou “bay window” – janela saliente que fica para além do limite da casa. Fazendo essa ampliação com uma estrutura leve e toda envidraçada, tanto o teto como a parede. Isso dará um toque charmosíssimo em sua sala de jantar.

Outro detalhe importante que você deve considerar antes de instalar uma claraboia se ela for incidir diretamente sobre a mesa é o tipo de mobiliário que vai receber essa incidência de luz natural. Se é resistente a ela e se é duradouro sem desbotar, perder o brilho ou sofrer outros danos que possam deixar sua sala de jantar com o aspecto de que esteja precisando ser substituída em um espaço de tempo muito curto.

Agora vamos à galeria de ideias que coletamos para você se inspirar?

Procurando mais dicas para você e sua casa? Veja os textos que selecionamos abaixo:
Algumas dicas para facilitar a pintura da sua casa
Maneiras eficientes de acabar com o mofo
30 ideias para fazer uma mesa de centro utilizando pallet
Antes e depois, a incrível transformação de um apartamento
Decoração com paletes: a nova febre de design de interiores
Toalheiro térmico vale a pena?
24 ideias simples para deixar sua cozinha com estilo de casa de fazenda
5 dicas para melhorar o aproveitamento do balcão da cozinha

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *