Belgas criaram uma casa pré-fabricada, autossuficiente e que é instalada em menos de um dia

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Essa casa foi toda construída dentro de uma fábrica. Demorou em torno de 20 dias para ser fabricada e em menos de 1 dia foi instalada em seu local definitivo. Foi concebida utilizando um novo conceito de aproveitamento de energia solar e é totalmente autossuficiente.


A casa foi construída pela empresa belga Skilpod, pré-fabricada ela foi concebida para gerar toda a energia que consome.

Projetada pelo escritório de arquitetura UAU Collectiv, utilizando o conceito de energia zero, um novo modelo de energia solar, construída em módulos, ela é toda forrada com madeira laminada, podendo ser facilmente expandida e personalizada conforme a necessidade dos moradores.

Além disso, essa casa pré-fabricada tem um isolamento térmico excelente utilizando padrões passivos (que consiste na utilização da radiação solar direta para aquecimento ambiental da edificação).

Essa casa tem 280 metros quadrados e é um dos maiores modelos fabricados pela construtora, que também fabrica casas com escalas menores, a partir de 30 metros quadrados. As casas de tamanho menor são concebidas para serem utilizadas como habitação social ou para pessoas que moram sozinhas.

Como são modulares, as casas podem ser empilhadas em conjunto para criar blocos de apartamentos.

Todos os módulos são feitos de madeira laminada, um material escolhido por sua resistência, estanqueidade para alto isolamento, resistência ao fogo e baixa emissão de carbono na atmosfera.

Ela também é equipada com um tipo especial de vidro com um filtro solar para minimizar o ganho de calor solar transformando-a em uma construção totalmente “eco-friendly” ( como são denominados os produtos considerados “amigos” do meio ambiente, por serem autossuficientes).

Painéis solares fornecem toda a eletricidade necessária para alimentar a casa. Os altos índices de isolamento e hermeticidade da casa pré-fabricada fazem com que apenas um aquecedor elétrico de um quilowatt seja necessário para aquecê-la.

O projeto também contempla um sistema de recuperação de calor e uma bomba de calor, que alimenta um radiador e fornece água quente.

Nas fotos abaixo é possível observar alguns detalhes internos da casa.



Depois de pronta, a casa foi assentada em cima de uma fundação de concreto, preparado com antecedência, durante a sua montagem.

Para acompanhar todo o processo de fabricação e instalação, assista o vídeo abaixo, produzido pela construtora.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar destas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Toalheiro térmico vale a pena?
Casas incríveis – La Fábrica, Barcelona, Espanha
DIY – Faça você mesmo um mosaico de parede em um quarto de bebê
Um terreno pequeno, mas uma casa com muito espaço
O que você acha de morar no Polo Norte? Conheça uma casa incrível…
Ideias de cantinhos de leitura para os pequenos
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *