40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Ter uma sala de estar acolhedora e aconchegante geralmente é o sonho do consumo da maioria das pessoas.

Ainda mais com o estilo de vida que a maioria delas leva nas grandes metrópoles, morando em apartamentos em que cada vez mais as salas são o lugar onde passamos o tempo que estamos em casa.

O que é uma sala de estar aconchegante?

E a sua sala é suficientemente acolhedora para você ou ainda falta nela aqueles detalhes que fazem com que você fique com vontade de não sair dela?

Não importa qual seja o seu estilo, nem quanto você pretende gastar para ter uma sala de estar acolhedora, o importante é observar que seja um ambiente relaxante e agradável ao planejá-la, pois a essência de uma sala de estar é justamente querer estar nela, diferentemente das áreas funcionais da casa, onde ficamos apenas por pouco tempo.

Portanto, para alcançar o sucesso e montar um ambiente desestressante para você e sua família, procure considerar atentamente que a decoração, o material e o design dos objetos e móveis escolhidos sejam confortáveis e aconchegantes.

Para isso, sugerimos seguir as orientações e dicas abaixo. São 12 dicas fundamentais para deixar sua sala de estar ainda mais aconchegante.

12 dicas para deixar uma sala de estar aconchegante

O fluxo de movimentação das pessoas na sala de estar não deve atrapalhar quem está confortavelmente instalado, não importa o tamanho da sala, procure criar um espaço de deslocamento adequado.

Procure adquirir móveis adequados para o espaço disponível em sua sala de estar, ou seja, evite móveis muito pequenos para ambientes grandes e móveis enormes para ambientes pequenos.

Encontre móveis que reflitam o seu estilo de vida, suas preferências e gostos pessoais e de seus familiares. Certifique-se, sempre antes da compra, se um móvel vai ficar bem instalado no espaço planejado em sua sala, se possível, experimente-o antes de comprar, algumas lojas permitem que você leve móveis e objetos para testar ambientados.

O estilo pode ser o seu

Montar uma sala acolhedora, não depende do estilo da sua decoração, ela pode ser com predominância de madeira rústica, com design moderno, luxuosa, minimalista, maximalista, despojada, fria, morna, quente, colorida, neutra, enfim, não se preocupe se o estilo escolhido vai deixá-la aconchegante, mas em como você vai se sentir ao usá-la.

Adeque a sala ao clima e temperaturas predominantes do local que você mora, por exemplo, uma sala com lareira fica aconchegante, mas você vai usá-la se o clima de sua região é sempre tropical? Ou seja, o ideal são salas “frias” para regiões quentes e salas “quentes” para regiões frias.

Tecidos macios, espaços amplos para sentar ou deitar, com muitos assentos confortáveis são ideais para proporcionar um maior relaxamento. Enquanto móveis pesados de madeira, tanto rústicos como modernos, deixam uma sala mais envolvente e aconchegante.

Se você mora em uma região de clima frio, disponibilizar cobertores pequenos e macios em sua sala dá um toque especial.

A forma de usar a sala de estar é essencial na escolha do que vai compô-la

Se os moradores da casa têm o habito de deitar-se na sala de estar, muitas almofadas e até travesseiros são fundamentais para seu conforto.

Independente do seu gosto pessoal por cores, procure utilizar cores relaxantes na sala de estar. Está provado cientificamente que essas cores atraem as pessoas e fazem com que elas queiram permanecer no ambiente.

Dê uma atenção especial também para a iluminação. Se você tem o hábito de leitura então providencie luzes adequadas para isso. A mesma recomendação é válida para a televisão, evite luzes que provoquem reflexo na tela.

Para criar um clima relaxante também o ideal é ter uma regulagem de intensidade de luz, tanto natural, com cortinas, como artificial, com reguladores de intensidade conforme o clima que você queira dar a sua sala em cada momento do dia.

Se sua sala de estar é completamente voltada aos moradores, então você pode projetá-la como se fosse um “ninho”. Fazendo assim, as pessoas vão se sentir totalmente acolhidas e desejarão compartilhar o ambiente.

Conclusão

Enfim, acreditamos que essas sejam as principais dicas a serem observadas. Sendo assim, abaixo disponibilizamos 40 fotos com ideias de salas acolhedoras para você, aproveite-as e imagine-se dentro delas.



Leia também:
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Decoração, acerte nas cores
Decorando uma sala com plantas artificiais
Quais as cores ideais para sua sala de estar de acordo com o Feng Shui?
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas
O que é a tendência de decoração chinoiserie?
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *