Aprenda algumas maneiras de cozinhar utilizando vinho

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como cozinhar utilizando vinho

Como cozinhar utilizando vinho. Essa bebida é considerada alimento pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e muito elogiada por médicos e nutricionistas.

Isso porque ele é um alimento funcional por todos os benefícios que traz à nossa saúde quando consumido adequadamente. Além disso, o vinho é também um dos ingredientes mais versáteis na preparação dos mais variados pratos.

Existem muitos tipos de vinhos, por esse motivo você pode utilizá-los para uma série de preparos com receitas e sabores completamente diferentes. Por exemplo, marinados, molhos e até sobremesas.

Como cozinhar utilizando vinho
Que vinho devo utilizar em receitas de comidas?

Se você gostaria de passar a utilizar vinho no preparo de suas refeições mas ainda não está totalmente seguro de como fazê-lo, a seguir listamos algumas dicas para você ter sempre em mente:

Você pode utilizar vinhos mais baratos para cozinhar. Isso porque a diferença de qualidade para os vinhos mais caros não será tão perceptível ao paladar depois de aquecê-lo e misturá-lo a outros ingredientes. No entanto, evite utilizar vinhos de muito baixa qualidade. Isso porque usar vinhos de baixo preço não significa utilizar vinhos ruins, esses poderão estragar completamente sua comida.

Se algum dia você estiver apreciando um bom vinho com seus familiares ou amigos e sobrar um pouco na garrafa, não o descarte! Se você não vai consumi-lo muito em breve, coloque a sobra do vinho em um saquinho ou até em formas de gelo e congele para utilizar no preparo de comidas.

Não esqueça que o vinho é uma bebida alcoólica e que possui uma quantidade razoável de álcool em sua composição. Por isso, o ideal é nunca acrescentá-lo no momento final do preparo. Mas sim deixar que cozinhe por algum tempo para que a maior parte do álcool evapore.

O álcool é um elemento muito volátil que evapora a temperaturas mais baixas que a água. Então, se a sua comida estiver fervendo, pode ter certeza que o álcool contido no vinho também estará evaporando.

Escolha o vinho considerando a receita que você vai preparar

Quando você preparar uma carne vermelha ou uma carne mais pesada, utilize o vinho tinto, pois ele é mais encorpado. Assim, marinadas e molhos para estas carnes deverão ser preferencialmente preparados com vinho tinto.

Já no caso de carnes de aves ou peixe, a preferência deve ser pelo vinho branco, que é mais leve. O vinho branco também é mais indicado no preparo de doces com frutas ou de pratos salgados com frutas. Exceto em casos específicos de receitas já tradicionais como maçãs ao vinho tinto.

Como temperar com vinho

Tempere os seus alimentos, que podem ser carnes ou legumes, com antecedência para que tenham sabores mais complexos e ricos. Isso é marinar, ou marinada, e ela pode ser feita seca ou úmida. A marinada úmida pode ter como base o vinho e consiste em deixar o alimento de molho no vinho com temperos. Esse molho deverá ficar por pelo menos 12 horas antes do seu preparo.

Ao fazer alimentos assados, aproveite até o que ficar grudado na assadeira utilizando o vinho. As assadeiras sempre ficam cobertas por restos do preparo de carnes e legumes que ficam nelas grudadas. Desde gorduras até sucos liberados pelos alimentos, que ficam grudados nos fundos de panelas e assadeiras.

Esses restos são muito saborosos e para aproveitá-los você deve retornar a panela ou assadeira a boca do fogão e acrescentar vinho. Assim, ele irá soltar esses ingredientes e resultará em um molho muito saboroso. No entanto, evite utilizar se esses alimentos estiverem muito queimados, pois darão um gosto ruim à sua comida;

Sempre utilize vinhos na comida que irão combinar com o vinho que você vai beber na refeição. Portanto, se você for beber vinho tinto, utilize vinho tinto na sua comida, ainda que não seja possível utilizar o mesmo vinho.

Por fim, agora que você descobriu como cozinhar utilizando vinho, o que acha de começar a aplicá-lo em suas receitas imediatamente?


Leia também:
Receita de sorbet de vinho com melancia
Receita de risoto de truta e rolo de presunto parma
Torta de legumes – receita facílima
Você sabe como engrossar seus molhos?
Como grelhar peixe sem grudar
Manteiga com ou sem sal, qual usar?
Receita de torta de banana com doce de leite

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *